fbpx

Seu corpo é o templo do Espírito Santo 

Seu corpo é o templo do Espírito Santo 

A Bíblia nos diz que o corpo é o templo do Espírito Santo. O que isso significa em nossa vida prática? Como podemos instruir os jovens e adolescentes sobre isso? Entender que o nosso corpo é templo do Espírito Santo nos ajuda a compreender que fomos criados para um propósito único. Ao contrário do que a cultura nos ensina, o que fazemos com o nosso corpo é importante para outras pessoas também. É muito comum, ouvirmos coisas do tipo “meu corpo minhas regras” ou “o que eu faço em mim mesmo não prejudica ninguém”. Mas, do ponto de vista bíblico, a forma que tratamos nosso corpo também é importante para nosso relacionamento com Deus e com as pessoas. 

Vamos analisar 1 Coríntios 6 para fundamentar nosso estudo. 

Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 1 Coríntios 6:15 

Aqui, Paulo se refere aos costumes gregos que a igreja de Corinto estava mantendo, como relações sexuais ilícitas. Ao longo das Escrituras podemos ler algumas outras passagens referentes ao nosso corpo, como: 

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28 

Acima, eu selecionei a versão Almeida Revista e Corrigida. Algumas versões mais modernas, trazem o termo “tatuagem”, no lugar de marcas e é muito utilizada para definir que os cristãos não devem fazer tatuagens. O objetivo deste estudo não é interpretar este versículo específico, mas mostrar que existem diversos versículos que falam sobre nosso corpo e como cuidar dele. 

O que fica claro é que o Senhor tem uma preocupação com a forma que cuidados de nós mesmos, de nosso corpo e o motivo está claro em 1 Coríntios 6, pois o nosso corpo é templo do Espírito Santo. 

A quem você está unido? 

Após explicar que nosso corpo é o templo do Espírito Santo, Paulo também afirma: 

Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 1 Coríntios 6:16 

Quando usamos o nosso corpo indevidamente, estamos concordando com aquilo que estamos nos unindo. Em uma das passagens no Antigo Testamento, lemos por exemplo. 

Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. Levíticos 19:27 

Essa passagem refere-se ao corte de cabelo de outros povos. Essa diferenciação servia para mostrar que os judeus eram um povo diferente, específico. Este é apenas um exemplo para deixar claro que existem nas Escrituras algumas passagens que demonstram como o uso de nosso corpo deve ser feito com responsabilidade, buscando santidade. 

O uso de nosso corpo deve honrar o nosso Criador, por isso, devemos usá-lo de forma santa. Quando Paulo diz que, ao se unir com uma prostituta, o cristão está trazendo sobre si condenação, ele afirma isso porque o cristão, agindo dessa forma, está concordando com aquele comportamento. 

Quando dançamos músicas que estimulam o adultério, ou assistimos filmes e seriados que estimulam a justiça própria, ou o adultério “justificado”, por exemplo, estamos concordando que esses comportamentos são aceitáveis. Portanto, quando lemos que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, estamos lendo um alerta para que usemos o nosso corpo com responsabilidade e dedicação. 

Nosso corpo é do Senhor 

Seguindo a leitura de 1 Coríntios 6, Paulo escreve, 

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19 

Aqui, o apóstolo demonstra que fomos criados para glorificar a Deus. Para acabar com o pensamento do tipo “meu corpo minhas regras”, o apóstolo alerta que nosso corpo é, na verdade, do Senhor, e precisamos manter isso em mente para que o nosso comportamento glorifique a Deus. Se você usa roupas que despertam o desejo sexual em outras pessoas, você está usando seu corpo contra a vontade de Deus. Da mesma forma, o uso de substâncias nocivas ao corpo, como tabaco e álcool, prejudica nosso relacionamento com Deus, pois prejudica o nosso corpo deliberadamente. 

Este contexto de 1 Coríntios 6 também é muito utilizado por estudiosos e pregadores para deixar um alerta contra a masturbação. Aqui lemos, claramente, que devemos usar o nosso corpo deixando de lado nossas próprias emoções e sentimentos, para dar prioridade ao que o Senhor espera de nós. Devemos enxergar nosso corpo como criação com um propósito, o de louvar a Deus. A habitação do Espírito Santo em nós é o maior sinal de que devemos manter nosso corpo saudável e santo. Pois o corpo é o templo do Espírito Santo. 

Corpo e Espírito pertencem a Deus.

Concluindo este trecho, o apóstolo escreve. 

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:20 

Portanto, devemos nos lembrar que não apenas nosso corpo é o templo do Espírito Santo, mas que devemos glorificar a Deus também com o nosso próprio espírito, ou seja, com o que há em nosso interior, como nossa forma de pensar, de lidar com as emoções e com os sentimentos. O cristão precisa estar agindo com equilíbrio para honrar a Deus, entregando a ele o corpo e o espírito, pois uma coisa influencia na outra. 

Quando estamos dispostos a usar o nosso corpo corretamente, nosso próprio espírito começa a rejeitar o que é da carne, para buscar o que do espírito. Quando nos propomos a combater a sensualidade, a ira ou o orgulho, por exemplo, consequentemente, nosso corpo vai agir de forma a concretizar essa nossa batalha. 

Ao concluir a leitura deste estudo, recomendo que leia 1 Coríntios 6, a partir do versículo 15, prestando atenção em como Paulo tem essa preocupação em alertar os cristãos sobre o uso correto do corpo e a santidade, mantendo-se longe dos desejos da carne, principalmente, na área sexual. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE O CORPO É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO EM PDF

Estude mais sobre o tema “o corpo é o templo do Espírito Santo” 

Para entender mais sobre o agir do Espírito Santo e a importância da santidade, recomendo que adquira alguns livros. 

O livro “O Ministério do Espírito Santo”, do bispo Edir Macedo, é um bom livro para estudar. Principalmente, se você for de uma igreja pentecostal. 

Se você prefere uma linha reformada, pode ler o livro “Sexo e Santidade”, de Augustus Nicodemos. 

Outro livro muito bom é “Batismo no Espirito Santo”, que fala também dos dons do Espírito Santo. 

Para complementar seu estudo sobre o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *