fbpx

Pregação para culto de jovens sobre Mateus 28 

Pregação para culto de jovens sobre Mateus 28 

Após sua ressurreição, Jesus se reencontrou com seus discípulos, deixando algumas orientações. Neste esboço de pregação para culto de jovens, vamos ver como devemos cumprir a ordem de Jesus nos dias atuais, levando em consideração, principalmente, a rotinas dos jovens e adolescentes.

Como podemos ser testemunhas de Jesus em um mundo com cada vez mais aversão aos ensinamentos bíblicos? Este esboço de pregação sobre Mateus 28 vai te ajudar a elaborar um estudo que gere reflexão sobre nosso relacionamento com Deus e sobre nosso comportamento diante da sociedade. Para um melhor proveito deste estudo, recomendo que, após a leitura, você leia o capítulo bíblico mencionado com atenção. 

Quando falamos sobre a vida de Jesus e seus principais acontecimentos, logo pensamos em duas datas especiais: o dia de seu nascimento e o de sua ressurreição. No entanto, esquecemos de um outro dia fundamental, a data se sua volta. Parece que dois mil anos de espera já passou do limite, já esperamos muito. Porém, o cristão precisa manter viva na memória a esperança do retorno do Senhor. Até lá, precisamos cumprir sua ordem de pregar o Evangelho, a toda criatura.  

Mas para pregar o Evangelho com autoridade, é necessário compreender bem as palavras de Jesus. Esta análise de Mateus 28 vai nos ajudar a entender como falar do amor de Deus a todos, com o poder cedido pelo Espírito Santo. 

Fique com seus irmãos 

Vamos começar esta pregação para culto de jovens com o texto a seguir. As primeiras pessoas a verem Jesus após sua ressurreição foram algumas mulheres. Em Mateus lemos que ele deu uma orientação a elas. 

Então Jesus disse: — Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galileia, e eles me verão ali.  Mateus 28:10  

Aqui lemos Jesus chamando seus discípulos de irmãos pela primeira vez. Neste trecho ele pede que se reúnam na Galileia, lugar já bem conhecido pelos seus discípulos. Notamos aqui que Jesus não mandou imediatamente que saíssem falando sobre sua ressurreição. Primeiro, os discípulos precisavam estar reunidos. 

Acredito que tem algo muito importante aqui para nossa vida cristã. Precisamos estar reunidos com nossos irmãos. Se quisermos pregar o evangelho com autoridade e impacto, precisamos estar em comunhão, participando de uma igreja. Desde aquela época, os cristãos tinham um ponto de referência, que acabou originando as igrejas como conhecemos hoje.  

O grande problema de hoje em dia é que está se tornando comum vermos os “cristãos sem igreja” porque essas pessoas acham que não é preciso congregar em uma igreja para ser cristão. Conheço, e conheci, muitas pessoas assim e, eu mesmo quase fui um deles. Posso garantir que sem a comunhão em uma igreja, nossa forma de evangelizar e testemunhar mudam muito. Quando não frequentamos uma igreja propositalmente, não conseguimos falar de Jesus com a mesma convicção de quando estamos em um ministério. 

A primeira coisa que aprendi neste estudo de Mateus 28 é que estar com os irmãos, em comunhão, é fundamental para pregarmos o evangelho até os confins da terra. Apesar de inúmeras desculpas e pretextos, não lemos em lugar algum da Bíblia uma ordem para que alguém deixasse de congregar. 

Então, os jovens precisam ter em mente que participar em de uma igreja é essencial para pregar o Evangelho. 

Desmentindo os cristãos 

A partir do versículo 11 lemos como soldados e líderes judeus da época criaram um boato para tentar refrear a notícia de que Jesus havia ressuscitado. Repare no detalhe a seguir. 

dizendo-lhes: “Vocês devem declarar o seguinte: ‘Os discípulos dele vieram durante a noite e furtaram o corpo, enquanto estávamos dormindo’. Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema”. Mateus 28:13,14 

O segundo ponto de destaque nesta pregação para culto de jovens é que sempre vão tentar desmentir Jesus. Desde aqueles dias, algumas pessoas tentaram afirmar e comprovar que as palavras de Jesus não eram verdadeiras e que os ensinamentos dos cristãos não eram reais.  

Em nossa vida sempre vamos nos deparar com pessoas como aquelas, que desejam desmentir as Escrituras. Algumas pessoas vão dizer que não dá pra confiar na Bíblia porque é um livro antigo, outras vão declarar que Jesus foi um grande homem, mas não foi filho de Deus, ou que algumas passagens bíblicas são verdadeiras e outras não. 

Até o retorno de Jesus precisaremos encarar essas acusações e saber como lidar com essas mentiras, não apenas para fortalecer nossa própria fé, como também para animar e estimular outros cristãos. Precisamos saber como refutar a hipótese da evolução, por exemplo, ou ideias modernas e progressistas que contradizem os princípios bíblicos. 

Para pregar o Evangelho com autoridade, você precisa saber desmentir o que falam de Jesus. E isso acontece quando você: 

  • Participa de uma igreja 
  • Lê e estuda os assuntos bíblicos 
  • Ora e pede sabedoria a Deus para responder questões contraditórias e polêmicas sobre a Bíblia e o cristianismo 

Espere o poder do Alto 

Podemos finalizar este modelo de pregação para culto de jovens com um complemento que está em Atos. 

Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Atos 1:4 

Nesta passagem, lemos mais uma orientação de Jesus para os discípulos antes que eles saíssem para pregar o evangelho a toda criatura, eles deveriam esperar para receberem a promessa de Deus, que é mencionada logo em seguida. 

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.  Atos 1:8 

Antes de pregarem, os próprios discípulos precisaram esperar pelo poder do Espírito Santo. Muitas vezes, queremos fazer a obra de Deus pela nossa vontade e não pelo poder do Espírito Santo. Estou me referindo às pessoas que, por exemplo, querem pregar por vaidade e não porque foram capacitados por Deus, ou então que desejam tocar na equipe de louvor, mas movidos pela sua vaidade de querer “aparecer” e se mostrarem talentosos. Ao participar da obra, ainda que seja para evangelizar e falar do poder de Deus, precisamos esperar para sermos capacitados por Deus. 

Ao pregar, tocar, ensinar ou fazer qualquer outra obra do Corpo de Cristo, lembre-se que é Deus que te capacita, pelo Espírito Santo. Até que Jesus volte, precisamos fazer a obra compreendendo que dependemos da ação de Deus para que os resultados sejam conforme a vontade de Deus. 

BAIXAR ESSE ESTUDO DE MATEUS 28 EM PDF

Complemente seu estudo bíblico de Mateus 28 

Para aprofundar seus estudo, o ideal é adquirir uma Bíblia de Estudo completa e profunda, como a Thomas Nelson. 

Se você é líder de jovem, recomendo o meu e-book 40 Esboços de Pregações para Jovens, disponível para Kindle. Se você tem o plano ilimitado, pode lê-lo de graça. 

Para complementar seu esboço de pregação para culto de jovens sobre Mateus 28, você também pode ler: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *