fbpx

Ensinamentos do naufrágio de Paulo para o seu casamento

Ensinamentos do naufrágio de Paulo para o seu casamento

Neste estudo bíblico para casais, vamos analisar o naufrágio de Paulo, relato em atos 27 e 28. O objetivo deste estudo não é falar apenas aos casais que estejam vendo seu casamento naufragando, mas também aos que desejam evitar que seu relacionamento entre uma fase de tempestade. Ao analisar o texto, podemos ver que Paulo e todas aquelas pessoas que passaram por aquele problema aprenderam muito para sua vida pessoal.

Neste estudo bíblico para casais vamos ver como aplicar os princípios dessa narrativa e m nosso lar.

Se você quer montar um estudo bíblico para casais para ministrar em sua igreja, recomendo que leia os capítulos 27 e 28 de Atos, pois assim você poderá ser instruído pelo Espírito Santo a produzir uma ministração com mais detalhes para o seu grupo.

O aviso sobre o naufrágio de Paulo

O primeiro ponto que me chamou a atenção no naufrágio de Paulo é que o apóstolo já havia advertido o que os navegantes deveriam fazer, mas ele foi ignorado.

Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre do que no que dizia Paulo. Atos 27:11

Para manter, ou um restabelecer, um bom relacionamento, precisamos escolher bem a quem damos ouvido. De um lado marinheiros experientes e do outro lado Paulo. Provavelmente, se eu estivesse no lugar do centurião, também daria mais crédito ao piloto e ao mestre, pois eram profissionais qualificados. Paulo, no entanto, representava alguém sob a autoridade de Deus. Neste caso, o homem com a Palavra de Deus merece mais atenção.

Em nosso casamento, muitas vezes, ouvimos dois tipos de conselhos. Um que vem de pessoas como amigos, psicólogos ou terapeutas. E o outro tipo que vem da Palavra de Deus. Muitas vezes, damos mais crédito aos profissionais do que às Escrituras. Ou aos amigos e parentes, como mãe e irmãos, do que à Bíblia.

O primeiro item relevante neste estudo bíblico para casais é que precisamos dar prioridade aos conselhos que vêm da Palavra

A ilha de Malta

Outro ponto importante é que o naufrágio de Paulo aconteceu próximo ao destino.

Havendo escapado, então, souberam que a ilha se chamava Malta. Atos 28:1

Se olhar no mapa, verá que a ilha onde eles ficaram fica bem perto do destino. Muitas vezes, os nossos problemas aparecem após uma longa jornada, inclusive, no casamento.

O segundo ponto que quero destacar neste estudo bíblico para casais é que muitos atritos de relacionamento não são tratados no começo e, como tempo, viram uma grande dor de cabeça.

O casal não pode deixar que pequenos desentendimentos sejam empurrados para “debaixo do tapete”. É preciso diálogo, reconhecer erros e mudar de atitude a todo momento no casamento. Tudo isso para evitar problemas lá na frente.

Paulo avisou

Já vimos que Paulo já tinha falado a todos sobre os possíveis problemas. Mais tarde, todos viram que ele tinha razão, mas, mesmo assim, não ficou apontando culpados. Abaixo, selecionei a versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Fazia muito tempo que eles não comiam nada. Então Paulo ficou de pé no meio deles e disse: — Homens, vocês deviam ter dado atenção ao que eu disse e ter ficado em Creta; e assim não teríamos tido toda esta perda e este prejuízo. Mas agora peço que tenham coragem. Ninguém vai morrer; vamos perder somente o navio. Atos 27:21-22

Também preciso destacar neste estudo bíblico para casais, baseado no naufrágio de Paulo, que o bom relacionamento depende muito do esforço de não se ficar apontando culpados em momentos de crise. O mais importante é achar uma solução. Quando apontamos culpados, não queremos nos envolver na crise e isso só piora a situação. O casal tem que trabalhar em solucionar problemas. O “culpado”, se houver, precisa ter a humildade de reconhecer que precisa de ajuda para a solução. Com o tempo, marido e mulher vão aprender a confiar um no outro, se abrirão cada vez mais e os problemas serão cada vez menos graves, pois ambos estarão atentos.

Os destroços

O quarto item que quero mencionar é como algumas pessoas se salvaram do naufrágio ao se apegarem aos destroços do navio.

E mandou também que os outros se salvassem, segurando-se em tábuas ou em pedaços do navio. E foi assim que todos nós chegamos a terra sãos e salvos. Atos 27:44

Do ponto de vista deste estudo bíblico para casais, esta parte é bem importante, pois nos revela que algumas pessoas se salvaram porque se asseguraram aos destroços.

Em nosso casamento, precisamos manter o foco nas coisas positivas, ainda que sejam raras e não sejam tão perfeitas como gostaríamos. Podemos nos apegar a pequenas “tábuas” para ajudar a salvar o relacionamento, ou seja, poucos aspectos positivos já são suficientes para a salvação do casal, se você estiver preocupado em focar os lados positivos.

A Serpente

Por fim, algo interessante que aconteceu depois do naufrágio de Paulo, foi o ataque de uma serpente ao apóstolo.

Paulo ajuntou um feixe de gravetos e os estava jogando no fogo, quando uma cobra, fugindo do calor, agarrou-se na mão dele. Atos 28:3

A serpente sempre nos ataca quando estamos mais vulneráveis. Paulo já tinha passado por uma situação caótica. Devia estar cansado, desidratado e com frio. Para piorar, uma serpente o ataca.

Outra coisa que aprendi com o naufrágio de Paulo e desejo compartilhar com vocês é que os ataques da serpente, chamada satanás, sempre ocorrem quando estarmos vulneráveis.

Quando nos sentimos pouco amado, ou que não somos reconhecidos pelo cônjuge ou quando passamos por uma crise financeira, por exemplo. Nestes momentos aparecem propostas, oportunidades, dúvidas ou conselhos do maligno para acabar de vez com o casamento. Assim, como Paulo, precisamos estar alertas e firmes na fé para não aceitar o veneno da serpente.

Mas Paulo sacudiu a cobra para dentro do fogo e não sentiu nada. Atos 28:5

Termino este estudo bíblico para casais, baseado no naufrágio de Paulo, ressaltando que para manter nosso casamento vivo, precisamos trabalhar arduamente e estarmos atentos aos ataques da serpente.

Com a fé forte, sobreviveremos aos momentos mais difíceis e nosso casamento não vai se “afogar”. Assim como Paulo sobreviveu àquela tempestade, seu casamento também vai sobreviver, se você:

  • Ouvir as pessoas certas
  • Procurar soluções e não culpados
  • Deixar que pequenas coisas positivas sirvam de estímulo para você
  • Estiver atento para não aceitar o veneno da serpente.

BAIXAR ESSE ESTUDO PARA CASAIS SOBRE O NAUFRÁGIO DE PAULO

Complemente seu estudo

Quem trabalha com casais, pode adquira o meu livro “Manual do Líder da Equipe de Casais”, que traz importantes dicas para quem lidera esse ministério, como: 

  • Como trabalhar com casais em crise 
  • Como fazer o planejamento anual 
  • Como montar e estruturar seus estudos. 

O livro físico pode ser adquirido pela editora Uiclap por R$26,54. Ou pela Amazon. Porém, pelo Mercado Livre p envio é mais rápido. E o valor mais barato é o do e-book para Kindle, que custa R$ 21,80. 

Outro bom material é Devocionais para casais, com 365 devocionais agrupadas em 52 grupos. Sensacional para líderes.

O livro Casamento a três é um excelente livro para casais colocarem em prática algumas dicas desse post.

Para complementar este estudo sobre o naufrágio de Paulo, para casais, leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *