fbpx

Esboço de pregação sobre fé – Jerusalém e a igreja

Esboço de pregação sobre fé – Jerusalém e a igreja

Se você acha que seu relacionamento com Deus pode melhorar, então você precisa mudar algumas atitudes em sua vida. É sobre isso que vamos falar neste esboço de pregação sobre fé. Para muitas pessoas, acreditar em Deus é o suficiente para ser uma pessoa “do bem”, ou então que apenas o fato se crer garante a salvação. Essas pessoas não querem compromisso com Deus, não querem mudanças em sua rotina, em sua vida, elas querem apenas os benefícios de Deus, mas sem sacrificar nada. Elaboramos este modelo de pregação sobre fé, relacionando a igreja cristã com a cidade de Jerusalém. Veremos como esta cidade de Israel tem aspectos que podem ser comparadas com a vida cristã. 

Talvez, você pense que sua vida espiritual já está boa, você se dedica à leitura bíblica, orações e vai à igreja com frequência. Mas saiba que seu compromisso com o Senhor sempre pode melhorar. Quando falamos em reformar, ou reconstruir nossa fé, muitas vezes, achamos que esta palavra é apenas para quem está fraco, cheios de tribulações, ou desviado. Na verdade, falar de renovação de fé é essencial mesmo para quem está firme na Rocha, em Cristo Jesus. Basta você pensar que sempre podemos melhorar. Ao ler a Bíblia percebemos que Deus sempre teve cuidado especial com a cidade de Jerusalém e isso nos revela, que Ele também tem um cuidado especial com sua igreja, basta olhar algumas semelhanças. 

Leia também este estudo sobre o chamado de Deus.

BAIXAR ESTE ESBOÇO DE PREGAÇÃO SOBRE FÉ EM PDF

Seu nome 

A cidade de Jerusalém foi escolhida por Deus para colocar seu nome, ou seja, um local que Deus escolheu, geograficamente, para que Israel pudesse concentrar sua  adoração. 

Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo Israel. 2 Crônicas 6:6 

Aqui vemos que o relacionamento entre o Criador e Jerusalém não foi algo escolhido pelas pessoas, ou por mérito da cidade. Tudo partiu da escolha de Deus. Se, no Antigo Testamento, havia a figura do templo para representar a presença de Deus, após a vinda de Jesus, Ele definiu sua morada em nós, sua igreja, 

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 1 Coríntios 3:16  

Se você estiver elaborando uma pregação sobre fé, pode usar também o seguinte versículo.  

Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. 2 Crônicas 7:16 

Nestas passagens, lemos que o Senhor escolheu Jerusalém, como escolheu eu e você para manifestar sua glória e honrar seu nome. Então a pergunta é: estamos honrando seu nome? A glória de Deus é manifesta em nós. As pessoas reconhecem que o amor de Deus repousa sobre nós, ou somos o tipo de pessoa que acha que é melhor que os outros pelo fato de crer em Deus, de ir à igreja? Os judeus iam a Jerusalém para adorar a Deus. Da mesma forma, as pessoas devem olhar para nós e reconhecer a presença de Deus, Sheknah. Elas devem ser atraídas pelo amor de Cristo. 

Conflitos 

O segundo aspecto que podemos destacar neste esboço de pregação sobre fé é a natureza de conflitos de Jerusalém. Curiosamente, seu nome significa lugar de paz, mas não é isso que vemos em sua história. Desde os tempos mais antigos, até hoje, a cidade é alvo de conflitos, ataques e combates. Outra curiosidade é que ela é cheia de conflitos hoje, justamente por ser tão amada. Judeus, cristãos e muçulmanos a amam, mas possuem visões diferentes sobre seu relacionamento com a cidade e com as crenças. 

Atualmente, a igreja também está cheia de conflitos internos. Igrejas com visões diferentes, com posicionamentos políticos diferentes, com bases teológicas diferentes, mas não podemos deixar que esses conflitos minem nossa fé, nosso amor ao próximo, nossa dedicação à obra.  

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 1 Coríntios 12:13 

Não deixe que pequenos desentendimentos com irmãos minem sua fé. Mantenha o olhar em Cristo, reconstrua seu relacionamento com Deus, diariamente. Quando lemos a história da reconstrução dos muros de Jerusalém, em Neemias, vemos que alguns inimigos ficaram com inveja e tentaram frustrar os planos de Neemias. Quando a igreja se propõe a unir-se, juntar esforços, restabelecer relacionamentos, o inimigo de nossa alma também tenta frustrar essa reconstrução dos relacionamentos entre as pessoas. 

Se você está elaborando um esboço de pregação sobre fé, você pode usar exemplos de situações que não pode acontecer na igreja, como conflito entre os músicos, entre os professores da escola dominical, ou vaidade entre os pregadores. 

Congregar 

O terceiro papel fundamental da igreja é a comunhão, a congregação entre os irmãos. 

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25 

Jerusalém tinha esse papel no passado, como podemos ler no Salmo 122. Israel se reunia, cerca de três vezes ao ano, para celebrarem suas festas em Jerusalém, o local santo. Hoje, a igreja tem esse papel, de unir os cristãos, para reavivar a fé, a esperança e o amor. O problema é que quando estamos, abatidos, ou cometemos um pecado, não queremos ir para a igreja, mas é justamente quando erramos, ou quando estamos abatidos é que precisamos ir à igreja, para renovar nossa fé e nosso ânimo. 

Concluímos esse modelo de pregação sobre fé, lembrando dos três elementos essenciais sobre a igreja em nossa vida: o nome de Deus está sobre nós, não podemos alimentar os conflitos e devemos congregar, independente da situação. 

Se você quer acrescentar algo, contribuir para que outros leitores troquem experiências, deixe seu comentário. 

BAIXAR ESTE ESBOÇO DE PREGAÇÃO SOBRE FÉ EM PDF

Para complementar sua pregação sobre fé, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *