fbpx

Ensine sobre ofertas e dízimos em sua EBD Infantil 

Ensine sobre ofertas e dízimos em sua EBD Infantil 

Um momento importante do culto é quando falamos sobre ofertas e dízimos. Seja no culto infantil, seja no culto adulto, este é um período de reflexão e demonstração de gratidão. Neste texto vamos pensar um pouco em como podemos falar de ofertas e dízimos no departamento infantil. Algumas vezes, tentando explicar o simples acabamos nos “embananando” e nossa explicação acaba ficando confusa.

Eu já passei por isso, aliás, não apenas no momento da oferta, mas até mesmo durante o ensino de uma aula. Eu falo de um conhecimento ou uma informação desnecessária para a idade deles e percebo que estou deixando as coisas confusas. Aí, eu paro e volto para o básico, e sigo com a aula. 

Com o tempo, eu percebi que o simples é o sempre o melhor caminho. Isso não é apenas para as crianças, mas para as nossas vidas também. As crianças não precisam entender as explicações teológicas de Malaquias, Salmos ou dos evangelhos. Tudo o que elas precisam é das Escrituras de uma forma clara e objetiva.  

Aliás, nós, adultos, também precisamos somente disso. Estudos e explicações extrabíblicas podem nos auxiliar a entender um contexto, mas a Palavra em si já é completa. Gosto muito de pensar que a Bíblia já é perfeita em si, o máximo que podemos fazer é não complicar. Isso vale também quando o assunto é ofertas e dízimos. 

Normalmente, uma explicação básica sobre o assunto é falar sobre a diferença sobre dízimos e ofertas. Os dízimos correspondem a 10% do valor que ganhamos e as ofertas são voluntárias, no valor que quisermos. Neste texto, não quero detalhar muito essa diferença, mas acho interessante essa informação, pois é uma dúvida comum entre as crianças, principalmente de seis a nove anos. 

Selecionei alguns versículos que podemos usar para falar sobre ofertas e dízimo na Escola Bíblia Dominical Infantil (EBD Infantil). Acredito que estes trechos já são suficientes para que possamos abordar os principais aspectos relacionados às ofertas e dízimos. 

Malaquias 

Acredito que o versículo mais conhecido sobre o assunto seja este: 

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Malaquias 3:10 

Aqui aprendemos que os dízimos e ofertas fazem parte de nosso relacionamento com Deus. Se você for ensinar este versículo às crianças, explique isso, que este versículo nos mostra que o dinheiro que ofertamos na igreja vai ajudá-la igreja a se manter. Malaquias diz “para que haja mantimento”, pois os sacerdotes, assim como os pastores atuais, sobreviviam dessas ofertas. Não tem nada de errado nisso.  

Com nossa oferta a conta da igreja é paga, e a manutenção da igreja é feita. Além disso, é com este dinheiro que os pastores vivem. 

Em consequência, Deus nos garante que cuida de nós, assim como Jesus ensinou que Deus cuida de cada passarinho, de cada árvore e de nós. 

A Cesar o que é de Cesar 

Algumas pessoas insistem em dizer que ofertas e dízimos é um mandamento do Antigo Testamento e que, hoje isso não deve ser mantido. Boa parte das igrejas do exterior prega isso. O maior argumento é que o templo não existe mais, por isso, não há necessidade de darmos os dízimos para “manter o templo”.  

No entanto, a plenitude de Deus fez que, no lugar do templo, milhares de igrejas fossem abertas e elas precisam ser mantidas, como era o templo. Você não precisa ensinar isso para as crianças, mas quero contextualizar este estudo para trazer uma referência de ofertas e dízimos no Novo Testamento. 

Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Mateus 22:21 

Neste trecho, os discípulos falavam de impostos, de pagar uma parcela do que ganhavam para o império romano. Jesus nos ensina, aqui, que devemos pagar os impostos, assim como devemos dar a parte que é de Deus, ou seja, as ofertas e dízimos. 

Se quiser, portanto, você pode usar este versículo para fazer o louvor financeiro das crianças e explicar que, neste versículo, Jesus ensinou que devemos pagar os impostos normalmente, sem se esquecer da parte de Deus, do dízimo. 

Alegria 

Outro versículo que eu acho legal para ensinar é: 

Cada um contribua segundo tiver proposto no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.  2 Coríntios 9:7 

Aqui ensinamos, então, o básico, contribuir com alegria. Não devemos achar que as ofertas e dízimos é um momento chato, de obrigação, mas um momento de retribuição e gratidão.  Acho que o que eu mais falo para as crianças é que o dízimo e as ofertas devem ser dados com alegria e gratidão.  

Não ofertamos esperando ganhar mais, mas ofertamos como uma atitude de gratidão pelo que ele já nos deu. Se temos alguma coisa para ofertar é porque Deus já nos deu algo, então, o mínimo que devemos fazer é sermos gratos. 

Provérbios 

Por fim, um versículo que pode ser usado para ensinar que não adianta reter o dinheiro. Devemos ser generosos com todos. Além das ofertas e dízimos, devemos ajudar as pessoas. 

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. Provérbios 11:24 

O versículo acima é um dos que mais uso, quando eu vou falar de dízimos, pois aqui aprendemos que a generosidade deve ser constante. Não adianta querermos ser egoístas e “mão de vaca” achando que assim vamos prosperar. 

A generosidade deve ser um diferencial na vida do cristão e as crianças precisam cultivar esta semente. Os dízimos e ofertas são uma forma de aprendermos a dar com alegria, sem o sentimento de que estamos fazendo algo por obrigação. 

Existem muitos outros versículos sobre o assunto, claro, mas acho que estes abordam questões práticas e são bem conhecidos, por isso, são fáceis de aprender e memorizar. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE OFERTAS E DÍZIMOS EM PDF

Estude mais sobre ofertas e dízimos 

Se você quer estudar mais sobre o assunto, de forma pessoal, indico o livro “O que a Bíblia fala sobre dinheiro”, do pastor Augustus Nicodemus. 

Outra leitura interessante é “Questão de honra”, do pastor Luciano Subirá. 

Se você quer complementar suas aulas, como um todo, indico a Bíblia de Estudo Integrada, que é uma ótima ferramenta para elaborar as aulas. Ela é uma das Bíblias de Estudo mais baratas do mercado. Por isso, vale a pena conferir. 

Se você gostou deste estudo, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *