fbpx

Jesus, a água da vida em nosso casamento

Jesus, a água da vida em nosso casamento

Manter o relacionamento saudável exige postura e atitudes diárias. Para isso, precisamos beber da fonte de Jesus, a água da vida. Neste texto vamos ver como a passagem da mulher samaritana pode nos ajudar a manter um matrimônio abençoado. Assim como precisamos, diariamente, beber água, para manter nosso corpo saudável, precisamos, todos os dias, buscar o Senhor e sua vontade, para não deixar que o casamento deixe de ser uma bênção. 

Para esta reflexão para casais, recomendamos que leia a passagem de João 4:1 a 42. Assim, que lemos o texto, vemos que Jesus estava saindo da Judeia para ir para a região da Galileia. Entre as duas regiões estava Samaria, região evitada pelos judeus mais tradicionais, pois os samaritanos eram considerados impuros e hereges. Isso porque era um povo que absorvia os costumes de outros povos com facilidade. Para os judeus da Judeia e da Galileia, os samaritanos eram hereges, a tal ponto de evitarem até passarem pela região, muitos faziam um caminho mais longo para ir da Judeia à Galileia, ou vice versa, para evitarem passar pela região de Samaria. 

Divergências 

Conhecer um pouco essa abordagem da época, nos faz pensar sobre as divergências que temos em casa também. As divergências entre judeus e samaritanos fez que os povos, pouco a pouco, parassem de se falar, embora tivessem a mesma fé. Não podemos, em nosso relacionamento conjugal, deixar que as pequenas diferenças em nossa forma de pensar, ou agir, esfriem nosso relacionamento. Com o tempo, essa divergência pode ir se tornando maior, migrando para diversas áreas e fazer que o casal passe a ver apenas os defeitos no cônjuge, assim como judeus e galileus viam apenas as divergências dos samaritanos, a ponto de poucos os considerarem “irmãos” da família Israel. 

O casal precisa saber se comunicar, precisa abordar as questões onde existem divergências, desde pequenas diferenças na forma de estender a roupa, guardar a louça ou fazer o arroz, até pontos mais relevantes como organização financeira, relacionamento com parentes ou objetivos a curto, médio e longo prazo. Se o marido quer juntar dinheiro para comprar um carro e a mulher prefere fazer uma viagem, é preciso que o casal converse sobre seus objetivos, orem e comecem a atuar na mesma direção. Uma casa dividida não prospera. Por isso, os planos do casal precisam ser alinhados o quanto antes. Até mesmo antes de se casarem, se possível. Se você já está em um ponto avançado de divergências, ore a Deus beba da água da vida, Jesus, para que sua família volte a caminhar com objetivos em comum. 

Bebendo da fonte 

Devemos beber da água da vida, Jesus, para nutrir nosso relacionamentoAo conversar com a mulher samaritana, Jesus declara ser a água da vida, em contraste com a água natural que a mulher fora pegar. Aqui, Jesus ensina algo fundamental para a fé cristã. A água natural, assim como todos os valores deste mundo, é passageira, podemos beber muito desta água, mas logo teremos sede de novo. Se o nosso casamento se baseia em satisfações naturais, precisaremos sempre alimentar essa satisfação para mantê-lo estável, mas logo essa relação acaba. Se nosso relacionamento não tiver vínculo com o Eterno, o seu sustento pode vir a ruir um dia. 

O casal precisa beber da aguda da vida, Jesus, para manter o casamento em harmonia. É preciso empenho, coragem, esforço e dedicação para que Jesus seja o centro da família. Por isso, o casal precisa manter hábitos saudáveis que sustente a fé, como leitura bíblica, leitura de livros cristãos, comunhão com os irmãos da igreja e oração, por exemplo. Assim, ambos vão estar, diariamente, nutrindo a si mesmo, para dar apoio e sustento ao casal, e à família. É preciso ficar menos tempo na internet, na televisão, com amigos ou parentes (em festas e até mesmo momentos de lazer), para nos dedicarmos ao lar, ao casamento, ao relacionamento. Nossos momentos de lazer, no casamento, devem priorizar o cônjuge e não mais os irmãos, pai ou mãe. 

Eu não tenho marido 

Jesus desafia a mulher a encarar seu pecado, ela reconhece que não tinha marido, ou seja, possuía um estilo de vida que não agradava a Deus. Ao ser confrontado pela pergunta de Jesus, a mulher foi precisa ao dizer que não tinha marido. A reposta de Jesus revela que aquela mulher tinha um pecado em sua vida, em sua rotina, pois mantinha uma rotina de ter relacionamentos com homens que não eram seus maridos. Ao ouvir seu pecado, a mulher não se defendeu, não ficou se explicando ou se desculpando. Ela entendeu a gravidade de seu erro, por isso, Jesus, na sequência, a parabeniza dizendo “disseste a verdade”. 

Para manter nosso relacionamento vivo, precisamos beber a água da vida, que nos mostra como podemos lutar contra o pecado. Quando estamos longe da comunhão com uma igreja, sem leitura bíblica e sem uma vida de oração, aceitamos o pecado em nossa vida com muita facilidade, pois a sociedade considera normal muita coisa que é condenada na Bíblia. Não cultive um “pecado de estimação”, confronte suas necessidades espirituais e decida beber da água da vida. 

Adoração 

Manter o casamento significa estar em constante adoração ao Pai, em espírito e em verdade, ou seja, o tempo todo. No diálogo entre a mulher e Jesus, em determinado ponto, Cristo fala sobre os verdadeiros adoradores, que o adoram em espírito e em verdade. Assim, o casal precisa adorar a Deus, constantemente, em espírito e em verdade, bebendo diariamente da água da vida. 

Para complementar este estudo sobre a água da vida em nosso casamento, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *