Jovens e adolescentes

Dicas para líder de adolescentes evangélicos

As igrejas evangélicas estruturam-se em departamentos e, certamente, um dos que precisam de melhor atenção e dedicação é o departamento dos adolescentes. Os líderes das igrejas evangélicas precisam dar atenção especial a este grupo de pessoas cheias de dúvidas e questionamentos.

Os pastores, presbíteros e demais líderes precisam dar cobertura espiritual para as pessoas que trabalham com os adolescentes da igreja cristã, pois a batalha espiritual é grande, principalmente em tempos modernos, onde adolescentes têm acesso à internet, televisão e informações destrutivas tão facilmente.

Lidar com adolescentes cristãos é uma tarefa que exige compromisso e planejamento, por isso, é importante algumas dicas para os líderes dos adolescentes evangélicos.

Leia também:

Prepare as atividades com antecedência

A primeira dica, seja para quem está iniciando um grupo ou quem já lidera, é preparar suas atividades com antecedência. Não apenas enumerar as atividades, mas tudo o que envolve organização, logística, contatos e detalhes devem ser colocados na ponta do lápis para que os adolescentes se sintam confortáveis e aproveite as atividades.

Os adolescentes estão em uma fase crítica e estão começando a ter sua opinião própria, estão começando a formar sua própria personalidade, por isso, muitos deles ficam atentos a procurar falhas. É comum ver adolescentes querendo corrigir os adultos e dizer que fariam isso ou aquilo melhor, puramente por espírito crítico.

Para evitar que suas atividades sejam vista como bobas, inúteis ou mal organizadas, é bom preparar tudo com antecedência.

O ideal é que os preparativos de uma reunião dos adolescentes comecem até um mês antes. Atividades mais complexas como retiros e acampamentos exigem muito mais tempo.

Evidente que alguns detalhes só poderão ser confirmados dias antes de uma reunião, mas não a reunião toda. Ao preparar uma reunião, você deve levar em consideração o tema, a dinâmica, o tempo para cada atividade (leitura, discussão, música, ensaio…).

Tenha material atualizado

Os adolescentes dominam muito bem a internet e sabem, ou pensam que sabem, buscar informações atualizadas, por isso, não faça papel de bobo ou desinformado e busque algumas informações em fontes confiáveis e atualizadas. Se você vai falar de como é o Egito hoje, ou vai citar algum costume judeu, busque informações em sites confiáveis. De preferência em mais de um site.

Se for utilizar slides, ou outro material visual, faça algo apresentável. Se não souber como utilizar os programas necessários, peça ajuda aos próprios adolescentes, eles vão se empenhar em ajudar e fazer algo bom porque sabem que os demais vão olhar e saber que foi ele quem fez.

Uma forma de envolver os adolescentes nas aulas é justamente pedindo sua ajuda e solicitando pequenas tarefas.

Tipos de reuniões

Os adolescentes que participam de uma igreja evangélica não querem participar sempre das mesmas reuniões. De tempos em tempos vão exigir uma atividade diferente, algo fora da rotina. O jovem cristão não pode ficar entediado participando sempre de reuniões que mais parece um mini-culto: o líder lê uma palavra, prega e fim.

Os adolescentes vão querer atividades que tenham música, outros vão querer atividades esportivas e outros vão querer estudo bíblico mais aprofundado, para conhecer detalhes e curiosidades bíblicas não explícitas na bíblia.

Uma boa ideia é ver com o pastor da igreja a possibilidade de realizar o culto dos adolescentes, no qual os adolescentes cristãos participam do louvor, pode haver um teatro, grupo de dança e até mesmo a palavra pode ser ministrada por um adolescente mais maduro, ou por alguém que eles escolham.

Planeje e pesquise suas atividades para adolescentes cristão com frequência, pois este grupo precisa de variedade de atividades.

Faça-os escolher

O departamento dos adolescentes da igreja evangélica não pode ser estático, é preciso ser dinâmico e oferecer atividades variadas, por isso, muitas vezes, o próprio adolescente precisa participar da organização. Além de gerar responsabilidade, o adolescente se sente importante no processo de organização e na igreja.

Eles podem escolher as músicas do culto dos adolescentes, o filme que assistirão no próximo encontro, onde será o próximo retiro e até o tema do próximo estudo.

O adolescente cristão precisa ser ouvido e saber que suas opiniões são levadas em consideração.

Bom trabalho!

As atividades para adolescentes evangélicos sempre rendem bons resultados, quando bem planejadas. Mantenha-se em contato com outros líderes de adolescentes com outras igrejas evangélicas, pois você poderá adquirir novas ideias, e passar suas experiências também.

Se você é líder de jovens e precisa de ideias para seus estudos, indico o e-book 40 Esboços de Pregações para Jovens, disponível na Amazon.

Leia também:

Compartilhe
Material Gospel

View Comments

  • Olá , sou um líder de adolescentes , quem preciso de ajuda e também posso ajudar , qualquer coisa , chama no whatzapp 981645855

    • Que bom, Thiago! Obrigado pela ajuda, só não acho uma boa ideia divulgar o seu telefone. É melhor colocar um e-mail de contato. Abs!

    • Oi Tiago, também preciso de ajuda, comecei essa semana a coordenar o grupo de adolescentes, confesso que nem sei por onde começar, rsr comecei a ler e a pesquisar... qual o seu DDD o meu zap é 79.98887-7339

    • A paz do senhor Thiago, criei um grupo no zap, para todos nós trocarmos experiências e conhecimentos à cerca da liderança de um grupo de adolecentes, por gentileza teria como você me manda um oi pra eu colocar vc no grupo, pq seu zap tá sem o ddd?
      71 99651-7392 Annie

    • Quem tiver enteresse em compartilhar idéias, experiências e sugestões, por favor chama no zap pra que eu possa add vocês.
      71 99651-7392 Annie
      A paz do Senhor a todos!

    • Bom dia a todos. Sou líder de jovens da Igreja Projeto Vida em Valença RJ. A vcs que tem grupos de zap ou querem compartilhar sobre ideias entrem em contato, meu email: samueldejesusrodrigues@gmail.com
      vai ser muito bom estarmos todos ligados e compartilhando experiências para ajudar uns aos outros. contem comigo. Assim que entrarem em contato mando meu zap.
      Shalom, sejam cheios do Espirito Santo.

    • preciso de idéias para poder liderar os adolescentes de maneira divertida sem perder o foco que é louvar o nosso Deus, queria poder fazer dos nosso encontros alegres e com idéias diferentes. meu nome é Stelamari, sou de Santa Catarina, Balneário Rincão. a paz do Senhor. gostaria muito das tuas sugestões, obrigada.

    • Me coloquem nesse grupo por favor, acabei de assumir liderança e seria muito bom essa troca de dicas e experiências! Fiquem na paz !

    • Boa noite
      A paz do Senhor!!!
      Podemos fazer grupo de watsapp
      Pra nus interagir e dando ideias e ensinando uns com outros que acham??

    • Paz amados !
      Fui convocado pelo me pastor para trabalhar com os adolecentes.
      Gostaria de participar do grupo e trocar ideias.
      71987280080

    • Olá Tiago a paz do senhor. Voce é de onde? Sou da igreja Metodista Wesleyana de vitória ES e foi me dado essa missão este ano e é minha primeira experiencia. Além de orar e jejuar muito preciso de dicas de como falar, qual deve ser a minha postura, se devo ficar contando experiencias da minha vida sendo boas ou não? Mu número para podermos ter contato é 27 9 9698-0151.

    • a Paz do Senhor vai ser muito bom compartilhar com vcs as experiencias e aprender com vcs estou começando agora com os jovens quero aprender com vcs .

    • A paz do senhor! Fui indicada a ser líder de adolescente , mas nunca fui líder, sempre ajudei em todos os departamentos, mas gostaria de dar o meu melhor pra Deus e pra fortalecer os adolescentes de minha igreja! Sou da assembleia de Deus Sheknak, Planaltina Goiás ! Gostaria que me ajudassem! Que Deus abençoe.

    • Eu preciso fui nomeado a trabalhar com os jovens e adolecentes não tenho experiência min ajude...

    • A paz do Senhor queridos, acabei de assumir a liderança dos adolescentes e não tenho nenhum tipo de experiência, se puderem me ajudar eu agradeço. Meu zap: (21) 98298-4312

    • Olá Paz! Bom dia
      vou iniciar um estudo semanalmente com adolescentes meninas, vou ser a lider .Esse
      grupo se chma celula. e preciso muito de ajuda.meu zap 81 988586875.

    • Olha Thiago qual DDD fico no aguardo abraços e Deus abençoe - meu Whatsapp se quiser chamar é 017-99167-0327 - fica com Deus...

    • Gostaria de participar do grupo, esse ano eu e meu esposo estamos na liderança dos adolescentes e não temos experiência, se puder nos ajudar seremos gratos!! Precisamos muito de ajuda.
      Meu zap 011 94008-1717

    • Oiiiiiii,,tudo bem,,também sou mas tenho a aprender do que ensinar ,,
      24 998245296
      Por favor não repare meu é mail foi o meu filho adolescente quem fez,,

    • Oi td bem? Eu sou líder da escola Dominical dos adolescentes da 1 Igreja Batista.Tava pensando emuito começar a fazer encontros com eles, pq muitos saíram da igreja, ou não são frequentes , então o objetiboleto é trazer os que n são frequentes , através de temas , conversase, brincadeiras interessantes para eles
      Ajudar os que já estão indo nos seus conflitos e incentiva los a convidar os que n conhec a jesus.só que no momento só dois são frentes então acho que n da pra começar.você tem alguma idéia pra me dar? Desde já te agradeço muito.

    • Eu trabalho com adolescentes e amo as novidades que são para ajuda-los,
      estou sempre dando uma olhada . obrigado

    • Olá pessoal, tudo bem?
      Estou iniciando um grupo de jovens, aqui chamamos de núcleo de reconciliação. Como na igreja não tem nada voltado para a juventude, resolvi iniciar isso, por isso gostaria de receber ideias para trabalhar com a garotada.

    • Olá pessoal tudo bem?
      Estou iniciando um grupo de jovens. Como na igreja não tem nada voltado para a juventude resolvi iniciar isso. Por isso gostaria de receber ideias para trabalhar com a garotada.
      Desde já agradeço.
      Mauroxime@hotmail.com

    • Graça e Paz.
      Trabalho com Jovens a 14 anos e toda ideia é mais que bem vinda.
      Me adiciona no grupo.
      Paula
      Vitória -ES
      027 998100169

    • Olá, meu nome é Raquel, também estou começando a participar da liderança com adolescentes. Gostaria de receber dicas e ajuda para trabalhar com eles. Quero participar dos grupos de líderes. Meu whatsapp (41)995863968

    • Paz irmãos! Estou começando numa igreja em Florianópolis e também quero ideias para trabalhar com os jovens. Favor me inclua no grupo de whats... (48)98822-1550
      Abraços
      André

    • Boa Noite me chamo Dayane. Gostaria de entra no grupo de adolescentes, estou iniciando no ministério e gostaria de compartilhar experiências. Meu zap e 987588298 obrigado Deus abençoe.

    • Boa Noite Thiago ontem comecei a coordena o grupo de adolescentes da minha igreja e não faço ideia por onde começa me ajude.

    • olá... comecei trabalhar com os adolescentes há pouco tempo.
      como trabalho a timidez deles na hora de louvar?
      canto praticamente sozinha

    • Olá vou assumir a coordenação do Adolescente no próximo ano e preciso de ajuda e dicas se puder me adicionar no zap ou em algum grupo de debate agradeço Marcus Paulo 21986488366

    • Olá,
      Me chamo Paloma sou da igreja Paz e Vida -, gostaria que me desse algumas sugestões de preparação para culto de jovens, assim na verdade eu não sou Lider, mais por eu ser a mais responsavel do meio da mocidade, eu que estou na frente na organizção e preparação de culto de jovens e semelhantes cultos voltados para os jovens, gostaria que me desse algumas dicas para que saiamos das mesmice pois as vezes acaba fadigando a rotina de todo mês ter o culto de jovens.

    • Olá,
      Me chamo Paloma sou da igreja Paz e Vida -, gostaria que me desse algumas sugestões de preparação para culto de jovens, assim na verdade eu não sou Lider, mais por eu ser a mais responsavel do meio da mocidade, eu que estou na frente na organizção e preparação de culto de jovens e semelhantes cultos voltados para os jovens, gostaria que me desse algumas dicas para que saiamos das mesmice pois as vezes acaba fadigando a rotina de todo mês ter o culto de jovens.
      Meu nº 11 9 60808394 se possível me add em um grupo.

    • Por favor se vcs tiverem algum grupo relacionado a liderança de adolescentes favor pedir para me adicionar 19.99663-3115

      Desde já muito obrigada.

    • preciso de ajuda urgente sou lider dos adolescentes porem estou com grande dificuldade pode me ajudar meu zao 11-989261532 glaucia

    • Oi Thiago comecei liderar os adolescente s. E preciso de ajuda vc poderia ajudar me? Meu e mail e msfernandes_3@hotmail com. 66999793025 zap. Muito obrigada.

    • Como faço para interagir com vcs novas experiências tbm sou líder de jovens e não tem sido fácil

    • Boa noite meu nome é Ester... Então eu quero criar um grupo de jovens e adolescentes, só que quero mais ideias para animar geral, fazer uma coisa bem legal queria que me chama-se no whatsapp pra debatermos isso 982050418

    • boa tarde...
      estou iniciando um trabalho com os pre- adolescente e gostaria de estudos para passar para eles... vc teria algum

    • Sou Douglas estou começando a trabalhar com os adolescentes da minha congregação quem tiver dicas ou possa interagir para expansão do reino de Deus eis me aqui
      Meu WhatsApp é 38998428186

    • Boa tarde e a paz do Senhor. Eu gostaria de saber se ainda existe a possibilidade de receber essa ajuda?
      Se existe como faço?

    • Qual seu DDD?
      Eu preciso de ajuda urgente, comecei com 60 alunos e não sei por aonde começar.
      Eles falam muito.
      Não consigo falar 5 minutos sem ter que mandar calar a boca toda hora.

    • Qual seu DDD?
      Eu preciso de ajuda urgente, comecei com 60 alunos e não sei por aonde começar.
      Eles falam muito.
      Não consigo falar 5 minutos sem ter que mandar calar a boca toda hora.
      Me add no grupo 47 99161-4819

    • Oi Tiago, paz do senhor vc poderia mi dar uma ajuda com liderança de jovens e adolescentes não sei por onde começar meu ZAP 75 988379017

    • Olá, Paz do Senhor!
      Me chamo Michele, estou trabalhando com adolescentes faz quatro meses e confesso que estou meio que perdida ainda, preciso da ajuda de vcs!
      Zap (87)9.9656-7520

    • Oi a paz do senhor então estou começando agora e queria uma ajuda meu zap 995581029 colaboradora Maria fica na paz do senhor Jesus

    • Olá Thiago a paz do senhor gostaria de saber se vcs fizeram O grupo do Whatsapp???
      Se fizeram por gentileza me add 11 965926217
      Deus os abençoe!!!

  • Olá pessoal Sou Adeivison, líder de adolescentes da igreja Batista Getsêmani Vitória ES. Qualquer coisa estou a disposição, sou lider há cinco anos e preciso de ajuda e se precisar de mim pode contar tambem. email adeivisongurtler@gmail.com
    Facebook @Adeivison dos Anjos

    • Bom dia, a paz do Senhor! Sou líder de um departamento de adolescentes da Assembléia e gostaria de receber dicas para estar preparando minhas aulas,ensaios ,filmes dinâmicas para que se torne mais prazeroso pra os adolescentes e que venha a crescer mais o entusiasmo na participação do grupo. Desde já agradeço.

    • Meu amado meu nome é elenice preciso da sua ajuda estou no primeiro ano de liderança de adolescentes não tenho experiência preciso de umas dicas.

    • Ola a paz do Senhor me adiçona no grupo de lideres para adolescentes e meu primeiro ano e nao tenho experiencias por favor me ajudem meu zap 994383706 Adriana

    • Eu trabalho com adolescentes e amo as novidades que são para ajuda-los,
      estou sempre dando uma olhada . obrigado meu numero 44 9 99927449

    • Boa noite vou comecara trabalhar com adolescente ..e a primeira vez...gostaria de receber dicas de material...
      Sou da serra es....
      27 997303258....
      Tais...

  • Olá Deivison, a paz do Senhor
    Estou muito feliz pois vou começar a liderar o ministério de adolescentes aqui em Portugal. Mas confesso que preciso de ajuda será que podes me ajudar?

  • OLA, VOU LIDERAR O MINISTÉRIO DE ADOLESCENTES QUE VAI SER SEPARADO DOS JOVENS NA IGREJA, MINHA PREOCUPAÇÃO É, COMO ENTRAR DE FORMA FIRME PARA ATRAI LOS, POIS IRÃO SAIR DE UM MINISTÉRIO SUPER ATIVO,QUE É O DOS JOVENS.
    SE ALGUÉM TIVER IDÉIAS, FICAREI FELIZ EM PODER COMPARTILHAR. DEUS ABENÇOE.

  • Pessoal comecei a pouco tempo liderar os adolescentes de minha igreja e não tenho muita noção das coisas, eu senti no meu coração em ajudar nessa fase da vida pois minha subrinha com 13 anos foi internada em uma fazenda de dependencia quimica. Então preciso ajudar outros para que nao caim nessa vida não quero que outras familias passem pelo que eu estou passando.
    meu email é claudia.maieli@hotmail.com e meu wattsap é 91875961. se alguem puder entrar em contato comigo para me ajudar ficarei grata

  • Olá boa noite a todos, a paz do Senhor. Sou da igreja batista aqui em salvador, comecei a pouco tempo a trabalhar com adolescentes e gostaria muito de ajuda de vcs obrigado.

  • Olá boa noite a todos, a paz do Senhor. Sou da igreja batista aqui em salvador, comecei a pouco tempo a trabalhar com adolescentes e gostaria muito de ajuda de vcs obrigado. Meu zap é 71991956335
    msandrade007@hotmail.com.

  • Poderíamos fazer um grupo no whatsapp para lideres de adolescentes, trocarmos experiências, ideias etc... pois é meu primeiro ano como Líder e também estou precisando de ajuda.
    Meu e-mail cristianesooares@outlook.com se quiserem mandem seus contatos .

Recent Posts

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

4 dias ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

2 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

3 semanas ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

4 semanas ago

Aula para EBD infantil sobre a volta de Jesus – Como perseverar

Neste modelo de aula para EBD Infantil, vamos aprender a não deixar que o tempo…

1 mês ago

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia

O comportamento das mulheres influencia muito sua sociedade. Por isso, ao ler a história de…

1 mês ago

This website uses cookies.