fbpx

Modelo de aula bíblica infantil de 4 a 6 anos

Modelo de aula bíblica infantil de 4 a 6 anos

Este modelo de aula bíblica infantil para crianças de 4 a 6 anos vai te ajudar a criar uma rotina para ocupar o tempo em que eles estão na aula. Trabalhar com crianças de seis anos para baixo exige criatividade e disposição. Isso porque o tempo de atenção deles é muito curto. Além disso, eles também se ocupam pouco tempo com uma atividade. Portanto, se você for dar aula para crianças de 4 a 6 anos, você vai precisar ter uma rotina para que as crianças não fiquem entediadas e você não se sinta frustrado. Espero que essas dicas ajudem você a planejar suas aulas. 

Boas-vindas – 5 minutos 

Nos primeiros minutos você pode cumprimentar as crianças, se apresentar, pedir para elas falarem como foi a semana delas. Nesta idade, pode ser que alguns alunos apresentem respostas mais curtas, você pode instigar a conversa, perguntando se ela visitou alguém, como foi na escola, ou se ela viu algum desenho.  Você também pode se apresentar e compartilhar alguma coisa da semana, estimulando as crianças a fazerem perguntas e contarem histórias semelhantes. Essa conversa pode tomar um bom tempo. Assim, você ganha um tempo. Você pode falar sobre alguma coisa que comeu. Já percebi que as crianças pequenas gostam de falar de comidas, normalmente, doces, que comeram. 

BAIXAR ESTE MODELO DE AULA BÍBLICA INFANTIL

Louvor – 10 minutos 

Depois, você pode iniciar o louvor, com três ou quatro músicas. Você pode escolher músicas que tenham coreografias. Assim a dança não fica “solta”, sem direção. Nesta idade, eles gostam de imitar os adultos. Além disso, se você deixar apenas as músicas tocando, com o tempo, elas vão ficar entediadas, pois elas precisam de um propósito, um objetivo para a atividade. No caso do louvor, o “objetivo” seria imitar o professor, realizar a coreografia.  

O louvor é uma ótima maneira de ocupar o tempo das crianças. Elas gostam de dançar, pois, para elas, a música e a dança têm uma certa associação com festa, com diversão. 

Oferta – 5 minutos 

Aqui, o professor pode incluir o tempo de oração e um louvor mais calmo, preparando as crianças para a aula. Algumas crianças podem querer ajudar a recolher as ofertas. Você pode deixá-las participarem deste momento ativamente, pois assim elas se sentem participantes da aula. Aliás, quanto mais participantes elas forem da aula, melhor. Essa interação costuma dar um bom resultado. Durante a oferta você pode explicar o motivo das ofertas, explicar sempre porque levamos nossa oferta à igreja. Leia um versículo sobre dízimos e ofertas antes de iniciar a coleta.  

Lição – 10 minutos 

As crianças de até seis anos possuem um tempo de atenção muito curto. Tente não passar sua aula de dez minutos. Acredito que isso, normalmente, é difícil, pois raramente damos uma aula em um tempo tão curto. No entanto, já percebi que quando as crianças participam da aula, fazendo esquetes ou interpretando personagens, por exemplo, elas se envolvem mais. O tempo da aula ficará mais longo e podem ocorrer alguns imprevistos, como crianças reclamando que não foram chamadas, outras querendo participar de todas as atividades, mas, ainda assim, acho que vale a pena. Não podemos imaginar que daremos uma aula sem que as crianças se distraiam. 

Eu mesmo ficava frustrado quando não conseguia prender a atenção das crianças durante o tempo completo da aula, mas fui percebendo que não tenho controle sobre isso e é melhor planejar a aula já sabendo que, algumas vezes durante a aula, eu vou ter que pedir para prestarem atenção, para que parem de conversar etc.  

Atividade desenho – 15 minutos 

Nesta faixa etária, os desenhos ainda são um ótimo recurso para você ocupá-las com uma atividade relativa à aula. O desenho pode ser antes ou depois da história, isso você vai administrar conforme a realidade de sua igreja e de suas crianças. Pode ser que antes da história, elas se concentrem mais porque ainda não estão pensando em tantas distrações. Por outro lado, no final da aula você pode explicar a relação daquele desenho com a aula do dia e pedir que eles pintem a atividade e levem para casa para explicarem aos pais o que aprenderam no dia. 

Brincadeira direcionada – 15 minutos 

Algumas brincadeiras simples como vivo ou morto, mímica ou acertar o desenho também podem ocupar as crianças por um bom tempo. E não se preocupe em repetir as brincadeiras. Normalmente, a gente, adulto, se enjoa de fazer a mesma coisa repetidas vezes, mas para as crianças isso não é problema. Elas gostam de ver o mesmo desenho várias vezes, ouvir as mesmas músicas e fazer as brincadeiras que já conhecem. Dependendo do andamento da aula, você pode até ficar mais de 15 minutos fazendo duas ou três brincadeiras. 

Tempo livre 

O tempo livre também é importante para os pequenos. Neste período eles podem brincar com alguns brinquedos, ou com outras crianças e explorarem a sala. O professor pode supervisionar o que elas estão fazendo e até conhecer melhor cada criança. Saber sobre o que conversam, quais são seus desenhos preferidos e outros assuntos.  Essas informações podem te ajudar a puxar assuntos e até elaborar suas aulas. 

BAIXAR ESTE MODELO DE AULA BÍBLICA INFANTIL

Para ter mais ideias sobre modelo de aula bíblica infantil para crianças de 4 a 6 anos, você pode ler também; 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *