fbpx

Pregação sobre família cristã e dedicação

Pregação sobre família cristã e dedicação

O modelo da família cristã não deve seguir os padrões deste mundo, mas não é isso o que temos feito, e a alimentação é um bom sinal desta verdade. Veremos que a bíblia nos traz inúmeras recomendações sobre cuidarmos de nosso corpo. Temos visto nas últimas décadas a qualidade da alimentação da família brasileira decaindo bastante, seguindo a tendência do modelo de vida norte-americano.

Gastamos menos tempo cozinhando e a maior parte de nossas refeições é feita com alimentos congelados, ultraprocessados e os tão famosos fast food. Neste estudo para casais vamos ver o que isso significa para a família cristã. Mais do que a nossa saúde, a boa alimentação também indica como anda nossa relação familiar. Veremos como nossa vida cristã tem relação com o tempo que dedicamos à nossa família, e como isso acaba refletindo em nosso relacionamento com Deus.

Em toda a criação do Senhor podemos ver sua grandeza, engenhosidade e criatividade. O grande plano de Deus para a humanidade, sem dúvidas, é a formação da família. Um bom relacionamento familiar reflete muitas características de Deus. A família cristã pode medir seu relacionamento com Deus através de seu relacionamento com sua própria família, por isso, Paulo escreve a Timóteo (capítulo 3) recomendando que os diáconos e bispos sejam, primeiramente, bons maridos e que saibam cuidar de sua casa. Analisando a família, podemos ver que Deus nos dá algumas pistas sobre seu Reino e algumas de suas próprias características.

Sabemos que o corpo é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19) e que não devemos profanar o templo. Portanto devemos zelar pelo nosso corpo. Em 1 Timóteo 5:23 lemos Paulo orientando Timóteo a cuidar de seu estômago. Essa passagem também serve para percebermos que é importante fazermos nossa parte em relação à nossa saúde. Entendemos que a boa alimentação deve ser uma prioridade para o cristão. Embora a má alimentação em si não seja pecado (como a gula, glutonaria), cuidar de nosso corpo é uma forma de servir e testemunhar o poder de Deus e a família cristã deve se empenhar nisso.

Aprendendo sobre Deus através da família 

Um exemplo de como podemos aprender muito, ao analisarmos nossa família é a figura da mãe. A mãe ama seu filho mesmo antes de nascer, e muito mais depois que nasce. O filho não fez nada por ela, mas ela, obviamente, ama seu filho, mesmo sem receber nada em troca. Da mesma forma, Deus nos ama simplesmente porque nos criou e formou. Não temos nada a oferecer a Ele, ainda assim o Criador nos ama, pelo simples fato de sermos sua criação.

Existem muitos outros exemplos que podemos citar. O pai, figura de autoridade, também nos remete ao papel de Pai que Deus exerce em nossas vidas. A família cristã também sabe que o papel de noivo e noiva reflete o relacionamento entre Cristo e a igreja.

Conforme a criação foi ganhando forma, Deus via que tudo era perfeito, apenas uma coisa ele viu que não era bom, que homem ficasse sozinho, então criou uma ajudadora. Podemos entender que isso já é uma previsão do relacionamento entre Jesus e a Igreja. Não é perfeito Jesus ficar só, por isso, formou-se a  igreja, para lhe fazer companhia. Mais um aprendizado que podemos ter ao comparar a família com nosso relacionamento com Deus.

A família cristã precisa compreender que nosso relacionamento com nossos familiares reflete nosso relacionamento com Deus. Se somos impacientes com nossos filhos, se não respeitamos a autoridade do pai, se a esposa não é fiel ao marido, se o marido não serve a esposa, e assim por diante, certamente, nosso relacionamento com Deus também está com problemas.

Amar é servir 

O conceito de amar deve ser empregado diariamente na família cristã; e amar significa servir. Deus nos ama, por isso, entregou seu único filho por nós, ele demonstrou seu amor. O filho de Deus, Jesus, também demonstrou seu amor nos servindo, pois ele veio para servir e não para ser servido. Como podemos ver, o próprio Senhor nos ensinou de maneira prática que amar é servir, mas nós estamos dispostos a servir para demonstrar nosso amor?

Precioso tempo 

Uma grande barreira que nos impede de investir em nossa família é a falta de tempo. A vida moderna tem transformado o tempo cada vez mais precioso e pouco conseguimos cumprir os afazeres do dia. A família cristã precisa saber administrar seu tempo justamente para não ser confrontada por este problema, a falta de tempo. Precisamos definir prioridades e estabelecer níveis de importância e urgência em nossos afazeres diários, priorizando nosso tempo com a família.

O problema é que o pouco tempo que temos livres, agendamos afazeres que nos satisfazem, e não necessariamente afazeres que servem nossa família. Ao fazer algo para nós mesmos nos traz a sensação de satisfação pessoal, e que “merecemos” aquilo. Com uma agenda tão cheia, nos sentimos no direito de separar um tempo apenas para fazer o que nós queremos, o que nós gostamos.

No entanto, é importante ressaltar que é perceptível que muitas pessoas “lotam” suas agendas por falta de planejamento. Devemos perceber se a “falta de tempo” não está sendo ocasionado por nós mesmo, e nossa falta de definir prioridades. Por exemplo, há quem prefira gastar” o seu final de semana com churrascos, festa de aniversário, casamentos; e depois reclamam que não tem tempo para nada. Como falado antes, tempo é questão de prioridade.

Boa alimentação e dedicação 

Você pode estar pensando “qual a relação de tudo isso com a família cristã e boa alimentação”. Uma boa forma de “medir” o quanto você se dedica à sua família é verificar qual a alimentação de vocês. Se você e sua família comem muitos enlatados, comidas congeladas, fast food e pedem muita pizza, significa que você está cozinhando pouco, ou seja, se dedicando pouco à sua família. Cozinhar demanda tempo, ou seja, manter uma boa alimentação exige que você se dedique a fazer compras, procure receitas e prepare o prato.

Se você tem tempo para jogar vídeo game, ver futebol, ir ao shopping, ir ao aniversário do primo, casamento da amiga da faculdade etc, você tem tempo para preparar uma boa refeição para sua família. A questão é: você está disposto? Como dito antes, amar é dedicar-se. Abrir mão de fazer só o que você quer para servir sua família.

Por isso, falamos de prioridade, dedicação, amor. Oferecer boa alimentação à família exige tudo isso. É apenas um termômetro, mas o tempo que dedicamos para preparar as refeições da família pode ser um indício do quanto estamos dispostos a formar uma família cristã com fortes laços de relacionamento.

A grosso modo, podemos dizer que se a alimentação de sua família é um lixo, o relacionamento desta família cristã está um lixo, consequentemente, o relacionamento com as coisas de Deus também.

Timóteo 3 

No capítulo três da primeira carta de Timóteo, podemos ler as recomendações para alguém que deseja ser bispo ou diácono. Paulo recomenda que eles (bispos e diáconos) devem saber administrar bem sua própria casa, “porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?”, 1 Timóteo 3:5.

No versículo 12, ele também escreve: os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

A harmonia da família cristã reflete seu relacionamento com Deus. Se tratamos nossa própria casa com desprezo, priorizando os parentes (sogra, primo, vizinho, velhos amigos), é inevitável dizer que também não priorizamos nosso relacionamento com Deus.

Queremos desafiar você a, a partir de hoje, analisar como anda sua dedicação à sua família e que a boa alimentação seja um termômetro para isso. Lembre-se que amar significa se dedicar, e dedicar-se significa priorizar seu tempo, reagendar seus compromissos.

Temos outros textos que podem complementar sua leitura:




 
Compartilhe

Um comentário em “Pregação sobre família cristã e dedicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *