fbpx

Estudo sobre Marcos 10:8 – Os dois se tornarão uma só carne

Estudo sobre Marcos 10:8 – Os dois se tornarão uma só carne

Neste estudo sobre Marcos 10:8, aprenderemos o que significa o termo “os dois se tornarão uma só carne”, usado por Jesus para definir como deve ser o relacionamento entre marido e mulher. Se você lidera a equipe de casais de sua igreja, então, este estudo pode te ajudar a montar um esboço de pregação sobre casamento, com objetivo de falar sobre união no casamento. 

Não importa se você é recém-casado ou já está em um matrimônio há décadas, entender a importância de união no casamento, é fundamental para que o relacionamento permaneça estável por muitos anos.  

Com o passar do tempo, muitos casamentos se desfazem porque a união deixa de ser uma característica entre os cônjuges. Seja na vida financeira, na forma de pensar sobre a criação dos filhos ou em como administrar a rotina da família. Quando marido e mulher não agem em união em assuntos íntimos, que fazem parte da rotina da família, a tendência é gerar um desgaste. 

Para que você entenda bem esta reflexão, vamos ler o seguinte texto: 

Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10:6-8 

Estudo Sobre Marcos 10:8 – Parte 1: Deus os fez 

Se você preferir, para melhor compreensão deste estudo sobre Marcos 10:8, leia o capítulo desde começo. Na ocasião, Jesus estava ensinando sobre divórcio para os fariseus. Então, Jesus explica que apesar de Moisés ter escrito leis sobre o divórcio, esta nunca foi uma opção para Deus. 

Jesus explica que, desde a criação, Deus fez o ser humano com macho e fêmea. Aqui lemos, portanto que o propósito inicial da união vem de Deus. Foi o Senhor que determinou que o ideal seria o homem viver em matrimônio com a mulher. 

A primeira coisa que devemos compreender, para que possamos viver em união no casamento, é que o Senhor determinou que fosse assim: um homem e uma mulher. Cada um com características diferentes um do outro, mas vivendo em harmonia. 

Portanto, o que quero reforçar neste estudo sobre Marcos 10:8 é que a união entre marido e mulher é um propósito de Deus. Dessa forma, devemos nos empenhar para que esta unidade seja alcançada. 

Não desista da União 

Assim como cada um de nós tem um ministério a cumprir e, seja qual for o ministério, sabemos que enfrentaremos problemas e dificuldades, o casamento também é um propósito que vai gerar alguns conflitos e dificuldades. 

Ser missionário é difícil, mas pergunte a um missionário comprometido se ele quer desistir. Da mesma forma, quando entramos em um casamento, assumimos uma condição que não deve nos permitir desistir. 

Hoje vivemos em uma sociedade que nos ensina a desistir de qualquer coisa que nos incomode: 

  • O casamento está chato? – Desista 
  • Está me corrigindo? Responda-  “Eu aguento mais engolir sapo”. “Eu não levo desaforo pra casa” e assim por diante” 
  • Quer continuar viajando e vivendo sossegado? Desista de ter filho. 

Vivemos cada vez mais voltados para nosso ego, se você não estiver firme em Cristo, acaba entrando neste barco também, inclusive no casamento. 

Portanto, como estamos vendo neste estudo sobre Marcos 10:8, não desista de manter a união no casamento! 

Estudo Sobre Marcos 10:8 – Parte 2: Uma só carne 

A segunda parte de nosso estudo sobre Marcos 10:8 é focada no termo “os dois se tornarão uma só carne”. O termo usado por Jesus, traduzido ao pé da letra seria como “amarrados juntos”. Isso explica por que ele também ressalta deixar pai e mãe. 

A união entre marido e mulher é mais forte do que mãe e filho, por exemplo. Deus nunca planejou marido abandonar a mulher, mas ordenou abandonar pai e mãe, pelo matrimônio. Percebe, então, a força disso. 

Às vezes somos tão apegados aos nossos pais, que temos dificuldade de nos dedicar ao casamento como deveríamos. Outras pessoas sonham tanto em serem profissionais de sucesso que sacrificam a família por esse propósito. 

Enquanto o casal não se dedicar ao casamento como se fossem uma só pessoa, atritos surgirão. Ser a mesma carne significa se compadecer e compreender as necessidades do outro. 

Quando cortamos um dedo, a dor é transmitida ao cérebro, que reage. Um só corpo, reage porque os órgãos estão interligados. O casal precisa estar sintonizado nas emoções e sentimentos, um do outro, reagindo juntos e ajudando um ao outro. 

Estudo sobre Marcos 10:8 – Parte final: Não serão dois 

Em nossa última parte deste estudo sobre Marco 10:8 quero ressaltar o termo não serão dois. Este termo nos remete prontamente ao que foi dito anteriormente, “uma só carne”. 

Jesus ensinou que uma casa dividida contra si não subsiste. Um casal dividido contra si não subiste. Não é possível cada um possa ter uma educação financeira por si. Não é possível criarem filhos separadamente.  

Outro ensinamento de Jesus, que podemos aplicar aqui é que devemos ser um, assim como Ele e o Pai são um. Pensando juntos, concordando, agindo em harmonia. 

Embora, em um casamento, seja normal preferências diferentes, a harmonia em relação aos assuntos mais íntimos deve ser alcançada e protegida. 

Aprofundando seu conhecimento 

Para estudar mais sobre o assunto, você pode ler o livro As 5 linguagens do amor, de Gary Chapman, um clássico da literatura cristã, voltada aos casais. 

Outro livro que indico é Quando Pecadores dizem Sim, de Dave Harvey. A obra ressalta a importância do Evangelho no relacionamento a dois. 

Se você trabalha com casais, então, a melhor opção é o Manual do Líder da Equipe de Casais, um guia prático com dicas de liderança, organização de eventos e elaboração de estudos. 

Outros estudos em nosso site, que podem te ajudar a aprofundar o estudo de Marcos 10:8 são: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *