fbpx

Texto bíblico para reflexão sobre nossas palavras 

Texto bíblico para reflexão sobre nossas palavras 

Um texto bíblico para reflexão muito usado para falar de nossas palavras é Tiago 3:1 a 12, mas nesta mensagem queremos trazer algumas outras passagens que nos fazem refletir um pouco sobre as palavras que falamos às pessoas. Com este texto vamos ver que, sem o devido cuidado, nossas palavras podem trazer maldição a nós mesmos, quando soltamos o verbo na emoção, com raiva ou movidos por ira e rancor. Portanto, ainda que não tenhamos a sensibilidade de não ofender os outros, devemos pensar em não trazer maldição sobre nós mesmos.  

Quem nunca se sentiu prejudicado por alguém, mesmo que da igreja? Quando algum atrito surge, sempre achamos que nós somos os certos e os outros errados. Ainda que não existam conflitos pessoais, a tendência e falar mal daquela pessoa para outros, muitas vezes de nossa própria família.

O começo das críticas

Começamos criticando com uma ponderação e as criticas vão aumentando até que, em algum momento, maldizemos a outra pessoa, e é aí que mora o perigo, pois a promessa de Deus para seu povo. Vamos ler o seguinte texto bíblico para reflexão. 

“abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”, Gênesis 12:3.  

Portanto, quando amaldiçoamos alguém do povo de Deus, podemos trazer maldição sobre nós mesmos. Nos colocamos sempre cheios de razão e intocáveis, como “ungidos do Senhor” e não paramos para pensar que talvez, nós é que estejamos tocando e amaldiçoando alguém que Cristo guarda. 

Sobre o dever de guardar nossa boca, um bom texto bíblico para reflexão está em Salmos. Vamos ler. 

Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. Salmos 141:3 

O Salmo 141:3 é parte de uma oração e o autor pede para que Deus guarde sua boca. Esta deve ser uma rotina na vida do cristão. Devemos vigiar atentamente nossas palavras e pedir sempre que nossos lábios sejam purificados. O próprio Jesus ensinou que o que sai da boca é o que contamina o homem e não o que entra (Mateus 15:18). A vida em convivência com outras pessoas não é fácil. Mesmo dentro de nossas famílias temos atritos e conflitos de ideias. Dentro da igreja cristão existem conflitos semelhantes, por isso para saber como lidar com conflitos na igreja é preciso, antes de mais nada, vigiar nossas palavras.

Dieta do que sai da boca 

Para cuidar da saúde de nosso corpo precisamos cuidar do que entra em nossa boca. Não podemos comer porcaria e achar que teremos um corpo saudável. A alimentação saudável é o que resulta em um corpo saudável. Para cuidar da alma e espírito, precisamos cuidar do que sai de nossa boca. Não pode sair palavras torpes de um coração bom. Em outro texto bíblico para reflexão sobre nossas palavras, lemos que Jesus também ensinou que da boca sai do que está cheio o coração, Mateus 12:34. Portanto, quando  nos iramos e temos a necessidade de falar com outra pessoa sobre alguém, falar mal, precisamos refletir sobre o que está prevalecendo em nosso coração. Se não temos a capacidade de controlar nossa vontade de falar mal de alguém, devemos duvidar se estamos andando conforme o Espírito Santo nos guia. 

Para buscar santificação devemos realizar um tipo de dieta  eficiente contra a maledicência. Para seguir nossa mensagem, vamos para outro texto bíblico para reflexão que fala de controlar o que falamos, indiretamente. Um dos frutos do espírito é o domínio próprio, Gálatas 5:23, inclusive sobre nossa própria boca. Se não dominarmos nossa língua estamos pecando, ao falar mal dos outros com a finalidade de ‘amaldiçoar’. 

Como começar

A dieta do que sai da boca começa com muita oração e busca da presença de Deus para nos ajudar a não falarmos tudo que queremos, tudo o que pensamos. O Espírito Santo deve ter poder em nós para que possamos controlar nossa boca. Saber que mesmo com raiva, irado, não devemos falar mal dos outros. 

Uma ironia é que muitos de nós acreditamos que devemos evitar falar mal apenas de outros cristãos. Quanto aos amigos da faculdade, parentes ou colegas de trabalho não há restrições, pensamos. Mas não é isso o que o Espírito Santo nos ensina. Jesus foi preso e abatido como uma ovelha levada ao matadouro, permaneceu calado. 

Exercício para controlar a boca 

Nosso objetivo de selecionar cada texto bíblico para reflexão sobre o que falamos, é que você que está passando (ou quando estiver passando) por uma situação que está te levando a falar mal da vida dos outros, mas quer acabar com isso, o primeiro passo é o arrependimento. Quando nos arrependemos estamos demonstrando a Deus que reconhecemos nossa falha e estamos dispostos a mudar nossa atitude. 

Orando e pedindo a Deus por ajuda, certamente abrimos espaço para que o Criador aja em nossas vidas com o propósito de nos edificar.  

Um bom exercício prático para controlar a boca, falar mal dos outros, é o próprio jejum, não apenas de alimentos, mas jejum de falar. Não necessariamente falar tudo, mas pode ser um jejum de não falar mal de nada e ninguém. Pode ser um jejum de críticas. Ou ainda um jejum de falar da vida dos outros. 

As ideias são diversas, basta identificarmos nossas próprias fraquezas e, o mais importante, dar espaço para o agir do Espírito Santo em nossas vidas. Que cada texto bíblico para reflexão deste texto de ajude a pensar em suas palavras de uma forma mais abrangente e profunda de hoje em diante.

Para ler mais assuntos referentes, leia também:




 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *