fbpx

Três motivos para o professor da EBD ouvir as crianças 

Três motivos para o professor da EBD ouvir as crianças 

Desde que me tornei professor da EBD Infantil, aprendi, em várias ocasiões, como é importante ouvir o que as crianças têm a dizer. Com o tempo corrido e a preocupação para que a aula não fique dispersa, muitas vezes, não damos essa oportunidade aos pequeninos. Por isso, é fundamental ressaltar como é importante ouvirmos as crianças. 

Quando comecei a dar aula como professor da EBD, percebi que este meio termo é muito difícil de encontrar. Por um lado, queremos ouvir as crianças e suas histórias, para sermos simpáticos e criar uma aproximação com elas, mas, por outro lado, o excesso de conversa pode atrapalhar a aula. 

Atualmente, faço questão de conversar com as crianças antes e após a aula. Durante a história, mantenho o foco na narrativa. Muitas vezes, quando eu ministro a aula, como professor da EBD, já aviso no início: 

  • Durante a história, se você não entender alguma coisa, pode levantar a mão. Agora, para contar o que aconteceu na sua escola, na sua casa e outras coisas, a gente conversa só no final, tudo bem? 

Dessa forma, tento deixar claro que durante a aula eles podem fazer perguntas que tenham relação com a aula.  

Muitas vezes, enquanto contamos a história, as crianças querem falar de algum fato ocorrido em suas vidas. E para contar cada caso, geralmente, elas demoram tempo suficiente para que as demais crianças fiquem dispersas.  

Por que o professor da EBD infantil deve ouvir as crianças? 

Existem muitas razões para que o professor da EBD Infantil ouça as crianças. Posso começar ressaltando que ao ouvir, com atenção, o que outro tem a dizer, demonstramos amor e respeito.  

A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata. Provérbios 25:11 

Ao ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, saberemos o que dizer de forma mais eficiente. Palavras genéricas e sem profundidade não geram conexão. Quando ouvimos com atenção o que uma criança tem a contar, estamos iniciando um relacionamento de confiança e respeito. 

No setor empresarial, por exemplo, estimula-se muito que o líder ouça o que os outros têm a dizer. Essa prática abre caminhos para que a empresa melhore seus rumos. 

Da mesma forma, quando ouvimos o que as crianças têm a dizer, podemos enxergar oportunidades para melhorarmos nossas aulas. 

Portanto, antes de começar a aula, quando tenho tempo, já puxo conversa com uma ou outra criança. Às vezes, início a conversa com alguma criança que eu não conheço direito, perguntando nome, idade e onde estuda, por exemplo. 

No final da aula, eu as deixo mais à vontade para falarem seus “relatos”. Algumas vezes, uma ou outra criança toma a iniciativa de vir conversar depois da história, quando elas estão “liberadas” para brincarem ou conversarem. 

Como ouvir as crianças? 

O professor da EBD infantil deve estar atento ao que os pequeninos nos dizem. Pode ser sobre um campeonato de futebol, um testemunho de um livramento de acidente ou qualquer assunto que, muitas vezes, julgamos sem importância. 

Lembre-se que para elas, assuntos como futebol na escola ou um colega de escola que não empresta as coisas são importantes e fazem parte do centro da vida delas.   

Pequenas informações que pegamos com elas, podem nos dar algumas dicas sobre seus hábitos e preferências. Gosto de perguntar coisas do tipo: 

  • Qual seu programa ou canal no Youtube preferido? 
  • Qual time você torce? 
  • Você faz Futebol? – para meninos 
  • Você joga vídeo game? Qual seu jogo preferido? 
  • Você faz aula de balé? – para meninas 

Assim, vamos descobrindo alguns de seus hábitos. Eu uso essas informações para elaborar a aula, ou até fazer alguma “brincadeira” ao dar aula. 

Moro em Santos, onde muitas crianças torcem pelo time da Cidade. Então, quando vou fazer alguma brincadeira sobre futebol, durante a aula, uso o time do Santos como referência. 

Da mesma forma, quando me falam o que gostam de assistir ou jogar (game), por exemplo, pesquiso para saber o que é. Já usei informação obtida dessa forma como referência para exemplos durante a aula, ou fazer alguma brincadeira. 

Não faço isso sempre, claro, mas é uma boa maneira de tornar a aula mais próxima deles. E eles adoram quando a gente usa referência de coisas que fazem parte do universo deles. 

Este é apenas um exemplo de como ouvir as crianças pode te ajudar a elaborar suas aulas. 

Respeite a criança 

Por fim, não posso deixar de mencionar que precisamos respeitar as crianças que não querem conversar, ou não se sentem à vontade para responder nossas perguntas. 

Quando o professor da EBD infantil força um diálogo com alguém que não quer conversar conosco, criamos uma barreira na criança e isso pode deixar ainda mais resistente à própria igreja. 

A igreja precisa ser um local confortável a acolhedor, por isso, o professor da EBD Infantil não deve colocar a criança em uma situação desconfortável. 

Na época que eu era criança, não me sentia à vontade quando algum adulto ficava tentando puxar assunto. Por isso, sei que isso pode ser muito chato para a criança. 

Espero que este estudo sobre ouvir as crianças ajude você a criar um vínculo com os alunos de seu ministério infantil. Lembre-se portanto, destes três motivos:

  1. Inicia um relacionamento de confiança
  2. Ajuda a melhorar suas aulas
  3. Você conhece melhor a criança

Se você tem alguma dica ou experiência sobre este assunto, deixe um comentário abaixo para enriquecer o estudo dos demais leitores. 

Material indicado para o professor da EBD infantil 

Alguns materiais que indico para o professor da EBD infantil são: 

Bíblia de recursos para o Ministério Infantil – Esta Bíblia é, talvez, o melhor recurso que tenho em casa. Além de modelo de aulas, o material traz muitas explicações e informações extrabíblicas. É um material que recomento até mesmo para quem não é professor da EBD Infantil.  

Ministério Infantil não é Brincadeira – Este é o livro que escrevi a partir de minhas experiências como professor da EBD Infantil desde 2000. Nesse livro, eu abordo técnicas de ensino bíblico infantil, assim como um incentivo ao professor sobre como vencer o medo e a falta de habilidades para dar aula para crianças. O livro físico pode ser comprado na Amazon, ou, então, Mercado Livre (que oferece envio imediato), assim como no site da Editora Uiclap (melhor preço). Se você possui o app Kindle, pode comprar o e-book, que tem o valor mais acessível que os livros físicos. 

Mais que Tios da Salinha: De Influenciadores de Crianças a Formadores de Discípulos – Um dos melhores livros para quem trabalha no ministério infantil. Com dicas práticas para que você seja um influenciador de crianças em sua igreja. 

Se você é professor da EBD, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *