fbpx

Estudo para o ministério de louvor – Relacionamento com Deus e com os homens

Estudo para o ministério de louvor – Relacionamento com Deus e com os homens

Neste estudo para o ministério de louvor vamos aprender a nos relacionar com as pessoas, para termos um relacionamento com Deus mais profundo. Podemos achar que o louvor e a adoração não têm relação alguma com a maneira com a qual nos relacionamos com as pessoas, mas o que acontece é exatamente o oposto. Analisando algumas passagens bíblicas, podemos perceber que muitos aspectos de nossa vida e comunhão com os irmãos têm influência sobre como podemos oferecer uma vida de consagração a Deus. Se você é um adorador por essência, este estudo vai te ajudar a ter uma visão mais completa sobre a adoração a Deus. 

Para louvar a Deus precisamos ter uma vida que nos leve a esta atmosfera. Quando abrimos as portas para o Espírito Santo agir em nossa vida, estamos abrindo um relacionamento contínuo com Deus. Se queremos estar em sintonia com o Pai precisamos saber ter um estilo de vida que O agrade. Quando nos convertemos, somos aceitos por sua misericórdia, mas ainda não temos noção do que é louvar e adorar ao Senhor. Quando passamos a ter uma vida de intimidade com Deus, podemos entender os motivos que nos levam a querer estar sempre em sua companhia. Queremos que este estudo para o ministério de louvor seja um referencial para que você e seu grupo sejam motivados a levarem uma vida de consagração. Vamos fazer uma análise sobre passado, presente e futuro para esta reflexão. 

Precisamos deixar morrer algumas coisas 

Analisando o passado, o levita do Senhor precisa se esforçar para deixar que as coisas velhas fiquem para trás. As coisas ruins, que nos chatearam, ou que ainda chateiam, não podem fazer morada em nosso coração. Todos nós temos nossas preocupações, dificuldades e frustrações, faz parte da vida. Se começarmos a fazer uma lista de momentos e situações difíceis, poderíamos passar um dia inteiro falando disso. Por isso, nos prender às frustrações do passado dificulta nosso louvor. Louvar a Deus apesar dessas dificuldades é um exercício de fé, por isso, o cristão que faz parte da equipe de louvor precisa saber deixar morrer algumas coisas, para que novos sentimentos surjam. 

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.  2 Coríntios 5:17 

Precisamos deixar que coisas velhas morram para que a coisas novas nasçam. Quando fechamos a porta para as frustrações podemos abrir as portas para sentimentos de gratidão. A equipe de louvor de uma igreja precisa estar com o coração cheio de gratidão para que possa entrar na presença do Pai com este sentimento e levar toda a congregação a esta mesma postura. 

Ao levar este estudo par ao ministério de louvor de sua igreja, dê exemplos pessoais, se quiser, sobre situações em que você precisou deixar morrer sentimentos do passado para ministrar louvor. 

Nosso presente depende da visão que temos de passado e futuro 

Nos libertado das amarguras do passado, podemos, então, viver o agora com mais liberdade e com mais leveza. Costuma-se dizer que a depressão é quando vivemos com “excesso de passado” e a ansiedade é o “excesso do futuro”. Estas duas situações nos levam a um desequilíbrio emocional, dificultando nossa real visão do presente. Na depressão, não conseguimos enxergar as coisas boas do presente e as expectativas de bons resultados no futuro. Na ansiedade, não conseguimos enxergar solução no presente e nem perceber os livramentos do passado. Trazendo isso para a adoração, podemos estabelecer que nosso presente, como vivemos o agora, é resultado de como enxergamos o passado e o futuro. E o equilíbrio é necessário para uma vida sadia. 

Ao escrever aos filipenses, Paulo disse: 

É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14 

Neste estudo para o ministério de louvor, queremos ressaltar que a adoração flui quando não temos a mente presa no passado e nem deixamos que o futuro nos aborreça, caso contrário, não conseguimos deixar que a adoração flua em nosso ser, precisamos ter a mente liberta em Cristo para que o louvor seja de gratidão e arrependimento.  

Nosso presente é moldado por como lidamos com o passado e como pensamos no futuro. Excesso de um ou de outro nos tira do equilíbrio e não conseguimos adorar com uma visão sadia do presente. 

As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã 

Por fim, falando sobre o futuro, podemos terminar este estudo para o ministério de louvor falando sobre o futuro. Quando falamos sobre o que há de vir podemos tomar muitos rumos, muitas perspectivas e muitas especulações, mas uma coisa é certa, as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. Ou seja, o futuro está nas mãos do Senhor e Ele é misericordioso para cuidar de nós. 

O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! Lamentações 3:22-23 

Por isso, a adoração também é um momento de gratidão e esperança em Deus. Sempre que realizar um estudo para o ministério de louvor de sua igreja, ressalte que a adoração é um momento para refletirmos sobre a bondade do Senhor, no passado e no futuro. 

Se pensarmos apenas nas preocupações de amanhã, não conseguimos louvar, mas quando temos cravados em nossas mentes e corações que o Senhor é misericordioso, podemos encher nosso coração de esperança. 

Para adorar a Deus, liberte-se da morte do passado, lembre-se que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã e tenha um presente equilibrado, cativando o amor de Deus. Equilibrando passado, futuro e presente, podemos adorar a Deus com nossa razão e pela fé. 

Em nosso site temos dezenas de estudos para o ministério de louvor. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *