fbpx

Você poderá dizer – combati o bom combate?

Você poderá dizer – combati o bom combate?

Você já parou para pensar, no que Paulo quis dizer quando declarou – combati o bom combate? Neste texto vamos ver como devemos nos preparar para uma guerra, quando assumimos nosso papel de cristão. Muitas vezes, somos levados a achar que uma vida com Cristo é uma vida sem emoções, sem contradições, sem aflições, mas o que podemos ver nas Escrituras, e pela própria experiência de vida, é que ao compreendermos o sentido de sermos verdadeiros cristãos, estamos assumindo uma posição de combate, de guerra. No entanto, nossa guerra não é contra a carne, mas contra o espírito. O próprio Jesus nos ensinou que não veio trazer paz, mas a guerra. Será que ele estava sendo catastrófico, maldoso, vingativo?  É sobre isso que vamos refletir neste texto. 

Depois, leia também esta reflexão sobre a verdadeira riqueza para Deus.

Vamos tomar como base, o seguinte versículo: 

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Filipenses 4:7 

Ao nos oferecer a paz, que excede todo entendimento, Jesus não está nos proporcionando um descanso, mas uma condição mental e espiritual de mantermos nosso coração em paz, mesmo em momentos de adversidade. Caso contrário, não seria necessário Paulo dizer – combati o bom combate, em 2 Timóteo 4:7 (versão Almeida). 

Somos chamados para guerra e não para paz. 

Uma fala de Jesus bem curiosa, diz que ele veio para trazer guerra e não paz. 

Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer a paz, mas a espada. Mateus 10:34 

Em seguida, ele fala de pai contra filho, nora contra sogra e conclui afirmando que quem ama mais um familiar do que a ele, não é digno dele. Pode parecer um discurso duro, mas nos mostra que devemos estar preparados para o combate espiritual. Quando decidimos andar com Cristo, familiares e amigos nos criticam, ameaçam e abandonam, por causa do nome de Jesus. Um verdadeira batalha espiritual acontece. Por isso, Jesus já nos avisa deste combate. 

Não podemos achar que ao aceitar Jesus, teremos uma vida de paz e descanso, na verdade, entramos numa batalha espiritual por nossa vida, pois o inimigo de nossas almas vai fazer de tudo para nos tirar a salvação. Com isso em mente, perceba que a paz que excede o entendimento não é uma paz no sentido de “vida mansa”, mas no sentido de termos a convicção em nosso coração de que decidimos pelo lado certo, pela fé que nos leva à vida eterna. 

Todo soldado tem um objetivo 

Neste combate espiritual, temos um objetivo, manter nossa salvação e lutar para que outras vidas sejam salvas eternamente. Paulo afirmou – combati o bom combate – porque tinha certeza de sua salvação e que tinha lutado pela salvação de outras pessoas.  

Eu vi que o povo estava preocupado e por isso disse a eles, e às suas autoridades, e aos seus oficiais: — Não tenham medo dos nossos inimigos. Lembrem como Deus, o Senhor, é grande e terrível e lutem pelos seus patrícios, pelos seus filhos, suas esposas e seus lares. Neemias 4:14 

O Senhor nos lembra que devemos confirmar nele e lutar pela salvação de nossos amigos e familiares. Tenha em seu coração o objetivo de glorificar a Cristo em suas atitudes. Lute contra seus desejos carnais, arrogância, vaidade, orgulho e tudo o que te leva para o pecado. Não se acostume com o pecado, não aceite o que é errado dizendo “não tem nada de mais, ou não tem nada a ver”. Lembre-se que bastou um pecado para Adão e Eva serem expulsos do Édem. 

Um soldado sem causa certa pode lutar pela coisa errada. Se não buscarmos santidade, consagração, leitura bíblica, comunhão com os irmãos, acabamos lutando por coisas erradas, ou aceitando o que não é de Deus. Achando que estava agradando a Deus, Saulo arrastava cristãos para as cadeias (Atos 8:3). Ele tinha a motivação certa, mas pela causa errada. Apenas quando se converteu, arrastou milhares de vidas para o cristianismo e foi preso por isso, é que Paulo percebeu que fez a coisa certa, e concluiu sua jornada dizendo – combati o bom combate. 

Contra o que lutamos 

Na parábola do semeador, lemos sobre sementes que não venceram suas adversidades: riquezas e vaidades da vida, dificuldades, ânimo passageiro etc. podemos considerar que essas circunstâncias são nossos principais adversários na luta da fé. Podemos dizer que nossa principal luta, claro, é contra o pecado, mas nessa parábola encontramos situações adversas que nos levam a pecar, como o desânimo, a vaidade ou a preocupação com as coisas deste mundo. Quando deixamos essas coisas subirem ao nosso coração, abrimos as portas para o pecado. Combata o desânimo, sua vaidade, sua tendência a agradar mais as pessoas que a Deus, sua tendência de aceitar o pecado através de filmes, seriados e músicas, por exemplo, pois quando aceitamos o pecado nesses “locais” estamos concordando com eles. 

Deixe Deus lutar por você 

“Israelitas, escutem o que estou dizendo! Vocês estão aqui para lutar contra os inimigos. Não se assustem, não se apavorem, não fiquem com medo, pois o Senhor , nosso Deus, está com vocês para lutar ao seu lado e salvá-los do inimigo.” Deuteronômio 20:3 e 4 

Durante nossa jornada nesta vida, devemos nos lembrar que não podemos confiar em nós mesmos, em nossas forças, mas confiar em Deus, e pedir seu auxílio para que também possamos declarar – combati o bom combate. Lutar contra nossa carne e contra nossos desejos não é uma tarefa que podemos vencer sozinhos, devemos deixar que nosso Senhor assuma o comando e nos dê a direção e nossas atitudes. 

Para ser um soldado de Cristo, lembre-se que fomos chamados para um combate espiritual, por isso, precisamos nos armar espiritualmente, conforme Efésios 6. Tenha em mente seu objetivo de vencer o pecado e ganhar vidas. E não se esqueça que você precisa da ajuda de Deus para esta luta. 

Para continuar sua reflexão sobre – combati o bom combate, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *