fbpx

Estudo bíblico 2 Coríntios 5 

Estudo bíblico 2 Coríntios 5 

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 5 vamos analisar como este trecho da carta de Paulo é muito informativo. Se você quer se aprofundar mais na Palavra de Deus, continue lendo este estudo e descubra algumas informações fundamentais para a interpretação deste trecho. 

Para montar este estudo sobre 2 Coríntios, eu utilizei a Bíblia de Estudo Anotada e Expandida e a Bíblia da APEC, assim como o site Blue Letter Bible. Para a transcrição dos versículos, eu usei a versão Almeida Corrigida Fiel. 

Estudo bíblico 2 Coríntios 5:1 a 6 

Vamos este estudo bíblico de 2 Coríntios 5 analisando os primeiros versículos desta epístola. 

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 2 Coríntios 5:1-4 

No primeiro versículo lemos sobre nossa casa terrestre. Aqui, Paulo apresenta um contraste entre nosso corpo temporário e carnal com o corpo ressurreto. Como construtor de tendas, Paulo conhecia bem temporalidade das casas terrenas. 

Em seguida, ele explica que este é o motivo por gemermos com os sofrimentos dessa vida. Então, ele usa o termo “estando vestidos” como uma analogia para afirmar que termos nosso corpo. Porém, enquanto estamos nesse corpo, estamos fadados ao sofrimento, ou “carregados”, como ele diz. Então, nosso objetivo não é o desejo de ser “despidos”, ou seja, sem corpo, mas receber o corpo da vida eterna. 

Pare e reflita nisso: seu corpo é apenas uma parte de você, mas não é você inteiro. Você é mais do que um corpo. Por isso, suas aflições são passageiras. 

Na cultura grega da época, uma alma sem corpo era o auge de um ser, pois consideravam o corpo uma prisão. O corpo em si não é mau. O problema é que nosso corpo é decaído, em virtude do pecado.  

Deus tem propósitos para o corpo, ainda que teólogos tenham opiniões divergentes e muitas dúvidas sobre o assunto ainda existam, a Bíblia deixa claro que os que estão em Jesus receberão um corpo glorioso. 

Estudo bíblico 2 Coríntios 5, versículos 7 a 12 

Seguindo nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 5, vamos pular para o versículo 7. 

Porque andamos por fé, e não por vista. 2 Coríntios 5:7 

Neste trecho lemos que andar, embora seja uma ação primordial do ser humano, é muito complicado quando devemos fazer isso pela fé, pois exige que creiamos no sobrenatural. Você acredita nisso? 

Você não pode ver Jesus, mas pode senti-lo e viver conforme seus ensinamentos, pela fé. Fazemos isso crendo em sua presença e em suas promessas para o futuro. 

Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos.  2 Coríntios 5:9-11 

O termo traduzido por “muito desejamos”, algumas vezes por “Nos esforçamos” é um termo que só aparece duas vezes na Bíblia- Romanos 15:20 e 1 Tessalonicenses 4:11. Paulo queria velos vivos (presente) ou mortos (ausentes). Lendo Atos 18:12, podemos ver que os coríntios tinham bastante familiaridade com o termo tribunal.  

Como agradar a Deus?

Existem condições que só podemos agradar a Deus nessa vida terrena. No Reino Eterno não haverá necessidade de fé, resistir às tentações ou coragem para evangelizar. Então, aproveite essa vida para agradar a Deus. 

Ao consultar diversas fontes para montar este estudo bíblico de 2 Coríntios 5, vi que muitos estudiosos indicam que os cristãos, segundo o trecho lido acima, serão julgados por suas obras, para que recebam o devido galardão. O termo “mal” é uma referência às obras inúteis. 

O julgamento aqui não é o mesmo de Apocalipse 20. O termo usado aqui, em grego, é “bema”, que significa degrau, um lugar elevado ou uma plataforma. O juiz romano sentava-se ali para sua sentença. O “bema” era visto como um objeto de respeito e medo. 

O julgamento aqui é muito semelhante com o mencionado em 1 Coríntios 3. 

O termo traduzido por temor indica que devemos ter reverência ao Senhor, pois ele nos julgará. Por isso, devemos nos empenhar em converter novas vidas, pois isso seria uma boa forma de ganhar a vida de quem ainda não alcançou essa graça. 

2 Coríntios 5:13 a 15 

Seguindo com nosso estudo bíblico de 2 Coríntios, vamos analisar o seguinte trecho: 

Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós. Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando-nos assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:13-15 

Quando Paulo usa o termo “se enlouquecemos” é porque ele está, possivelmente, respondendo a alguma crítica. Talvez, alguns de seus rivais o estivessem chamando-o de louco. Jesus foi chamado de algo semelhante em Marcos 3:21 e Atos 26:24. Estudiosos acreditam que os cristãos de Corinto achavam Paulo louco por se gloriar de sua dor e sofrimento.  

Da mesma forma, o mundo pode te achar louco por escolher sofrer por amor ao Evangelho, por buscar santidade, optar pela castidade ou decidir ser submisso às autoridades. 

Ao dizer que o amor de Jesus nos constrange e nos julga, Paulo está dizendo que o amor de Cristo por nós nos controla, ou seja, nos mantém dentro de limites que para outras pessoas não seria aceitável. Como estamos convencidos do amor de Jesus, isso nos motiva a sermos obedientes.  

O amor de Cristo tem o poder de nos influenciar e nos motivar a seguir fazendo a obra, assim como fez com Paulo. 

Depois, o autor explica que devemos todos morrer em Cristo, como uma forma de demonstrar gratidão. A morte de Jesus tinha objetivo de que seus seguidores pudessem viver para os outros de forma integral. 

2 Coríntios 5:16 a 21 

Nessa última parte do estudo bíblico de 2 Coríntios 5, vamos ler com atenção os últimos cinco versículos deste capítulo. 

Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:16,17 

O versículo 16 mostra que, assim como Paulo, antes de nos convertermos, enxergamos Jesus como um homem comum. Então, Paulo explica que a morte e ressurreição de Jesus não traz apenas salvação, mas também mudança de vida, na forma de andar, falar e pensar.  

Ao ler atentamente, este estudo de 2 Coríntios 5, podemos encontrar alguns motivos para não tratar ninguém segundo a carne. 

  • Não nos gloriamos na aparência – versículo 12 
  • Andamos por fé e não aparência – versículo 7 
  • Nossa casa carnal será destruída – versículo 1 

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:19-21 

No versículo 18 lemos sobre reconciliação, ou seja, uma regeneração em nosso relacionamento, uma vez que os pecados já não estão mais sobre nós. Essa reconciliação é através de Jesus e não por nós mesmos, pois isso poderia ferir sua santa justiça. 

Este trecho nos revela que a morte de Jesus mudou o relacionamento de Deus com o mundo e não apenas com “alguns eleitos”. Todos têm a condição de saírem do estado de inimigo de Deus para salvos. Esse raciocínio pode ser complementado com Romanos 5:10. 

Terminamos este estudo bíblico de 2 Coríntios 5 com um dos versículos bíblicos mais conhecidos. Aqui, Paulo reforça o objetivo do Evangelho: o Filho de Deus nos salvou da morte, fazendo-se pecado, levando sobre si nossos pecados, para que possamos receber a justiça de Deus. 

Em algum momento, antes do suspiro final, Jesus experimentou a fúria de Deus, o cálice da condenação pelos pecados. O sofrimento de Jesus não agradou a Deus, mas o resultado desse sofrimento sim, por isso, Isaías 53:10 diz que ao Senhor agradou moê-lo. 

Aprofunde seu conhecimento 

Se você quer aprofundar seu conhecimento sobre 2 Coríntios 5, recomendo que adquira a Bíblia Anotada e Expandida, que eu usei neste estudo. 

Outra Bíblia de ótima qualidade é a Bíblia de Estudo Integrada. Agora, se você pretende estudar apenas 2 Coríntios, então minha dica é o livro de John MacArthur específico sobre esta epístola. 

Para continuar seu estudo de 2 Coríntios 5, leia também 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico 2 Coríntios 5 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *