fbpx

A volta de Jesus. Por que não podemos nos esquecer deste assunto 

A volta de Jesus. Por que não podemos nos esquecer deste assunto 

Falar sobre a volta de Jesus é importante para que a gente entenda que nosso comportamento deve evidenciar a nossa crença. Hoje em dia, quando alguns pregadores falam sobre a volta de Jesus, basicamente, eles querem falar de sinais, como pandemia, lua de sangue e outras coisas. Embora estes assuntos mereçam estudos, devemos ter em mente que falar do retorno de Cristo é fundamental para que a gente desempenhe nossa fé com mais fervor.  

Neste estudo, vamos ter como foco o público de jovens e adolescentes, pois eles são alvo de grandes ideologias, sendo atacados por todos os lados por ideias e propósitos que são contrários à Bíblia.  

Vamos tomar como base o texto de Atos 1.  

E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados como Espírito Santo, não muito depois destes dias. Atos 1:4 e 5 

Portanto, se você está preparando um sermão para jovens e adolescentes, comece lendo daqui, até o versículo onze. 

A volta de Jesus e o agir do Espírito Santo 

Nesta promessa, lemos um forte testemunho sobre a natureza de Deus, pois podemos observar o caráter da Trindade. Jesus menciona o Pai sobre a promessa do Espírito Santo, ou seja, as três naturezas de Deus agindo em conjunto. 

Quando falamos sobre a volta de Jesus, este versículo nos ensina que precisamos saber esperar, mas não apenas isso, pois devemos esperar o agir do Espírito Santo. Dessa forma, a promessa feita séculos antes pelo próprio Senhor se cumpriria. Agora, cabe a cada um de nós aguardar pela manifestação do Espírito Santo em nossa própria vida. 

Se você jovem, deseja agir conforme a vontade de Deus, então, você precisa esperar a manifestação do Espírito Santo em sua vida. Antes que você comece a traçar seus próprios sonhos e planos, você precisa aguardar a revelação do Espírito Santo em sua vida. 

Muitos jovens se convertem e logo querem “viver os propósitos de Deus”, no entanto, acabam seguindo seus próprios sonhos. Normalmente, querem ser cantor gospel, ou pregador de internet ou algo assim. Principalmente quando esse jovem já tem certa influência digital.  

As pessoas estão achando no meio “gospel” uma forma de ser famoso, popular. Abrem canal no YouTube, criam perfis em outras redes sociais e pronto! Agora, todos podem ser missionários sem ir para lugares distantes, como Angola, Líbia ou Nepal, pois em casa é mais confortável. 

Quando falamos sobre a volta de Jesus, falamos também de um avivamento, motivado pelo Espírito Santo. Até Jesus voltar, precisamos ser testemunhas até os confins da Terra e, para fazer isso, precisamos do agir do Espírito Santo. 

Portanto, antes de falar de sinais dos tempos ou que o fim está próximo, preocupe-se em receber o Espírito Santo. 

O que você sabe sobre a volta de Jesus 

Seguindo o texto, lemos uma reposta que Cristo dá aos discípulos sobre quando ocorreria seu retorno. 

Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; Atos 1:7 

Apesar da curiosidade dos discípulos, Jesus foi enfático ao falar que não cabe a nós discutir sobre isso. Podemos cogitar, estudar e até alertar as pessoas, mas, a verdade é que tudo não passa de especulação.  

O que aqueles discípulos queriam era a concretização do reino em Israel. Eles estavam preocupados com este mundo. Da mesma forma, muitas vezes, procuramos Jesus, mas estamos mais preocupados com este mundo. 

Queremos restaurar nosso emprego, queremos uma família abençoada, queremos uma casa maior e muitas outras coisas. Até podem ser pedidos legítimos, mas tudo isso não passa de “algodão doce” em nossa fé. 

Quando você come algodão doce é legal, mas não sustenta ninguém. Um bom emprego ou um carro legal são bons, mas não sustentam a fé de ninguém. Ou seja, enquanto o nosso foco for este mundo, não podemos executar o agir de Deus. 

Por isso, ouvimos cada vez mais músicas “cristãs” falando de “vou impressionar” ou “chegou a minha vez”. São músicas que reforçam nossa necessidade de recompensas neste mundo. Pois, a igreja está cada vez mais voltada para este mundo. Quanto mais o tempo passa mais “nos esquecemos” de Jesus. 

Testemunhe até Jesus voltar 

Portanto, não adianta especular sobre o tempo certo, faça o seu papel de cristão. Por isso, na sequência, Jesus diz: 

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8 

Jesus volta a ressaltar o poder do Espírito Santo, pois o que ele queria deixar claro é que os discípulos tinham que fazer alguma coisa. 

A terceira parte desse estudo sobre a volta de Jesus é que devemos fazer a nossa parte, ou seja, após o recebimento do Espírito Santo como nosso ajudador, devemos nos dedicar em fazer a obra. 

A ordem sobre testemunhar em todos os lugares nos faz refletir que devemos ser boas testemunhas de Jesus por onde passamos. Pois quando recebemos o poder do Espírito Santo, podemos ser testemunhas de Jesus no trabalho, na faculdade ou na vizinhança. 

A volta de Jesus é a nossa esperança de que toda lágrima será enxuta, a dor e a morte já não existirão. Por isso, devemos nos preparar adequadamente e, ainda, preparar as próximas gerações para que não se tornem como os que lamentarão dizendo “expulsei demônios em seu nome e fiz milagres em seu nome”, mas que não serão recebidos no Reino Eterno. Estes falsos mestres e falsos discípulos não souberam guardar a fé, como as virgens não prudentes. 

Então, até a volta de Jesus, lembre-se de fazer tudo com ajuda do Espírito Santo, foque o reino eterno e testemunhe em todos os lugares. 

Estude mais sobre a volta de Jesus 

Se você gosta deste tema e quer estudar mais sobre a volta de Jesus, recomendo o livro “Quando Cristo voltar”, de Max Lucado.onde ele explica como este será o melhor dia de nossas vidas. 

Outra dica é comprar uma boa bíblia de estudo. Como a Bíblia da Mulher que Ora. Que tem estudos específicos para o público feminino. Você pode ler uma análise completa, com fotos, neste artigo

Se você trabalha com jovens, indico o meu e-book 40 Esboços de Pregações Para Jovens

Para complementar seu estudo sobre a volta de Jesus, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *