fbpx

Como pregar no ministério infantil sem medo 

Como pregar no ministério infantil sem medo 

Quem trabalha no ministério infantil sabe que é preciso dedicação e coragem neste ministério. Muitas vezes, é mais simples pregar para adultos do que para crianças. Muitas vezes, nos sentimos sem o devido preparo para dar a aula para os pequeninos. Se você já passou por isso, este texto vai te ajudar. Pois vamos ver como ensinar com coragem e ousadia aos pequeninos. Algumas pessoas acham que só se prega com poder no Espírito Santo aos adultos.

Na verdade, não importa o público, o pregador deve se preparar e se dedicar para fazer o seu melhor e honrar o nome de Jesus. Neste estudo para os professores do ministério infantil, vamos analisar três pregadores da Bíblia e aprender com eles como podemos tornar nossas aulas uma bênção para as crianças e para nós também, pois o processo de preparar a aula sempre edifica a vida do próprio professor. 

BAIXE O ESTUDO EM PDF AQUI

Em mais de vinte anos pregando para crianças posso te adiantar que o tempo não tira de nós aquela sensação de que não somos capazes de criar uma boa aula, ou que os outros são melhores que a gente. Basta entrar no Instagram, por exemplo, e ver quantos professores do ministério infantil possuem um perfil abençoado. Quantos “tios e tias” possuem milhares de seguidores, e com razão, pois apresentam um trabalho maravilhoso. Se você ficar se comparando com eles, ou com qualquer outro professor, você sempre se sentirá pequeno demais e incapaz. 

Essas pessoas servem sim, de inspiração e admiração, mas evite a comparação. Acho que este é o primeiro passo para você conseguir preparar e apresentar suas aulas no ministério infantil de sua igreja. Vou usar como base para este estudo, o seguinte versículo.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9  

Aqui podemos começar a entender que o que precisamos, acima de tudo, é da Graça de Deus.  

Moisés

Nosso primeiro exemplo de pregador para quem dá aula no ministério infantil é o de Moisés. Acho que não há melhor exemplo de alguém que foi levantado para liderar mesmo com suas limitações. Moisés se colocava como alguém de língua pesada e que não poderia ir falar com o faraó. Por isso, Deus colocou seu irmão Arão como auxiliador. Vamos lembrar que Moisés, além deste problema, também já havia assassinado um egípcio, portanto, não era uma pessoa imaculada. Vale lembrar, que apesar deste crime, ainda assim é relatado como um homem manso.  

Ora, Moisés era um homem muito paciente e o mais humilde dos homens de sua época. Números 12:3 

O professor da EBD infantil pode tirar muitas lições daqui. Uma delas é que podemos contar com ajuda de outras pessoas em nosso ministério. Se você não tem habilidade manual, com certeza, tem alguém na igreja que pode te ajudar com isso. Além disso, você pode superar essa limitação com outras habilidades. 

Não fique se comparando com os outros, mas use os outros professores como inspiração, como uma ajuda. A forma que falam, ensinam e montam a aula. Repare nestes detalhes para você ver como você pode melhorar a sua forma de dar aula e como você pode superar suas limitações. 

Paulo e Marcos

Outro exemplo importante é o do apóstolo Paulo. Sabemos que apesar de grande pregador e evangelista, teve algumas divergências com João Marcos, no entanto, ambos escreveram livros inspirados por Deus e que estão em nossa Bíblia Sagrada. Isso nos ensina, que algumas divergências podem surgir. No ministério infantil, alguns professores podem achar que a disciplina precisa ser mantida de forma mais enérgica, outros de forma mais branda. Alguns podem ser mais engraçados, outros mais sérios. Alguns podem gostar de utilizar muitos recursos visuais, outros nem tanto. Essas divergências não podem tirar de você a perseverança em fazer a obra de Deus. 

Trabalhando no ministério infantil, já vi muitos estilos diferentes, seja na forma de ensinar, de organizar a aula ou de preparar a lição, e entendi que não existe, necessariamente, um certo e errado. Após algum tempo dando aula e vendo outros professores dando aula, existe uma tendência de começarmos a achar que existe um jeito certo de fazer as coisas e que todos que fazem diferente estão errados. Ao ministrar sua aula no departamento infantil, ore a Deus e peça sabedoria para fazer as coisas como o Senhor deseja e não como você julga ser certo ou errado.  

Se você lidera o departamento, ou, de alguma forma, convive com outros professores, evite este desgaste, como o de Paulo e João Marcos. Ore para que Deus tome o direcionamento para que todos possam ser útil à obra. 

Noé

Por fim, um exemplo muito importante para todo pregador é o de Noé. Em 2 Pedro 2:5 lemos que Noé foi um proclamador da justiça. Teólogos e estudiosos entendem que isso indica que Noé pregou a justiça em sua época, mas ninguém se interessou, a não ser a sua família. 

Muitas vezes, ao dar aula no ministério infantil, achamos que temos a obrigação de converter as crianças e apresentar números grandiosos para compartilhar nas redes sociais. “Hoje, 23 crianças se converteram. Hoje, mais 54 crianças aceitaram Jesus” e assim por diante. Pregar não é um trabalho de apresentar relatórios. Noé está na lista da galeria da fé, embora tenha sido um proclamador da justiça que ninguém concordou. 

Podemos dizer que, além de sua família, ele nunca converteu alguém, ainda assim é mencionado como exemplo em diversos livros da Bíblia. 

Quando pregamos, nos cobramos muito para que vidas se convertam. Achamos que temos o poder de convencer as pessoas do pecado, mas não temos. Em Mateus 10, Jesus dá a ordem aos discípulos de pregarem a Israel e avisa que, em lugares onde não forem aceitos, eles deveriam até sacudir a poeira dos pés. Ou seja, os discípulos foram enviados a pregar, mas cabia a cada um dos ouvintes aceitar ou não a mensagem. O professor do ministério infantil tem que ensinar, pregar. Não temos o poder obrigar as crianças a se converterem. Esta cobrança faz muitos professores desistirem do chamado, por ficarem desanimados, achando que o problema é com eles. 

Mantenha seu foco na pregação e ser justo diante de Deus.  

Portanto, ao pregar no ministério infantil, lembre-se destes três homens, para falar de Jesus sem medo.  
  • Primeiro, lembre-se de Moisés e saiba que você pode procurar ajuda de outras pessoas sempre que necessário. 
  • Segundo, lembre-se de Paulo e Marcos e não entre em contendas por ter ponto de vista diferente de outros professores. 
  • E, por fim, lembre-se de Noé e não se cobre por resultados, apenas faça a sua parte. 

BAIXE O ESTUDO EM PDF AQUI

Material para o professor do Ministério Infantil

Para elaborar bons estudos para o ministério infantil, indico que você adquira a Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil, que tem modelos de aula, comentários, dicas de como da aula e muitos outros recursos. Para mim, esta é uma das melhores Bíblias de estudo que existem, mesmo para quem não trabalha no departamento infantil. 

Outro livro interessante é “a arte de pregar para crianças”, um livro com excelentes dicas para quem trabalha com crianças. 

Se você é professor do ministério infantil, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *