fbpx

Criando seu estudo bíblico para jovens 

Criando seu estudo bíblico para jovens 

Um dos maiores desafios para quem começa a trabalhar com jovens e adolescentes cristãos é montar seu próprio estudo bíblico para jovens. Com este texto queremos ajudar você a entender como é possível criar uma base para que você comece a montar seus estudos. Se você é líder do grupo de jovens ou de uma célula de jovens, com essas dicas você poderá a entender como é elaborado o projeto de apresentação de uma palavra, de uma palestra. Além disso, decidimos sugerir alguns estudos em nosso site para servir de base para você. Portanto, além de direcionar o leitor a criar seu estudo bíblico para jovens, achamos melhor apresentar algumas sugestões para você iniciar. 

Em primeiro lugar devemos entender o que estimula o jovem, o adolescente, para depois começar a procurar assuntos que lhes sejam interessantes. Com um número cada vez maior de jovens que deixam a igreja, precisamos entender porque isso acontece, para tentar estancar este problema. Embora boa parte deles não mudem de fé, necessariamente, ao se declararem “evangélico sem igreja” estão, claramente, querendo romper uma identidade com uma igreja. E por que será que isso acontece?  

Uma instituição americana, chamada Barna – https://www.barna.com/ – realizou uma pesquisa sobre ao assunto e listou uma série de problemas que os jovens encontram na igreja. Curiosamente, podemos dizer que, de fato, os jovens estão certo. Na igreja não encontram a seriedade que precisam, não são estimulados e ainda são repreendidos por, simplesmente, questionarem o que aprendem. 

Ao criar seu estudo bíblico para jovem, tenha em mente que não é seu papel impedir os questionamentos, reprimir as visões contrárias e muito menos “igrejar” a pessoa. Você deve mostrar o amor de Deus, da forma que o próprio Jesus usou, fazendo as pessoas pensarem. Por isso, suas parábolas e ensinamentos não foram compreendidos por boa parte dos ouvintes, pois não estavam acostumados a pensar, a refletir. 

Pode ser que o jovem faça perguntas sobre evolução, dinossauros, maldades, outras religiões, abusos na igreja etc. não reprima os questionamentos, apenas pense junto. Não é nenhum demérito mostrar que você não sabe responder algo. Procure, junto com o jovem, como responder a essas dúvidas. 

Crie o seu 

Nosso site conta com mais de quarenta esboços, ideias e dicas para os líderes cristãos desenvolverem seu próprio estudo bíblico para jovens. Também temos alguns textos bem didáticos sobre o assunto. 

Desenvolva seu próprio estudo bíblico para jovens cristãos – este texto é bem pontual. Excelente para você ler em seguida. Salve em seus favoritos. 

Como montar estudos evangélicos para jovens – este guia é muito utilizado pelos nossos leitores, por ser um guia prático.  

Ideias para grupos de jovens – neste texto damos algumas sugestões mais amplas, como tipos de reuniões e encontros diferentes para estimular os jovens. 

Dicas práticas 

Se você ler estes textos, certamente vai compreender melhor como iniciar seu próprio estudo bíblico para jovens. Basta um pouco de paciência e boa vontade. 

Não esqueça de adquirir uma boa bíblia de estudo, de preferência para jovens. Pois mesmo que você não seja “tão jovem”, essas bíblias já apresentam estudos direcionados que vão te ajudar. Compre também livros cristãos para jovens. Assim você vai mergulhar no mundo deles com mais precisão. 

Separe um tempo para pensar no tempo de cada reunião, em como separar este tempo. Tempo de louvor, de conversa, tempo do estudo, separe um tempo de debate, dê oportunidade de todos falarem, faça um tempo de louvor, onde eles participem. Se a reunião dura duas horas. Planeje seu cronograma para sobrar tempo, pois é normal eles fazerem perguntas e conversarem sobre assuntos inesperados. Não corte a conversa, deixe fluir, adapte-se ao que eles querem conversar.  

Faça um planejamento de quantas reuniões serão feitas nos próximos meses. O ideal é tentar se planejar para um semestre inteiro. Pense em assuntos por bloco, por exemplo: 

  • Namoro, sexo e pornografia 
  • Televisão, filmes, seriados e músicas 
  • Roupas, tatuagens, fotos e redes sociais 
  • Uso de celulares, internet, vícios, saúde 
  • Alimentação, saúde física, estudos, saúde emocional, sabedoria, faculdade 

Separando assuntos assim, por bloco, fica mais fácil desenvolver seu estudo bíblico para jovens de uma maneira mais organizada. 

Depois, a cada reunião, planeje o que falar. Repare que alguns assuntos, você não precisa, necessariamente, separar uma lista de versículos e estudos profundos. Os jovens precisam de questões mais práticas, por isso, às vezes, chamar alguém para dar um testemunho vale muito a pena. Se o seu assunto for drogas, chame alguém da igreja que tenha um testemunho sobre isso, por exemplo. 

Esboço do estudo 

Se você já entendeu como separar o assunto, e como criar blocos de estudo, agora pense em fazer cada reunião, cada assunto detalhadamente. Para isso, pense em uma palavra de, mais ou menos, uma hora. Isso se você tiver, pelo menos, duas horas de reunião. Se o seu tempo for menor, planeje para que a palavra (o estudo do dia) tenha a metade do tempo total, não mais que isso, para dar a oportunidade de perguntas e debates. 

Desenvolva o seu estudo bíblico para jovens mais ou menos assim: 

Introdução – apresente o assunto, explique por que é importante aquele assunto, e faça algumas perguntas retóricas para que eles entendam por que você está levando aquele assunto. Por exemplo: hoje vamos falar sobre o namoro cristão. Quem aqui namora? Seu namorado é cristão? Você acha que namorar alguém de uma fé diferente que a sua pode lhe trazer problemas? Você conhece pessoas casadas de religiões diferentes? Esta parte da introdução pode ser rápida, com cinco ou dez minutos; 

Estudo – apresente o estudo com informações. Se quiser, leia um trecho bíblico, ou apresente pesquisas e estatísticas. Isso reforça que seu ensino não é baseado no que você acha, mas na realidade. Estatísticas de divórcio, estatísticas de suicídio etc. Dependendo do assunto, fala uma pesquisa na internet sobre o assunto para apresentar ao grupo. Dê exemplos pessoais, de problemas que você já enfrentou. Dificuldades que passou, dúvidas que teve. Isso mostra que você não é melhor que eles. Eles vão se identificar com você. Tenha argumentos claros. Se preciso, coloque tópicos para discutir. Isso facilita muito. Os tópicos ajudam você a não se perder, e deixam a mensagem mais clara. 

Desfecho – nem sempre você vai apresentar uma solução ou conclusão. Ao final do estudo, faça que eles reflitam sobre o porquê daquele assunto ser importante para eles. Fale por que o estudo também foi importante para você. Mostre que você aprendeu tanto quanto eles. O desfecho pode ter de cinco a dez minutos também. 

Debate – dê a oportunidade para que todos falem. Quando alguém fizer um questionamento que você não saiba responder, ou não queira, deixe que os próprios jovens conversem entre si. Deixe que eles façam uma espécie de roda de conversa. Separe uns vinte minutos para o debate final.  

Esperamos que estas dicas ajudem você a criar seu estudo bíblico para jovens. Se quiser deixar outras sugestões, escreva nos comentários para que os demais leitores possam absorver mais conhecimento. Em nosso site temos muitos outros textos que podem te ajudar a criar seu estudo bíblico para jovens. Eis alguns exemplos: 

Também temos outros textos que podem te ajudar na liderança do grupo: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *