fbpx

Roteiro para montar sua aula para EBD Infantil

Roteiro para montar sua aula para EBD Infantil

Você acha que não consegue criar sua própria aula para EBD Infantil? Quando você pega um modelo da internet, tudo parece fácil, mas quando você tenta fazer seu próprio resumo parece complicado, não é mesmo? Para alguns “tios e tias” do ministério infantil, parece ser muito complicado criar sua própria aula para EBD Infantil, mas tudo depende de prática e experiência. Além disso, precisamos confiar no Espírito Santo, que nos guia e nos orienta. Quando somos extremamente inseguros, estamos nos esquecendo que o Espírito Santo tem o poder de auxiliar. Por outro lado, lembre-se que a pessoa com muita experiência, que pensa que consegue tudo sozinho, pode fazer o contrário, achar que não depende do Espírito Santo para conseguir montar suas aulas. Neste texto, quero mostrar a você que montar sua própria aula para o departamento infantil não é um “dom” que apenas algumas pessoas possuem. 

Antes de iniciar o preparo de sua aula, de sua história, você deve pensar na idade das crianças, pois isso vai influenciar diretamente em aspectos como tempo e linguagem. Para crianças abaixo de seis anos, você deve elaborar um resumo que não dure mais de vinte minutos. A atenção deles vai se dispersar algumas vezes durante este período. Não se preocupe, isso é normal porque o tempo de atenção das crianças menores é, assim como eles, pequeno. Para crianças de sete a nove anos, você já pode pensar em uma história que dure de trinta a quarenta minutos. Na verdade, a maior parte das histórias que eu monto não chegam a tudo isso. Precisamos pensar que durante a aula, poderemos demorar um pouco mais por causa do material visual, ou por perguntas feitas pelas crianças. 

BAIXE ESTE ROTEIRO PARA EBD INFANTIL EM PDF

Para crianças abaixo de dez anos também é recomendável as histórias que sejam narrativas, como a história de José, Davi e Golias ou Moisés. Aulas sobre o fruto do Espírito, por exemplo, precisam ser muito bem elaboradas para que não sejam muito abstratas. Crianças com menos de dez anos podem não entender alguns conceitos abstratos. Se você está começando, sugiro que escolha uma narrativa direta, como as mencionadas anteriormente, ou Jonas, Daniel ou a cura de Bartimeu. Ao montar sua aula para EBD Infantil, por conta própria, pense em uma narrativa com começo meio e fim bem definidos. 

Resumo 

Para criar o seu resumo de aula para EBD Infantil, o caminho mais óbvio é ler a história na Bíblia e identificar seu começo e fim. Pode parecer simples, mas nem sempre conseguimos identificar o final de uma história porque ela é longa ou porque a própria narrativa bíblica é sequencial e não traz um aviso do tipo “aqui termina a história Moisés atravessando o Mar Vermelho. Agora vamos começar a falar sobre a murmuração no deserto”. Além disso, muitos trechos são intercalados, com outros textos no meio e fica difícil perceber a sequência do enredo que você está estudando. A maior parte das Bíblias trazem os subtítulos no texto, que ajuda bastante. Tente ler a versão em uma Bíblia com a linguagem de hoje e, depois leia a mesma passagem, em uma linguagem mais tradicional. Isso vai te ajudar a identificar possíveis dúvidas. Além disso, pode ser que alguma criança, por exemplo, tenha uma Bíblia em linguagem mais tradicional. Conhecer a história em diferentes verões bíblicas vai te ajudar a compreender ainda melhor a aula para EBD Infantil que você está elaborando. 

Definida a história, com começo e fim, você já pode colocar a aula no papel. Ainda não se preocupe com a introdução, ou versículo de apoio, pois, muitas vezes, essas coisas são melhor definidas quando você já concluiu o seu esboço e sabe qual será o assunto central. Sabendo qual será a sua história, é hora de você colocar no papel como ela começa, qual será o auge e como ela chega ao fim. Basicamente, tente adequar elementos em sua narrativa, para que a sua aula tenha o tempo que você acha o ideal. Você pode “aumentar” o tempo de sua aula, fazendo pequenas encenações, algumas perguntas do tipo “já pensou como era a armadura de Golias – digam mais um animal que estava na arca – já pensou como deve ter sido difícil levantar aquele homem até o telhado da casa onde Jesus estava”. Enfim, criando pequenos diálogos com as crianças, durante a aula, você consegue “aumentar” o tempo de uma história relativamente curta.  

Por outro lado, encurtar a história costuma ser mais fácil. Você foca o ensino central, evita detalhes que não são fundamentais à aula. Assim você vai adaptando a sua aula para EBD Infantil conforme o tempo disponível. 

Se quiser um exemplo prático, baixe nossa apostila para EBD Infantil clicando aqui. 

Introdução 

Gosto de fazer a introdução após conhecer a história por completo. Normalmente, em minha igreja, a liderança distribui o resumo da aula com tudo explicado, mas, às vezes, mudo a introdução para dar ênfase a algum assunto que acho importante, que será falado na aula. Acho mais fácil fazer a introdução das minhas aulas para EBD infantil quando já sei exatamente o que falar, assim, penso em perguntas ou informações pertinentes ao ensino central. 

Tópicos 

Na minha igreja, dou aula para os Juniores 1, crianças de sete a nove anos. Além disso, usamos o Instagram para fazer Lives. Tenho usado bastante dois ou três tópicos para falar durante a aula. Assim, ao invés de um assunto central, posso ensinar duas ou três coisas durante a aula. Por exemplo, ao falar sobre a arca de Noé, posso falar de fazer as coisas de Deus com determinação e foco, como Noé, e também falo sobre a proteção de Deus para quem segue suas instruções. Ao falar de Jonas, destaquei três tópicos. Primeiro, ensinei que quando fugimos de Deus, nossa vida só vai para baixo. Depois, falei sobre não esconder coisas erradas (os marinheiros sabiam que Jonas fugia de Deus e não fizeram nada e depois, sabiam que deveriam jogá-lo no mar, mas tentaram salvar o barco por conta própria) e ensinei sobre ânimo para fazer as coisas de Deus, pois Jonas pregou em um dia em uma cidade que se demorava três dias para percorrê-la. Ensinar por tópicos, é quase um modelo de pregação, mas mais simples. Recomendo que use dois ou três tópicos no máximo, e somente com crianças de sete anos para cima. Para os mais novos, foque apenas um ensino central. 

Ao ler seu resumo de aula para EBD Infantil, veja dois ou três tópicos que você acha importante para destacar em sua aula. 

O mais importante de tudo é confiar no Espírito Santo. Ele vai te direcionar. O excesso de medo significa que você acha que o Espírito Santo não é bom o suficiente para te usar, assim como o excesso de confiança é um opositor ao agir do Espírito Santo. Coloque suas aulas para EBD Infantil nas mãos de Deus e não se compare. Não compare o seu material ou sua forma de falar com o de outras tias ou tios. Somos um corpo e cada um é usado de uma forma. 

Você pode baixar nossa apostila para EBD Infantil e seguir os exemplos dela. São mais de 20 aulas. 

Se você ainda tem dúvidas sobre elaborar aulas para EBD Infantil, deixe um comentário com uma pergunta ou sugestão para os demais leitores. 

BAIXE ESTE ROTEIRO PARA EBD INFANTIL EM PDF

Para complementar seu estudo sobre a elaboração de aulas para EBD Infantil, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *