fbpx

Estudo sobre namoro santo

Estudo sobre namoro santo

Com este texto sobre namoro santo aprendemos algumas dicas sobre o que podemos ou não podemos fazer e como “reiniciar” um relacionamento que já foi longe demais. O conceito de namoro santo vai muito mais longe do que apenas o relacionamento físico entre os dois. Os jovens precisam entender que não haverá santidade no namoro se não houver santidade em sua vida rotineira, no trabalho, nos estudos. Quem não tem compromisso com a fé em outras áreas, não terá compromisso em seu relacionamento amoroso, por isso, o namoro entre pessoas que seguem a mesma fé é tão importante. 

Antes de falarmos o que pode e não pode, precisamos pensar em alguns fatores que são variáveis. Por exemplo, dois jovens que são cristãos iniciando um namoro é uma coisa, outra coisa é o namoro de duas pessoas que se converteram depois que já namoravam. Um relacionamento em que apenas uma das pessoas é cristã, também vai ter uma rotina diferente do relacionamento em que ambos são cristãos. Por isso, é importante que os líderes de jovens e adolescentes da igreja cristã incentivem seus jovens a manter uma rotina de santidade antes mesmo de começarem um namoro. O jovem cristão também já precisa ter em mente que, quando ele iniciar um relacionamento, ele terá a oportunidade de já estar começando um relacionamento que virá a ser um casamento. 

Santidade 

Para falarmos de namoro santo vamos falar sobre santidade. Assim como, independentemente de namorar ou não, devemos seguir uma vida conforme os padrões bíblicos, quando iniciamos o namoro, devemos manter este padrão. 

Desde a criação, a vontade de Deus é que homem e mulher tenham um relacionamento para a vida toda (Gênesis 2:24 e Efésios 5:31). Por isso, o início de namoro já deve ter compromisso. No entanto, a sociedade secular nos ensina que não há problemas namorar e desmanchar, ficar, namorar, desmanchar de novo. Evidente que desmanchar um namoro é menos pior que um casamento, mas de qualquer forma as feridas são feitas. Os traumas e desapontamentos acontecem. Além disso, quem desmancha um namoro fica mais suscetível a desmanchar muitos outros. 

Início de namoro 

Se você é líder de jovens de uma igreja, uma dica é ter um protocolo de início de namoro. Muitas igrejas pedem que os jovens, antes de iniciar um relacionamento, iniciem um período, que a maioria chama de “corte”, ou seja de conhecimento. Para que ambos conheçam melhor um ao outro. Neste período, eles podem conversar sobre o futuro, conhecer melhor seus gostos, conhecer melhor seus hábitos. 

Ambos podem apenas orar por alguns meses antes de decidirem que realmente vão iniciar o namoro. Podem conhecer os gostos e preferência. Além disso, é uma forma de ambos buscarem, em Deus, a vontade do Pai. Neste período de oração, os pretendentes, que realmente são cristãos, vão pensar em como será o namoro, o que podem fazer para não cair em tentação, quais programas poderão fazer juntos e como vão iniciar as tratativas de um possível casamento. Sem ajuda do Espírito Santo, não há namoro santo. 

Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Mateus 5:28 

O mundo inteiro, às vezes até dentro da igreja, vai dizer que não precisam pensar em casamento. “Pra que a presa? Deixa pra pensar nisso depois. Agora não é hora de pensar em casamento. Você é muito nova para casar”. Mas se você não pensar em casamento, não vai se planejar. Sem se planejar, as coisas vão esquentar e você vai acabar cedendo às tentações porque não tem previsão de casar. O pensamento que “vai demorar muito” prevalece sobre a força de vontade de manter a santidade. 

Pode e não pode 

Beijos, carícias, ficar sozinho. Afinal, o que pode e não pode no namoro santo? Isso depende de cada igreja, de cada congregação, de cada pastor, mas, via de regra, o bom senso e a cautela prevalecem. Isso porque quando damos um beijo, não há como voltar atrás. Não vamos nos contentar em apenas dar as mãos. Quando fazemos carícias, sempre vamos querer um pouco mais. É natural, não tem como ser humano lutar contra a forma que Deus nos fez. Mas Ele nos fez assim para vivermos em um casamento e não de braços em braços. Para ser mais direto, podemos dizer que para manter um namoro santo, o ideal é que o casal: 

  • Evite ficar sozinhos, em especial em lugares fechados, como casa, cinema ou escritório 
  • Evitem ir ao cinema a sós 
  • Orem sempre pelo relacionamento 
  • Comuniquem suas autoridades na igreja (líder dos jovens) e seus familiares, claro 
  • Sejam cautelosos na vida financeira 
  • Não seja afoito ao entregar seus sentimentos 

Muitos cristãos, quando começam a namorar se entregam demais, e tudo vira supervalorizado, os sentimentos, as emoções, os medos, a dependência. 

Como falamos antes, o projeto em se casar é fundamental, exatamente para que as emoções e sentimentos sejam controlados e amenizados. 

Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. Colossenses 3:5  

No versículo acima lemos que devemos evitar os desejos deste mundo e compara a cobiça com a idolatria. Isso acontece porque quando cobiçamos algo, as chances de cometermos um pecado para consegui-la são grandes. Trocamos nossos valores. No namoro também é assim. Quando desejamos algo desesperadamente, chega uma hora que não nos preocupamos em pecar para conseguir o que queremos. 

Muitos acham exagero não recomendar que o casal não fique sozinho, mas é importante ressaltar que a sinceridade e autoconhecimento é fundamental para combater o pecado. 

Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte. Tiago 1:14-15  

Se você é líder e vai fazer uma pregação, ou palestra, sobre namoro santo, você também pode mencionar o seguinte versículo. 

Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal. Eclesiastes 12:14  

Quando pedimos auxílio do Espírito Santo, Ele nos guia para que possamos suportar e vencer os pecados. 

As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. 1Coríntios 10:13  

Esperamos que esta mensagem sobre namoro santo ajude você, e os jovens de sua igreja, a terem um relacionamento saudável, que culmine em um casamento, o início de uma família, gerada no coração de Cristo. Se você tem mais dicas sobre namoro santo, deixe suas sugestões nos comentários. 

Para complementar seu estudo sobre namoro santo, leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo sobre namoro santo

  1. Bom, meu namorado e eu já fizemos amor antes do casamento, mas agora estamos frequentando a igreja. Eu já encherguei q é errado isso, mas ele apesar de saber, ainda não esta totalmente convencido se quer ou não seguir um namoro santo. Eu estou totalmente disposta, não queria ter q abrir mão do meu namorado, mas se ele não tiver disposto a seguir comigo dessa forma, vou ter q deixa-lo, apesar de amar mto ele… Enfim, quais palavras devo usar com ele? Como ir convencendo ele a seguir esse caminho comigo? Preciso de orientação…

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *