Categories: Casais

Como preparar uma reunião de casais cristãos

A preparação de uma reunião de casais deve ser feita com responsabilidade e dedicação. Normalmente, as igrejas dedicam um dia do mês para as reuniões, mas em algumas igrejas as reuniões de casais são realizam quinzenalmente, por isso, é importante que os participantes percebam que houve um preparo, para que não se decepcionem e acabem abandonando as reuniões.

Os líderes de casais evangélicos devem contar com apoio de outras pessoas, preferencialmente casais, mas nada impede que um solteiro ajude a organizar a sala, por exemplo, ou ajude no louvor.

As reuniões devem ser agradáveis e, preferencialmente, não devem ser longas, principalmente se ocorrerem em dias da semana, pois muitas pessoas trabalham cedo no dia seguinte.

É aconselhável que as reuniões ocorram das 19h às 20h ou, no máximo das 20h às 21h, mas é claro que este horário pode ser modificado de acordo com o perfil de cada igreja, de cada comunidade.

Preparo

Sempre que assumimos um compromisso na igreja, devemos começar pela parte espiritual, leitura bíblica e oração. Depois disso é que podemos buscar temas, assuntos, material e correr atrás de toda a parte logística. Ao iniciar o processo de preparo para a reunião de casais cristãos, a liderança deve ter bem claro qual será o objetivo do encontro, que pode ser desde iniciar um grupo novo, criar entrosamento, até preparar um jantar ou simplesmente abordar um assunto.
Com um objetivo claro, podemos traçar a necessidade de um tema, caso o encontro seja para debater e levar conhecimento. É interessante criar um roteiro do encontro, com uma ordem estabelecida. Por exemplo:

  • Chegada
  • Recados
  • Dinâmica
  • Palestra
  • Perguntas
  • Despedida com “comes e bebes”.

Com esta cronologia, fica mais fácil controlarmos a reunião e evitar imprevistos. Se possível, estabelecer horário para cada atividade pode facilitar ainda mais a condução do encontro de casais evangélicos. Tudo depende do líder.

Mesmo quando o encontro for para debater um assunto, organizar uma festa ou um retiro, a liderança deve planejar a apresentação das propostas, as opções disponíveis e até prever possíveis controvérsias. Não é porque o encontro será para escolher um local para um retiro, que a liderança não precisa organizar nada pensando “cada um vai dar uma sugestão e depois a gente vota”. Isso mostra despreparo e pode gerar imprevistos desnecessários.

O ideal é a liderança pesquisar lugares e apresentar as sugestões, fazer levantamento de preços e apresentar propostas completas, até mesmo com fotos e imagens, mostrando ao grupo domínio sobre o assunto e informações precisas. Caso isso não seja feito, não adianta cada um apresentar uma proposta de lugar, sem saberem preço, distância, não verem fotos. A reunião, no fim das contas não vai definir nada.

Material

Por ocorrerem periodicamente em espaços longos, a liderança tem a oportunidade de preparar um bom material. O caráter mais informal de uma reunião de casais pode possibilitar de a liderança apresentar temas completos. Neste caso, apresentação de slides ajuda a deixar a reunião mais agradável. Dicas de livros e leituras bíblicas também são importantes. Ao fim da reunião, a liderança pode indicar um livro que aborde o tema da reunião, além de sugerir alguma leitura bíblica.

Outra dica para preparar a sua reunião de casais cristãos com eficiência é pesquisar filmes cristãos para casais, como:

  • A prova de fogo
  • Encontro de Casais (não é o filme de comédia popular (com Adam Sandler), que não é cristão, mas sim o filme da Graça Filmes, dirigido por David de Vos)
  • Questão de escolha

Segue link do filme Encontro de Casais da Graça Filmes, para não haver confusão. Pela plataforma Youtube você consegue ver o flime completo CLICANDO NESTE LINK

Espaço físico

A liderança do grupo de casais evangélicos tem o dever de preparar o espaço para o encontro. Isso significa que o local deve ser organizado, não só com cadeiras e mesas, mas com ‘datashow’ (se forem apresentados slides), mesa para as pessoas colocarem os “comes e bebes”, iluminação adequada, limpeza e equipamento de som adequado (se estiver programado um louvor), são exemplos de cuidados que a liderança deve ter com o espaço físico a ser utilizado, seja na própria igreja, seja na casa de alguém ou qualquer outro ambiente.

Boa reunião!

Investir em casais é um importante passo da igreja cristã e não devemos desistir quando os problemas surgirem. Existem ótimas pregações, livros e filmes gospel sobre o assunto, portanto, prepare-se adequadamente e coloque-se sob a benção do Senhor. Boa reunião!

Leia também:

Compartilhe
Material Gospel

View Comments

  • já participo de um grupo de casais, mais não é tao organizado, estou preparando para formar um grupo na comunidade que participo, mais preciso de sugestões, será que vc pode me ajudar?

    • Que bom que gostou, Eva. Certamente entraremos em contato. Atualizamos nosso site regularmente e, em breve, daremos dicas mais específicas e detalhista sobre o assunto.

  • Paz do Senhor gostaria de receber, também algumas sugestões para reunião de casados, indicações de livros para ajudar nas reuniões como dinâmicas, assuntos pertinentes para discussões. Também estou iniciando 2016 com um grupo de casados. Obrigada

  • A paz do Senhor.
    Estamos a frente do ministério de casais em nossa igreja. Gostariamos de receber dicas de vcs, pois é muito valioso o que vcs tem publicado e com isso somos abençoados.
    Deus os abençoe.

  • eu preciso da ajuda de vocês estamos se preparando para organizar um encontro de casais neste mês em nossa congregação poderiam
    dar alguma orientação sobre o assunto tão importante hoje para os nossos dias.

  • Gostaríamos de receber material, dicas, dinâmicas para reunirmos em grupo de casais em nossa igreja, conto com a dicas e a colaboração de vocês. Deus os abençoe.

  • Bom dia amado do Senhor, como líder deste ministério tão lindo, necessito de orientações para conduzir esse trabalho com sabedoria e direção de Deus. Gostaria muito de receber sua ajuda, indicação de literatura, dinâmicas, assuntos p discussão entre os casais. Aguardo ansiosa resposta. A Paz de Cristo.

Recent Posts

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

4 dias ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

2 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

3 semanas ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

4 semanas ago

Aula para EBD infantil sobre a volta de Jesus – Como perseverar

Neste modelo de aula para EBD Infantil, vamos aprender a não deixar que o tempo…

1 mês ago

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia

O comportamento das mulheres influencia muito sua sociedade. Por isso, ao ler a história de…

1 mês ago

This website uses cookies.