fbpx

Estudo de Atos 2 para jovens: Arrependimento sincero 

Estudo de Atos 2 para jovens: Arrependimento sincero 

Neste estudo para jovens, vamos analisar o trecho de Atos 2:13 a 24. Aqui vamos ver como é importante o arrependimento sincero para recebermos o Espírito Santo. O trecho destaca o discurso de Pedro que gerou a conversão de aproximadamente três mil homens. O acontecimento relatado em Atos 2 é um dos mais importantes do cristianismo, pois relata o derramar do Espírito Santo, um assunto muito abordado por teólogos e estudiosos. Neste esboço de pregação para jovens, vamos analisar com o arrependimento daquelas pessoas gerou a conversão e o início de uma nova vida, conforme a doutrina dos apóstolos.  

Se você for levar este estudo de Atos 2 para jovens, ou outro público, acho o ideal seria fazer uma leitura inicial do versículo 13 ao 24. Depois, outros trechos podem ser destacados para a leitura não ficar longa, mas, se preferir, você pode fazer a leitura até o final do capítulo. 

Bêbados 

Atos 2 narra a descida do Espírito Santo. O povo que estava reunido começou a falar em línguas, pelo poder de Deus. No entanto, algumas pessoas que observavam o que acontecia debocharam, afirmando que estavam bêbados. 

Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados! Atos 2:13 

Essa é a condição natural do homem, zombando do agir de Deus. Quando não estamos em comunhão, apenas observando de longe, achamos que o sobrenatural é motivo de humor.  

Essa não é apenas a condição daqueles homens, mas de todos nós. Quando nossa fé é abalada, ou quando deixamos de ter fé em Deus, nossos parâmetros morais são abalados e discordamos do estilo de vida bíblico.  

Precisamos tomar cuidado para não deixar que a nossa fé seja parcial ou “seletiva”, ou seja, cremos apenas no que convém. Por exemplo, cremos nas promessas de vitória, mas não aceitamos perdoar os inimigos. Nossa fé precisa ser completa, caso contrário, nossas atitudes são semelhantes às atitudes destes homens, que zombavam do agir de Deus. 

Você, jovem, precisa ser firme nas suas convicções. Na faculdade e no ambiente de trabalho, por exemplo, pessoas vão querer te induzir a crer que não tem nada de mais ter relacionamento sexual antes do casamento, beber socialmente, aprovar aborto ou que o comportamento homossexual deve ser aceito na igreja. Ou você toma uma postura firme de defender as Escrituras, ou você estará como estes homens, zombando poder de Deus, revelado em sua Palavra. 

Escute 

Para não cairmos no erro de sermos zombadores do agir do Espírito Santo, precisamos escutar a Palavra. Repare que os zombadores tinham visto o poder sobrenatural do Espírito Santo, mas o que fez com que se convertessem, foi a pregação de Pedro, como lemos na continuação deste estudo de Atos 2. 

Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. Atos 2:14 

Quando queremos dar razão a nós mesmos, a primeira iniciativa é bloquear as opiniões contrárias, ou contato com pessoas que discordam da gente. Em muitos casos, quando começamos a esfriar a nossa fé, nossa primeira reação é deixar de ir aos cultos, quando deveríamos fazer o contrário, pois é a pregação que produz o arrependimento, como lemos neste estudo de Atos 2. 

A comunhão com os irmãos e a proximidade da Palavra de Deus é, portanto, que produz em nós o reconhecimento de nossas falhas e nossos pecados. 

Ao ler Êxodo 20, percebemos a similaridade com a narrativa de Atos 2 e isso, contudo, não é mera coincidência, pois em Atos 2 eles estavam realizando a festa de Shavuot, quando os judeus comemoram a entrega das leis, narrada em Êxodo 20. 

Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. Êxodo 20:18 

Em Êxodo 20 também observamos pessoas que ficaram de longe, observando o agir de Deus. Não podemos ser meros observadores do agir de Deus. Precisamos ouvir a palavra com disposição ao arrependimento. Os jovens não podem ser meros espectadores, indo para a igreja por obrigação ou para desencargo da consciência. Precisam abrir a mente e coração para o arrependimento. 

Seja servo 

Seguindo este estudo de Atos 2 para jovens, podemos observar que Pedro menciona o profeta Joel, mencionando uma importante profecia da Antiga Aliança. 

até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. Atos 2:18 

O Senhor vai buscar servos e servas para agir. O que lemos neste trecho de Atos 2 é que Deus derramou seu Espírito sobre os seus servos e servas que ali estavam. As pessoas que observavam e zombaram do agir do Espirito Santo não tinham um coração e uma atitude de servo, por isso, não receberam a porção do Espírito. 

Muitas vezes a nossa fé se esfria porque achamos que não somos usados pelo poder de Deus e isso nos leva a duvidar das pessoas que falam que são usadas por Deus.  

Mas, na verdade, não somos visitados pelo Espírito Santo porque não temos uma postura de servos. Precisamos ser obedientes e isso tem relação com o que foi mencionado no começo deste estudo de Atos 2, precisamos ser convictos de que a Bíblia é um guia perfeito de conduta moral. Ser servo significa obedecer fielmente, crer e se dispor a defender os padrões estipulados nas Escrituras. Não podemos abrir mão da verdade pela vergonha de ser rotulado de “fundamentalista” ou “fanático”. 

Conclusão do estudo de Atos 2 – O que você vai fazer? 

Se você for levar este estudo de Atos 2 para uma reunião de jovens e adolescentes, você pode concluir com a leitura do versículo 37. 

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? Atos 2:37 

Ao ouvir a pregação de Pedro, aqueles homens questionaram o que poderiam fazer. Este tipo de pergunta, na Bíblia, sempre está relacionado com o desejo de agir corretamente, de responder adequadamente a uma orientação. Podemos concluir este esboço de pregação refletindo sobre o que vamos fazer com o que aprendemos hoje? 

  • Você vai continuar defendendo padrões comportamentais que não condizem com a Bíblia?  
  • Continuar com medo, ou vergonha, de falar de nossa fé?  
  • Deixar que a mídia e o desejo de aprovação e “Likes” nas redes sociais guiam nossa forma de pensar?  
  • Como você vai se posicionar, sabendo que o Espírito Santo, o Espírito de Deus pode se manifestar em você, desde que você se comporte como servo? 

Então, tome uma decisão correta, como vimos neste estudo de Atos 2, e deixe que o Espírito Santo guie suas decisões. 

Bíblias de estudo para aprofundar seu estudo de Atos 2 

Portanto, se você quer aprofundar seus estudos bíblicos, recomendo que adquira uma boa Bíblia de Estudo, com a Bíblia de Estudo Integrada, que tem um preço acessível e é ideal para quem está iniciando seus estudos. 

Para quem já tem um conhecimento, porém, deseja uma Bíblia mais completa, minha recomendação é a Bíblia de Estudo Thomas Nelson, que possui mapas e fotos coloridas, introdução de cada livro, explicação detalhada de temas e versículos e quase 30 artigos teológicos. 

Para complementar este estudo de Atos 2, você pode ler também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo de Atos 2 para jovens: Arrependimento sincero 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *