fbpx

Estudo para encontro de casal evangélico – amar apesar dos defeitos

Estudo para encontro de casal evangélico – amar apesar dos defeitos

Neste estudo para encontro de casal evangélico vamos abordar o recomeço de cada relacionamento, deixar o passado para trás e nos esforçarmos para ter uma nova atitude a cada manhã. Esta palavra pode ser aplicada em grupos com casais recém-casados ou que já estão juntos a muito tempo, pois nos ensina um princípio básico para o bom relacionamento, a boa vontade de darmos o primeiro passo para existir uma comunhão no lar. Imaginando como seria viver um casamento perfeito, em um lar harmonioso, podemos nos empenhar em buscar esta situação “perfeita”, embora saibamos que não é possível atingir uma perfeição, podemos trabalhar para chegar o mais perto possível dela. 

Vamos começar este estudo para encontro de casal evangélico com um versículo muito conhecido sobre as misericórdias do Senhor. 

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22,23 

Não podemos mudar o passado, o que passou, passou. Temos que focar o futuro, aquilo que podemos administrar e planejar. Ficar ruminando as angústias e problemas de dias anteriores não resolve problema algum. No versículo acima, lemos que o nosso Criador também age assim. Suas misericórdias renovam-se a cada manhã. Isso nos faz lembrar que também devemos agir assim, nossas misericórdias também devem ser renovadas a cada manhã. Ainda que achemos que nosso amor e paciência se acabaram, devemos lembrar que a paciência e o amor de Deus não se acabam, pelo contrário, são renovadas diariamente. 

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios 12:9,10 

Muitas vezes, achamos que não temos mais forças para renovar, perdoar ou continuar lutando, mas a Palavra nos diz que quando pensamos que estamos fracos é que somos fortes. Isso nos faz pensar que, em momentos de luta e de mudança, muitas vezes nos sentimos esgotados e queremos desistir, mas devemos refletir que podemos confiar na força de Deus para renovar nossas forças. 

Se você deseja levar este estudo para encontro de casal evangélico para sua igreja, você pode mencionar alguma situação sua, ou de alguém conhecido, que mostre que vale a pena esperar e confiar. 

Um ensinamento de Jesus que podemos lembrar em toda situação é que existem coisas que podem parecer impossíveis para nós, mas que nada é impossível para o nosso Criador. 

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Mateus 19:26 

Perdoar e renovar devem ser atitudes constantes em nosso relacionamento. Um casamento sólido exige que ambos estejam dispostos a perdoar e renovar suas alianças diariamente. 

Ninguém é perfeito 

Quando passamos pelas dificuldades em nosso matrimônio, temos a tendência de achar que nossa situação é a pior, a mais grave, de todas. Ninguém tem problemas como os nossos, ninguém passa por situações como nós. 

Isso é muito fácil de perceber em um hospital ou qualquer unidade de saúde. Todos acham que sua situação é pior que a dos outros. Todos querem ser atendidos com urgência. 

No casamento, muitas vezes, achamos que não conseguimos passar pelos problemas que enfrentamos. 

Isso acontece porque nos é imposto que existem pessoas perfeitas e casamentos perfeitos. O famoso jargão “e viveram felizes para sempre”, tão presente em novelas e contos, parece que tem que ser implícito em todo casamento. Ninguém vai ter problemas conjugais. Iniciamos o matrimônio com expectativas lá em cima. Nós somos perfeitos e nosso cônjuge também. Isso pode ser uma armadilha para criarmos expectativas que não são normais. 

Quando entendemos que não existe esta perfeição, abrimos espaço para trabalhar em nossas vidas sabendo que os problemas podem ser minimizados e trabalhados, ainda que não desapareçam, pelo menos imediatamente. 

Por isso, é importante depositar nossa confiança em Jesus e não nos homens. Não devemos esperar que os outros poderão nos oferecer felicidade para sempre. Somente Ele pode fazer isso por nós. Devemos casar entendo que nosso objetivo não é encontrar a felicidade no cônjuge, mas o contrário, oferecer felicidade ao outro. Se o nosso foco mudar, nossas expectativas mudam. 

Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:36-39 

Devemos esperar que nossa vida tenha algum sentido, alguma estabilidade, conforme depositamos nossa confiança em Deus e não nas pessoas, sejam nosso marido, filho ou pais. 

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14 

Você pode concluir este estudo para encontro de casal evangélico com alguns exemplos que demonstrem como é importante confiarmos no amor supremo de Deus e não das pessoas. Todos vão nos decepcionar em algum sentido, pois ninguém é perfeito. O casamento sólido exige enxergarmos essa possibilidade de amarmos apesar dos defeitos dos outros, pois se queremos amar só quem é perfeito, não conseguirmos desprender amor a ninguém. 

Vamos terminar este estudo para encontro de casal evangélico com um versículo chave para nossa vida, não apenas para o casamento, mas para todas as áreas. 

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33 

Para aprofundar seu estudo para encontro de casal evangélico leia também:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo para encontro de casal evangélico – amar apesar dos defeitos

  1. Que Deus continue abençoando vcs. A quatro meses estamos liderando a rede de casais da nossa igreja,uma honra. Como iniciantes nos sentimos um pouco inseguros. Mais com esse material gospel de vcs,está nos sendo de grande aprendizado.
    Parabéns

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *