fbpx

Brincadeira para crianças de 7 a 9 anos 

Brincadeira para crianças de 7 a 9 anos 

A partir dos sete anos, a tendência é que deixemos nossos filhos cada vez mais entretidos com a tecnologia e menos com brincadeiras “artesanais”, vamos assim dizer. Neste texto queremos dar algumas dicas simples de brincadeiras para crianças de 7 a 9 anos, que podem ser feitos em casa, ou em grupo. Se você quiser reunir os amigos de seus filhos, ou trabalha com crianças, algumas brincadeiras antigas podem ajudar você a ter um tempo divertido com os pequenos. Esperamos que essas dicas ajudem você a criar um vínculo de respeito e amizade com seus filhos. O importante, é você se dedicar a passar um tempo com seus filhos, aliás, é importante que pai e mãe participem dessas atividades, ainda que revezando. 




Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a vida corrida e o tempo curto é um grande problema para que pais e filhos passem tempo juntos. Além disso, uma rotina agitada faz que o adulto sempre prefira descansar no tempo que tem, ao invés de buscar ainda mais atividades para fazer. Essas brincadeiras para crianças de 7 a 9 anos não precisam ser feitas diariamente. É importante que os pais criem vínculos emocionais com seus filhos, por isso, pense em fazer essas atividades, ao menos uma vez por semana. Pai e mãe também podem combinar de quando um não puder fazer, o outro faça. Ainda que os dois não possam sempre participar juntos, o que seria o ideal, a presença de pelo menos um deles já é importante para o convívio da criança. 

Também devemos pensar em não generalizar as brincadeiras, pois cada família tem sua particularidade, e cada criança também. Algumas atividades podem ser feitas, por exemplo, entre pais e filho (menino), outras são mais indicadas para o pai com uma filha (menina). Um jogo de botão, por exemplo, é mais indicado para que o pai jogue com o filho do que a mãe (na maior parte dos casos), pois o pai sabe a linguagem do futebol, vai saber falar o nome dos jogadores e realizar campeonatos. Por outro lado, uma brincadeira de maquiagem e moda, pode ser mais interessante se a menina fizer com a mãe do que com o pai, pois ainda que o pai faça suas palhaçadas enquanto é maquiado pela filha, por exemplo, a mãe pode ir dando dicas de verdade de maquiagem e vai saber usar o linguajar correto dos produtos, por exemplo. 

Meninos 

Ao invés de separar essas brincadeiras para crianças de 7 a 9 anos por idade apenas, vamos fazer uma separação mais voltada para brincadeiras de meninos e meninas. Voltamos a ressaltar, no entanto, que isso não significa que você não possa jogar futebol com sua filha, por exemplo, mas esta separação ajuda a criar um padrão e uma lista mais organizada. 

Os meninos, em geral, vão apresentar um gosto maior pelos jogos de competição e brincadeiras que estimulem a criação, a criatividade. Se você tem um menino que tenha sete anos de idade ou mais, você pode pensar em brincar de: 

  • Pipa 
  • Futebol de botão 
  • Cidadezinha (com brinquedos como carrinhos e bonecos) 
  • Jogos como memória, pega-peixe e dominó 
  • Forca 
  • Stop (mais indicado para crianças com nove anos) 

Repare que essas brincadeiras para crianças de 7 a 9 anos também podem ser feitas com meninas, ou em um grupo com várias crianças 

Meninas 

As brincadeiras para crianças de 7 a 9 anos que podem ser feitas com meninas, são aquelas que você pode estimular a criatividade, a coordenação e a concentração. Voltamos a dizer que os meninos também podem gostar desse tipo de atividade, mas é que, via de regra, mas meninas conseguem se concentrar mais e passam mais tempo em uma brincadeira sem “enjoar”. 

  • Desfile de moda (as crianças adoram brincar com as roupas dos pais). Aproveite para fazer fotos 
  • Avião de papel (faça competições) 
  • Jogo da memória com objetos. Decore uma mesa, ou uma estante com vários objetos. Depois, a criança deve sair do cômodo para você tirar, acrescentar ou mudar um objeto de lugar. A criança deve voltar e tentar acerta o que mudou. 
  • Tesouro escondido. Coloque papeis escondidos com dicas. O primeiro papel vai dar uma dica sobre onde está a pista seguinte. Depois de oito ou nove dicas, ela pode enfim encontrar o tesouro, que pode ser um chocolate, um doce, um livro, um presente etc. 
  • Jogo dos pontinhos. Em uma folha coloque linhas e colunas de pontos. Cada jogador deve fazer um traço ligando dois pontinhos. Quem fecha um quadrado faz um ponto. Os jogadores vão alternando a vez de quem joga até que todos os pontinhos estejam interligados. Quem fechar mais quadrados ganha. 

Grupo de crianças 

Se você trabalha com crianças, as tradicionais brincadeiras como quente ou frio, amarelinha, mãe da rua, morto ou vivo, dança das cadeiras lencinho na mão e pula corda. Essas são algumas das brincadeiras para crianças de 7 a 9 anos que você pode fazer em grupo. 

Se seu filho vai receber amigos em casa, pense em um jogo como dominó ou Uno. São jogos divertidos que adultos e crianças se divertem. Além, é claro dos jogos de tabuleiro. 

Use a imaginação 

Essas são apenas algumas ideias para você ver que não é complicado se divertir com as crianças sem os recursos tecnológicos. Tente separar uma horinha de seu final de semana para fazer uma brincadeira, e veja como será bom para você e seus filhos, ou alunos. 

Se você tem outras ideias de brincadeiras para crianças de 7 a 9 anos compartilhe conosco e ajude os leitores a descobrir formas de se divertir de forma simples e criativa. 

Leia sobre diversas brincadeiras para crianças para outras idades

 
Compartilhe

Um comentário em “Brincadeira para crianças de 7 a 9 anos 

  1. Gostei muito das dicas e do material de vocês para ensinar as crianças. Gostaria de receber todas as novidades. Escrevi o meu email. Levo muito a sério as boas novas para os pequeninos pois eles serão uma futura geração salva, E quando a gente ensina e eles aprendem fico maravilhada ao ver em seus rostinhos a alegria e certeza de falar de Deus e acertar, mesmo que alguns se confundem um pouco, mas pelo fato de tentarem acertar já é grande coisa. Obrigada e Deus abençoe vocês.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *