fbpx

Versículos e passagens sobre casamento na Bíblia 

Versículos e passagens sobre casamento na Bíblia 

Separamos alguns versículos e passagens para ajudar o leitor entender como é tratado o casamento na Bíblia. Com essas passagens, você poderá desenvolver estudos bíblicos, esboços de pregações e também usar apenas para crescimento individual. Sem dúvidas a formação da família é um importante assunto para o cristão, por isso, precisamos conhecer bem os ensinamentos bíblicos a respeito de família e casamento. Devemos, aliás, começar nos preparando para formar uma família antes mesmo de nos casar, pois o preparo e o planejamento é de extrema importância para a família cristã. Jovens e adolescentes também devem estudar e conhecer bem os desafios e benefícios do casamento. 

Basicamente vamos separar este texto em três categorias para que você possa encontrar o que realmente precisa sobre casamento na Bíblia. Primeiro vamos falar sobre a legalidade do casamento. Vamos pensar em questões como: 

  • Por que precisamos casar legalmente?  
  • Devido às dificuldades financeiras, por exemplo, um casal cristão não pode viver junto sem oficializar o casamento?  
  • Uma mulher divorciada não pode viver junto com seu novo marido cristão em caso que se legalizar o casamento vai perder a pensão dos filhos?  

Depois vamos falar sobre o papel do casamento na Bíblia. Você já parou para pensar por que devemos casar? Por último, trazemos um texto mais direto com passagens e versículos sobre casamento que você pode usar como base de uma pregação, uma palestra, para colocar em algum convite ou lembrança etc.   



A legalidade do casamento 

Vamos começar falando sobre o que as Escrituras nos orientam sobre o planejamento para a união entre marido e mulher. Podemos encontrar dois textos chaves para iniciar o assunto. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a seguinte passagem. 

“No tocante às coisas sobre que me escrevestes, bom é que o homem não toque mulher; mas por causa das fornicações, cada um tenha sua mulher, e cada uma seu marido”. 1 Coríntios 7:1 e 2 

Aqui, vemos que a orientação é para que os cristãos tenham uma união estável, com uma só mulher, assim como a mulher tenha sua vida atrelada a um único marido. Uma boa história sobre a legitimação legal, civil, está no livro de Rute. Recomendamos que você leia o livro de Rute, são apenas quatro capítulos. Nessa história, Rute é pedida em casamento por Boaz, que faz todo o procedimento legal para casar-se com ela. Por isso, acreditamos que é um bom texto que nos revela como é importante seguirmos os procedimentos legais da união matrimonial. 

Curiosamente, apesar de a Bíblia ser bem clara quanto ao casamento heterossexual e fiel (apenas um cônjuge), ela não fala nada sobre como devem ser as cerimônias. Por isso, estudiosos entendem que, quanto à cerimônia em si, os povos podem seguir suas tradições e linhas culturais. Não importam os motivos e as circunstâncias, o casamento deve ser legal perante às leis e à igreja. Deve ser oficializado. 

Sugerimos que você também leia esses versículos sobre casamento na bíblia: 

  • 1 Coríntios 7:8 e 9 
  • 1 Coríntios 6:14 
  • 1 Timóteo 2:3 
  • Efésios 5:5 
  • Hebreus 12:10 
  • 1 Timóteo 1:10 

Estes versículos acima, focam a fornicação, que são atos sexuais ilícitos, no qual podemos incluir a relação sexual fora do casamento legal. 

Qual o papel do casamento na Bíblia 

Provavelmente, a maior referência de casamento na Bíblia é o de Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher da criação. O Senhor criou primeiro o homem, e da costela dele, mais tarde, criou sua ajudadora, Eva. Vamos ler um pouco sobre o que o Novo Testamento fala sobre Adão e Eva. 

Respondeu Jesus: Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e disse: Por esta razão o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne? Assim já não são dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Mateus 19:4-6 

Aliás, ao ler este texto em sua própria Bíblia, recomendamos que prossiga a leitura até o versículo 12. Veja que interessante ensinamento Jesus nos dá sobre o matrimônio.  

Sobre o papel do marido e da esposa, recomendamos a leitura de Efésios 5; provavelmente o texto bíblico sobre casamento mais completo e claro quanto ao papel do marido e da esposa no lar. Sugerimos a leitura a partir do versículo 22 até o fim, versículo 33. 

Neste trecho lemos claramente como marido e mulher devem se entregar e servir um ao outro dentro do lar. Apesar de o marido ser o cabeça da casa, ele não é “proprietário” da mulher, mesmo porque o marido deve ser cabeça do lar, como Cristo é o cabeça da igreja, ou seja, Cristo não veio para ser servido, mas para servir. Muitos machistas pseudocristãos podem achar isso uma heresia, mas se pensarmos no modelo de Jesus como cabeça do lar veremos que ele nunca se colocou em uma posição inferior, assumindo, inclusive os pecados da igreja. O marido, hoje, assume os erros da esposa, ou aponta os defeitos da esposa, como se ele fosse “imaculado”, dono da verdade e “impecável”? A esposa, por sua vez, deve amar e servir o marido como a igreja ama e serve ao Senhor Jesus. Entregando-se por amor ao cabeça, servindo e trabalhando para que o marido seja exaltado, assim como a igreja trabalha para levantar o nome de Cristo. Nisso tudo vemos uma cumplicidade perfeita, que somente o casamento sob o controle de Cristo possibilita.  

Por isso, as escrituras também nos ensinam a não ser escravos de homens. Além disso, podemos destacar que o sangue de Jesus tem o mesmo valor para homens e mulheres, por isso, não pode existir uma relação de exploração, mas de companheirismo. 

Passagens e versículos sobre casamento na Bíblia 

Como mencionado antes, o livro de Rute é bem interessante para falar sobre a importância de seguirmos os preceitos legais e oficiais do casamento. Boaz queria casar-se com Rute, mas antes de ir direto ao ponto, tomou as providências legais da época para que tudo fosse feito sob a bênção de Deus. Você pode usar, por exemplo, o capítulo 3 de Rute para tratar deste assunto em uma reunião ou palestra para casais cristãos. 

Efésios 5:22 a 33 também é um texto completo e bem fundamentado sobre os papéis de marido e mulher no casamento. 

Provérbios 31:10 a 31 fala da mulher virtuosa. Um excelente trecho para ressaltarmos as qualidades da mulher de bom caráter. O texto fala de seu esforço, trabalho, compromisso com os filhos, lealdade ao marido e seu caráter. 

Também podemos sugerir o texto de Eclesiastes 9:9. 

Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã que ele te deu debaixo do sol, por todos os dias da tua vaidade. Pois essa é a tua porção na vida e no teu trabalho com que te afadigas debaixo do sol. Eclesiastes 9:9 

Por fim, seguem alguns bons versículos sobre casamento na Bíblia 

  • Seja a tua fonte abençoada, E regozija-te na mulher da tua mocidade. Provérbios 5:18  
  • Com a sabedoria edifica-se a casa, E com o entendimento se estabelece;  E pelo conhecimento encher-se-ão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis. Provérbios 24:3,4 
  • Melhor são dois do que um, porque têm boa recompensa pelo seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai daquele que está só quando cair, e não tiver quem o levante. Também se dois dormirem juntos, então se aquentam um ao outro; mas um só como se pode aquentar? Se alguém for mais forte do que um só, dois lhe resistirão; e a corda de três dobras não se quebra facilmente. Eclesiastes 4:9-12 
  • Não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente este um? Ele buscava uma semente pia. Portanto guardai o vosso espírito, e não se haja alguém aleivosamente contra a mulher da sua mocidade. Pois aborreço o divórcio, diz Jeová, Deus de Israel, e aquele que cobre de violência os seus vestidos, diz Jeová dos exércitos; portanto guardai o vosso espírito, para que não vos hajais aleivosamente. Malaquias 2:15,16 
  • Assim já não são dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Mateus 19:6 
  • O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegai-vos ao bem; Romanos 12:9 
  • O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 
  • Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 1 Coríntios 13:4-8 
  • O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. Hebreus 13:4 
  • Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5:33 

Outros textos em nosso site sobre casamento na bíblia

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *