fbpx

Introdução ao estudo da carta aos romanos 

Introdução ao estudo da carta aos romanos 

A partir de hoje, vamos iniciar nosso estudo da carta aos romanos, capítulo por capítulo. Vamos analisar curiosidades bíblicas e algumas informações preciosas, que vão nos fazer compreender melhor esta importante carta de Paulo, que nos ensina muito sobre a fé cristã. Ao estudar a carta aos romanos, vamos mergulhar em um estudo profundo, cheio de informações sobre a época dos fatos, para que você possa conhecer o contexto de tudo o que foi escrito pelo apóstolo Paulo e por que ele destaca tanto a questão da fé e dos patriarcas, além de combater impetuosamente o pecado. 

Antes do texto de introdução, vamos realizar uma preparação para o estudo bíblico sobre Romanos, levantando questões chaves, pontos fundamentais e curiosidades que você precisa saber para deixar seu estudo ainda mais rico e precioso. A intenção deste estudo é dar ao internauta a possibilidade de realizar uma leitura mais proveitosa do livro de Romanos, uma carta essencial de Paulo que muito ensina sobre a doutrina cristã. Recomendamos este estudo bíblico sobre Romanos para líderes de adolescentes, jovens ou grupos de estudo bíblico e discipulado, pois compreendendo melhor o contexto no qual Romanos foi escrito, quem escreveu, a sociedade da época, curiosidades e explicações históricas, absorvemos melhor seus ricos ensinamentos. 

Pense Nisso 

Antes de realizar seu estudo bíblico sobre a carta aos Romanos, pense em alguns pontos chaves desta leitura. Se você é líder e deseja realizar um estudo com o grupo de sua igreja, estes pontos são interessantes. 

  • Fé: Os judeus daquela época acreditavam que só era possível agradar a Deus seguindo ritos e regras de acordo com as Leis de Moisés. Paulo dá grande atenção à fé, combatendo a ideia que só agradamos a Deus se seguirmos normas e regras. 
  • Pecado: Paulo é bem claro quanto ao pecado. Todos pecaram e estão separados da glória do Eterno. 
  • Patriarcas: Paulo destaca a figura de Abraão como exemplo a ser seguido, pois realizou grandes feitos para glorificar o Altíssimo. No entanto, Paulo ressalta que a principal característica de Abraão, que agradou a Deus, foi sua fé. 
  • Reflita: como Paulo louvou a Deus? (Romanos 11:33 a 36) e como devemos nos comportar após termos nossos pecados perdoados por Jesus? (Romanos 12:1 a 21). 

Por que Paulo escreveu esta carta? 

Em primeiro lugar devemos ressaltar que Paulo jamais havia ido a Roma (somente depois, quando foi preso em Jerusalém e levado a Roma para ser julgado). No entanto, Paulo já havia ouvido falar da igreja romana e, por isso, planejava uma viagem à capital do Império Romano. O apóstolo tinha forte desejo de ir pessoalmente a Roma e pregar o cristianismo por lá, tanto que escreveu a carta aos romanos, justamente, como uma preparação de sua ida. 

Como veremos em nosso estudo bíblico sobre Romanos, nesta carta, Paulo explica que todos nossos somos herdeiros do pecado de Adão, mas, por outro lado, Jesus se entregou pelos nossos pecados, morreu, mas ressuscitou. Dentre outras coisas, Paulo fala da rejeição de Israel, dons espirituais e vida cristã em geral. 

Como os romanos ouviram falar de Jesus?

Este é mais uma curiosidade histórica sobre carta aos romanos. Estudiosos concordam que a alternativa mais realista é que algum romano estivera em Pentecostes, quando Pedro e os outros discípulos receberam o Espírito Santo. Neste período falaram claramente sobre Jesus. Naquele dia, muitas pessoas que não eram de Jerusalém creram e voltaram para suas terras falando a respeito do Cristo. 

O que Adão tem a ver conosco? 

Se você é líder e deseja iniciar um estudo bíblico sobre Romanos, esta questão pode ser levantada. 

Podemos considerar Adão como o pai da humanidade, assim todos nós herdamos sua natureza pecaminosa, condenada. Nem mesmo a pessoa “mais boazinha” não consegue viver sem pecar. O plano de Deus é que todos dependam do perdão que há somente no messias, Jesus. 

Alguém consegue a salvação por conta própria? 

Esta pergunta tem relação com a questão anterior, pois ninguém é bom o suficiente para conseguir a vida eterna por si. Por isso mesmo, Jesus Cristo morreu em nosso lugar. Na carta aos romanos, Paulo explica isso e deixa bem claro. Ao aceitarmos Jesus como nosso salvador, por meio da fé, seu Espírito Santo nos auxiliará a tomarmos decisões que nos mantenham longe do pecado. 

Martinho Lutero e o livro de Romanos 

Uma curiosidade histórica, é que ao realizar seu estudo bíblico sobre Romanos, foi que o alemão Martinho Lutero percebeu fundamento para realizar uma reforma na igreja cristã de sua época (século 16). Neste período obscuro do cristianismo, a Igreja pregava a salvação por meio de boas obras, contradizendo o verdadeiro ensino cristão sobre o amor gratuito de Deus, a graça que nos perdoa de todo pecado. Foi assim, estudando profundamente a carta aos Romanos, que Martinho Lutero colocou sua fé plenamente em Jesus e iniciou um movimento, chamado de Reforma, ou Protesto, que deu origem ao protestantismo, a igreja evangélica.  

A carta aos romanos nos ensina a ter fé, confiar plenamente, em Jesus, pois só ele é capaz de nos livrar de nossos pecados. Somente Jesus Cristo pode nos ajudar a ser como ele mesmo é, vivendo de forma aceitável ao Criador. 

Justificação pela fé 

Este é outro ponto relevante no estudo bíblico de romanos. O termo justificação significa ser perdoado, tornar-se justou ou correto. Quando alguém toma atitude que julgamos incorreta, ou sem razão, dizemos que tal atitude foi injusta. Este princípio é importante para entendermos o que Paulo quis dizer quando somos justificados pela fé. 

Deus, representado na figura de Jesus Cristo, é o único que podemos dizer que é santo, separado de todos os demais. Deus não comete injustiça, não erra e não tem maldade, em outras palavras, não tem pecados.  

Durante o estudo bíblico sobre Romanos veremos que, em determinado trecho, Paulo questiona aos fiéis como alguém pecador, como todos nós, pode ser justificado diante de Deus, que é santo e não tem erros. Paulo responde que só podemos fazer isso por meio da fé em Jesus Cristo. 

Quando aceitamos que Jesus realmente morreu e ressuscitou por nós, para nos perdoar de nossos pecados, estamos exercitando exatamente o que Deus deseja, nossa fé. A fé é o único caminho que temos para sermos justificados de nossos pecados. A fé em si não salva, pois é preciso arrependimento, mas é o caminho para a salvação. 

Esboço 

Para facilitar seu estudo bíblico sobre Romanos, você pode seguir o esboço a seguir do livro, para dividir suas aulas, seus estudos, seus grupos etc. Estes pontos também podem ser levantados ao final do estudo, como uma revisão. 

  • Por que Paulo escreve aos romanos? Romanos 1:1 a 17. O apóstolo explica o evangelho nesta carta e como utilizar nossa fé em nosso cotidiano. 
  • O mundo não tem salvação. Romanos 1:18 a Romanos 3:20. Paulo traz um breve retrato do mundo judaico e gentio (não judeu) para mostrar que tanto um quanto outro precisa do evangelho. 
  • Somos justificados pela fé não pelas obras. Romanos 3:21 a Romanos 5:21. Neste trecho, a carta destaca a importância da fé sobre as obras. 
  • Santidade. Romanos 6 a Romanos 8. Precisamos lutar diariamente contra o pecado, ainda que a fé nos justifique. 
  • Os judeus. Romanos 9 a Romanos 11. Deus realizou alianças com o povo hebreu e cumpriu todas as profecias. Os judeus possuem uma herança diferenciada, mas a salvação é para todos e não apenas aos judeus. 
  • Vida cristã. Romanos 12 a Romanos 15:13. O cristão representa o próprio Jesus perante os que não creem, por isso, devemos viver de forma agradável a Deus. 
  • Observações finais. Romanos 15:14 até o fim da carta. Paulo escreve notícias e saúda seus irmãos em Roma. 

Introdução à carta aos romanos 

Antes de iniciarmos o estudo bíblico de Romanos, vamos entender alguns conhecimentos básicos sobre esta carta que nos ensina muito sobre a justiça divina.  Quem escreveu o livro de Romanos foi Paulo, por volta de 57-58 DC com a intenção de explicar a necessidade que temos de Jesus Cristo para perdoar nossos pecados. No livro de Romanos também encontramos algumas explicações bem interessantes sobre o comportamento dos judeus com o Cristianismo. Algumas ideias básicas de cristianismo e doutrina cristã também pode ser encontradas nesta carta que Paulo escreveu à igreja de Roma. 

De acordo com estudiosos, existem fortes indícios históricos que Paulo e Pedro foram martirizados em Roma, no entanto, uma curiosidade bíblica sobre este fato é que nenhum dos dois podem ser apontados como o fundador da igreja cristã em Roma. A hipótese mais aceita é que a nova fé tenha chegado a Roma através de alguns cristãos convertidos no dia de Pentecostes (história narrada em Atos 2). Outra possibilidade é que cristãos convertidos por Paulo, ou outro apóstolo, tenham fundado a igreja cristã romana. Ao lermos alguns trechos do livro de Romanos, percebemos que a maioria dos cristãos de Roma eram gentios – Romanos 1:13, Romanos 11:13 e Romanos 15:15 e 16. 

Detalhes sobre o livro de Romanos 

O apóstolo Paulo tinha forte desejo de pregar em Roma, pois a igreja romana estava se tornando bem conhecida (Romanos 1:8) e esta carta era uma preparação de sua visita à cidade. 

Uma curiosidade sobre a carta aos Romanos é que Paulo escreveu esta epístola enquanto estava em Corinto, enquanto juntava dinheiro para levar aos cristãos pobres da Palestina. 

Como podemos perceber ao lermos o capítulo 15 versículos 14 a 17, o plano de Paulo era realizar a coleta em Corinto, levá-la a Jerusalém e viajar para Roma e depois Espanha. No entanto, ao ser preso em Jerusalém, Paulo foi forçado a mudar de plano. Curiosamente, Paulo foi levado para Roma. 

De acordo com historiadores bíblicos, Febe, da igreja de Cencréia, que levou a carta de Paulo aos romanos. 

Curiosidade bíblica de Romanos 16 

O capitulo 16 do livro de Romanos deixou estudiosos confusos por muito tempo (e ainda deixa, de certa forma). Isso porque Paulo menciona 26 pessoas da igreja que Paulo sequer tinha visitado, o que é incomum. Como o trecho menciona Áquila e Priscila, pessoas normalmente associadas à igreja de Éfeso (Atos 18:18 e 19), alguns historiadores cogitaram que Romanos 16 era na verdade uma carta direcionada aos efésios.  

Para entender porque Paulo teria feito isso, historiadores chegaram ao consenso que seria natural Paulo mencionar algumas pessoas que conhecia para mostrar que tinha alguma afinidade com a igreja, evitando assim dúvidas ou desconfiança dos cristãos de Roma. Eles chegaram a este consenso ao perceber que na carta aos Colossenses, Paulo faz algo semelhante, citando diversas pessoas de uma igreja que ele também não havia visitado. 

O que diz a carta de Paulo aos Romanos 

O realizar o estudo bíblico de Romanos, perceba que a linguagem utilizada por Paulo é mais formal que em outras cartas e apresenta de forma bem sistemática nossa justificação pela fé. O foco principal de Paulo é a justiça divina. 

Paulo traz um rico conteúdo sobre a doutrina cristã, pois aborda temas bem variados, como revelação natural, todos pecamos, a justificação, a propiciação, fé, pecado original, união (aliança) com Jesus, eleição e rejeição de Israel, dons espirituais e submissão às autoridades. 

Para complementar seu estudo bíblico de Romanos, recomendamos que leia também: 

Outros textos que podem te ajudar a compreender o estudo bíblico de Romanos. 

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Introdução ao estudo da carta aos romanos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *