fbpx

Estudo de 1 Coríntios – Introdução

Estudo de 1 Coríntios – Introdução

Nesta introdução ao estudo de 1 Coríntios, vamos analisar algumas características desta carta de Paulo. Após esta leitura ficará mais fácil assimilar o que lemos nesta epístola. Vamos refletir sobre a imoralidade que circundava a cidade, ameaçando os cristãos a assimilarem práticas pecaminosas em suas vidas, como sendo algo normal. O título mais antigo vinculado a este documento é “Pros Korinthious A”. Com certeza, o “A” foi acrescentado mais tarde, para diferenciar a primeira e a segunda carta de Paulo a esta igreja.estudar a primeira carta aos coríntios nos leva a perceber como é importante nos dedicarmos à santidade e a não aceitar os costumes da cultura a qual vivemos como normais, se elas contradizem os ensinamentos de Cristo e de Paulo. 

PARA BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS EM PDF – CLIQUE AQUI

O apóstolo Paulo era o “pai espiritual” da igreja de Corinto, por ter vivido vários meses na cidade, durante sua segunda viagem missionária. Por isso, podemos dizer que as cartas aos coríntios eram mensagens de Paulo para seus filhos espirituais. Paulo escreveu esta carta quando estava em Éfeso, em sua terceira viagem missionária, com Áquila e Priscila. Basicamente, após deixar a cidade, Paulo recebeu pedidos de conselhos, dos cristãos de Corinto. Por isso, percebemos que a maior parte dos Estudos de 1 Coríntios identifica essa mensagem com objetivo de responder uma série de questionamentos e prestar algumas informações adicionais. Após enfrentar forte oposição, Paulo se mudou para a casa de Tício, o justo. 

Corinto era uma grande cidade litorânea, entre os mares Egeu e Adriático, onde havia um templo dedicado à Afrodite, com suas mil prostitutas. Também havia um teatro ao ar livre com capacidade para 20 mil pessoas. O termo agir como coríntios, na época, era uma expressão para indicar a prática de relações sexuais ilícitas. Em Corinto eram realizados, a cada dois anos, os jogos ístmicos, evento esportivo que só perdia para os jogos olímpicos em importância. Muitas tavernas, espécie de bares, foram encontradas em suas ruínas, juntamente com grandes depósitos de vinhos e bebidas alcoólicas. A cidade é identificada como um local de muita idolatria, riqueza e ganância. Por isso, muitos cristãos recém convertidos tinham algumas dúvidas sobre quais praticas poderiam manter ou não, após a conversão. Assim, como veremos ao iniciar o estudo de 1 Coríntios, capítulo por capítulo, é fácil identificar tópicos como casamento, unidade e pureza. Apesar de ser uma carta aos coríntios, o próprio Paulo menciona que esta mensagem é dedicada a todos que adoram o Senhor Jesus, como lemos em 1 Coríntios 1:2. 

Pense nisso 

Durante seu estudo de 1 Coríntios, perceba as seguintes características: 

Disciplina: Paulo passa uma série de orientações para que os cristãos desta cidade eliminem o pecado de seu meio. 

Pecado para o corpo: nesta carta encontramos uma lista de pecados que cometemos contra o nosso corpo, principalmente os relacionados à comida e à prática sexual. 

Reflita: o que há de especial no evangelho? (1 Coríntios 1:18 a 25) – Por que os cristãos devem respeitar outros cristãos? (1 Coríntios 2:4 a 26) – Como o cristãos deve se comportar? (1 Coríntios 13) – O que Paulo fala sobre o corpo ressurreto? (1 Coríntios 15:42 a 57). 

Dons espirituais e ressurreição 

Em nosso estudo de 1 Coríntios aprenderemos sobre os dons espirituais. Segundo Paulo, são habilidades ou talentos que o cristão recebe de Deus, através da manifestação do Espírito Santo.  

Pouco tempo após a morte e ressurreição de Jesus já haviam pessoas que duvidavam deste fato. Alguns acreditavam que Jesus não tinha ressuscitado, e outros achavam que nem havia morrido. Então, Paulo deixa claro que Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou, como havia declarado enquanto estava em sua vida terrena, e apareceu a Pedro, a Tiago (irmão de Jesus), ao próprio Paulo (Saulo) e outros 500 discípulos. Em 1 Coríntios entendemos que Se Jesus não tivesse ressuscitado não poderia perdoar pecados. 

A imoralidade dos coríntios 

Os coríntios estavam envolvidos com diversas práticas imorais, principalmente na área sexual. A moralidade pode ser definida como um conjunto de princípios que induz os seres humanos a agirem corretamente diante da sociedade. Além da depravação sexual, os coríntios não se respeitavam, e resolviam suas questões como qualquer outra pessoa, nos tribunais. Paulo faz um pedido, como veremos no estudo de 1 Coríntios, para que os cristãos mantenham uma conduta que fosse elogiável pelos demais cidadãos. Então, Paulo faz um apelo para que os cristãos ajam com a mais alta estima moral, com os padrões e princípios mais elevados de amor e bondade com os outros. 

Esboço 

Para te ajudar a organizar sua leitura, podemos dividir o estudo de 1 Coríntios em quatro partes. 

Problemas conhecidos por Paulo. O apóstolo escreve orientações sobre as contendas, imoralidades,  questões jurídicas de cristão contra cristão  e passa sabedoria à igreja. 1 Coríntios 1 a 6 

Problemas conhecidos por Paulo e os discípulos.  Paulo inicia uma série de respostas sobre os questionamentos dos coríntios. 1 Coríntios 7 a 14 

Ressurreição e vida eterna. O apóstolo fala sobre a ressurreição de Jesus dos cristãos. 1 Coríntios 15 

Assuntos pessoais. Ele fala de arrecadação financeira e passa informações de outros cristãos. 1 Coríntios 16 

PARA BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS EM PDF – CLIQUE AQUI

Para complementar seu início de estudo de 1 Coríntios, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo de 1 Coríntios – Introdução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *