fbpx

Como estudar e montar sua ministração infantil 

Como estudar e montar sua ministração infantil 

Como você estuda e monta sua ministração infantil? Neste texto vou compartilhar com você, como eu monto as minhas aulas, tanto para as lives, quanto para as aulas presenciais. Quando iniciei o trabalho com crianças, recebia os modelos de aula prontos para minha ministração infantil. No entanto, na época, não percebia que cada modelo pode ser usado com um propósito diferente e que podemos adaptar esses modelos. Além disso, percebi que estudando a aula além do modelo pronto, sempre aprendia algo que precisava ensinar às crianças. Por isso, acho importante sabermos montar um modelo de aula além do que já vem pronto da internet ou das revistas de EBD infantil. 

Aqui no site Material Gospel, por exemplo, eu disponibilizo dezenas de modelos de aulas e atividades para imprimir. No entanto, isso não significa que você não deva estudar a lição por conta própria e que não possa fazer mudanças no foco da aula, conforme, por exemplo, a idade de seus alunos, ou a sequência de aulas que vocês estejam ministrando na sua igreja. Lembre-se que uma história bíblica pode ser ensinada com diferentes focos e isso é muito importante para você estudar e montar sua ministração infantil. A história da criação, por exemplo, pode focar o poder de Deus, o amor de Deus por nós, que nos criou à sua semelhança, ou a importância de combater o pecado, por exemplo. 

BAIXAR ESSAS DICAS PARA MINISTRAÇÃO INFANTIL EM PDF

Normalmente, quando recebemos um modelo pronto, este modelo já nos mostra um objetivo. Ainda assim, isso não significa que você deve apenas repetir o que está no papel. Quem montou aquela aula fez um estudo específico, com um propósito específico. Talvez, ao montar sua ministração infantil, você perceba que pode abordar alguns tópicos diferentes, ou enfatizar a história de uma forma diferente. Isso não significa que você vai sempre montar sua aula diferente do que foi proposto, mas é uma possibilidade. 

A história bíblica 

O primeiro passo, sempre é orar e ler a história bíblica com atenção. Gosto de usar duas Bíblias que tenho em casa, uma da APEC e outra de comentários expandidos. Essas Bíblias possuem nota de rodapé a algumas referências cruzadas que nos ajudam a compreender melhor o contexto da história. Essas notas sempre nos mostram alguma curiosidade, ou nos mostram a referência daquela história com outras histórias bíblicas. 

Se você já tem um foco para a sua ministração infantil, então você vai ler a história com cuidado, observando fatos que tenham relação com o objetivo da aula. Uma dica que posso dar é dar atenção aos verbos e adjetivos do trecho lido. Se a sua aula vai ser sobre família, por exemplo, observe palavras como pai, mãe, irmãos, amar, perdoar, lar, casa ou obedecer, por exemplo. Essa leitura cuidadosa nos permite identificar pontos importantes para a nossa aula. 

Outra forma de observar pontos que possamos usar na aula, é perceber detalhes que nos despertam, pode ser alguma curiosidade, alguma fala ou versículo que chame nossa atenção, ou, até mesmo, uma sequência de palavras semelhantes. Gosto sempre de ler a história bíblica em duas versões de tradução, a Almeida Revista e Corrigida e no Nova Tradução da Linguagem de Hoje, ou Nova Versão Internacional. Isso me permite perceber pequenas diferenças na tradução, que podem me render uma informação extra. Às vezes, perceber uma diferença na tradução, nos permite entender melhor a história, assim como nos revela o contexto mais próximo do original, quando lemos em versões mais tradicionais. 

Comentários e estudos extras 

Depois de ler a história com atenção, busco comentários e estudos sobre o trecho lido. A internet nos possibilita uma grande variedade de textos, por isso, tome cuidado com a fonte, o site, que você visita. Tente identificar o site que está visitando, quem escreveu o texto. É uma pesquisa que você vai fazer. Lembre-se que você está estudando, e estudar exige cuidados. 

Uma coisa que aprendi, com o tempo, foi começar a pesquisar estudos em inglês. Assim, a gente foge um pouco do óbvio, do que todos já leram na internet. Talvez, você pense que seu inglês é básico, mas comece aos poucos. Ao usar um tradutor, tome o cuidado para ver se a tradução está correta. Está aí um bom motivo para você fazer inglês!  

Ler os comentários e referências cruzadas nos revelam um contexto que, muitas, vezes, passa batido quando lemos o texto na primeira vez. 

Vídeos e pregações 

Por fim, a última etapa que passo, ao montar minha ministração infantil, é buscar uma pregação ou um estudo bíblico sobre a mesma passagem bíblica. Aqui, você deve tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, nem sempre o foco do pregador é o mesmo de sua história. Também é importante que você priorize estudos e pregações de sua igreja, por exemplo. Por isso, é importante que os professores do ministério infantil frequentem os cultos de sua congregação. 

Assim como nos estudos por escrito, também gosto de pesquisar estudos e pregações em inglês, pois isso me traz informações e um ponto de visa diferente. Não estou falando que você precise fazer exatamente como eu, mas quero compartilhar o que faço, para você perceber que pequenas mudanças na forma que montamos as aulas podem nos ajudar muito a criar lições diferentes. 

Finalizando 

Após este longo percurso, possivelmente, você terá muitas informações. Isso não significa que você vai usar todas essas informações em sua aula. Muitas curiosidades e informações que leio, por exemplo, eu não uso em minha lição. No entanto, elas servem para nosso crescimento espiritual e preparo da aula. Também preciso tomar cuidado com o excesso de informações. Muitas pregações ou estudos que lei não têm relação com a minha aula, e acabo “descartando” esses estudos também. Por isso, o primeiro passo é ler a história e definir o objetivo, para não nos perdermos. No entanto, encare todo o processo como um crescimento espiritual. Além disso, pode ser que, no futuro, você use essas informações para outras aulas, como já aconteceu comigo. 

Conclua sua ministração infantil destacando dois ou três pontos de destaque, que vão ser os tópicos da aula. Isso vai te ajudar a saber o que focar durante a aula. Ao passar para o papel, deixe bem claro quais serão os tópicos que você vai focar na aula. Isso nos ajuda a manter o foco nas aulas. Lembre-se que o tempo de atenção das crianças é curto, por isso, não podemos dar aulas como se fossem pregações de 30 ou 40 minutos.  

Espero que essas dicas te ajudem a montar seus estudos e suas aulas para ministração infantil. 

BAIXAR ESSAS DICAS PARA MINISTRAÇÃO INFANTIL EM PDF

Para ler mais sobre como montar sua ministração infantil, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *