fbpx

Como ouvir a voz de Deus para louvá-lo 

Como ouvir a voz de Deus para louvá-lo 

Uma rotina básica do cristianismo é a oração, mas nem sempre sabemos como ouvir a voz de Deus e isso é importante para que também possamos louvá-lo de todo nosso coração e toda nossa alma. Curiosamente, quando lemos algumas canções em Salmos, lemos uma palavra que ainda não se sabe ao certo seu significado – selá. Para a maioria dos estudiosos, esta palavra indica uma pausa para meditação no que acabou de ser dito. Aqui encontramos uma bela dica em nosso relacionamento com Deus, orar, falar, louvar e ouvir, assim mantemos um momento mais íntimo com Deus. Assim, vamos ver neste estudo como é importante este momento de silêncio em meio ao louvor e à oração. 

Vamos começar este estudo entendendo o poder desta pausa, que nos livro de Salmos é traduzido por selá. Após alguns versos, em alguns salmos, essa palavra aparece. Este momento de reflexão nos faz pensar na força dos versos. Muitas vezes, quando oramos ou louvamos, não paramos para ouvir que estamos dizendo. Apenas abrimos a boca e proferimos as palavras. Deus quer nos ensinar muitas coisas, a qualquer momento, mas para isso devemos estar sensíveis ao mover do Espírito Santo. Não existe uma regra, uma lei que possamos apresentar que vai te ensinar como ouvir a voz de Deus, mas pensando no poder do silêncio, principalmente no momento de louvor, podemos ver que é possível ser ministrado pelo Eterno nestas pausas. 

Salmo 3 

Vamos tomar para base neste estudo o Salmo 3 

Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!  São muitos os que dizem a meu respeito: “Deus nunca o salvará! ” Pausa.  Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Pausa  – Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.  Não me assustam os milhares que me cercam. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios. Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo. Pausa. Salmos 3:4-8 

Em primeiro lugar, aprendemos muito com este salmo. Aqui lemos bem a angústia do rei Davi, perseguido por seus adversários. Talvez este seja um dos momentos mais angustiante para qualquer pessoa, quando nos sentimos indefesos e até parece que os outros zombam de nossa fé. Ainda que não declarem isso da boca pra fora, muitos cristãos já passaram por situações que se sentiram afrontados por outras pessoas apenas pelo fato de ser cristãos. Situações criadas com o intuito de nos mostrar “cadê o teu Deus?”. Assim, Davi se sentia. É nesses momentos que mais buscamos como ouvir a voz de Deus. 

A afronta dos inimigos 

Neste salmo encontramos três vezes a referência para uma pausa. Em cada uma dessas pausas podemos refletir grandemente sobre a situação que Davi enfrentava e como ele estava desesperado para conseguir ouvir a voz de Deus. A primeira pausa é feita após uma frase que parece nos servir muitas vezes em nossas vidas – Deus nunca o salvará. Quantas vezes nós mesmos nos vemos nesta situação? No trabalho, no relacionamento, parece que as perseguições nunca terão fim. Nunca seremos salvos. E aí, queremos agir por nossa conta, com nossa sabedoria, com nossa justiça. Quando nos sentimos injustiçados, queremos dar uma resposta para que todos saibam que “comigo ninguém brinca”. 

Quando achar que não há salvação para você, é a hora de parar e ouvir a voz de Deus. Quando achar que as pessoas não acreditam em sua vitória, entregue-se ao pai, dê uma pausa. Ouça bem essa declaração – “Deus não o salvará”. Veja como é forte essa afirmação. Querendo saber como ouvir a voz de Deus, Davi fez uma pausa ao pensar sobre isso. Quando se sentir perseguido, injustiçado, dê uma pausa antes de tentar agir por conta própria. Entregue-se ao Pai. Ao louvar a Deus, em momentos que se sentir injustiçado, dê uma pausa para ouvi-lo. 

Deus responde

Na segunda pausa, podemos refletir na resposta de Deus para Davi. Deus nos ouve e nos responde. Davi exclama e diz que grita em alta voz, e Deus o ouve. Então, mais uma pausa. Lembre-se que Deus te ouve e te responde. A sua redenção está em Deus. Entregue as situações fora de seu controle nas mãos de Deus. Ao lembrar que Ele te responde, viva essa verdade em silêncio, apenas se entregue ao mover do Espírito Santo. 

Agora você pode louvar a Deus pensando em como Ele é justo e nos responde. A vontade de Deus é agir a favor dos seus filhos, assim Ele demonstra sua misericórdia e sua justiça. Não se engane com palavras de medo e negativas. O Senhor é teu escudo e Ele é quem te faz andar com a cabeça erguida, como lemos no Salmo 3. Quando estiver louvando a Deus, alegre-se por saber que o Eterno te ouve e te responde. Além disso, Ele age por ti. 

Deus te salva 

Por fim, Davi revela a salvação do Senhor. Ele entrega seus caminhos e seu futuro ao Criado de todas as coisas. Ao concluir que o Senhor salva, Davi faz mais uma pausa, uma importante parada para refletir na grandeza de sua majestade e de seu poder. A bênção de Deus está sobre seu povo, por isso, ignore as palavras de desânimo, as situações negativas e reflita que Deus te abençoa. Ao pensar sobre a salvação do Senhor, faça uma pausa. Se você quer saber como ouvir a voz de Deus, faça uma pausa a cada reflexão, a cada louvor ou após uma oração. Saiba ouvir.

A cada momento de intimidade, podemos perceber como é grande o agir e o poder de Deus. Se você quer saber como ouvir a voz de Deus, não deixe te pensar que precisamos de algumas pausas durante o dia.  

Em nosso site temos outros textos que podem ajudar você a conhecer mais os planos de Deus: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *