fbpx

Estudo de Atos 28 

Estudo de Atos 28 

O estudo bíblico de Atos 28 é interessante por revelar muitos costumes da época de Jesus e por nos mostrar como era a igreja primitiva e como surgiu o cristianismo. A igreja se formou e se organizou baseando-se, basicamente, nos ensinamentos de Paulo, que ficou conhecido como o apóstolo dos gentios, por pregar a Palavra de Deus para os gentios com mais frequência do que para os judeus. 

A ilha de Malta, mencionada no primeiro versículo de Atos 28, é uma pequena ilha localizada ao sul da Sicília, Itália, cerca de 28 km da ilhota italiana. 

No começou Atos 28, podemos ver uma referência aos “bárbaros”, mesmo termo usado pelos romanos. A diferença é que, neste caso, o autor refere-se aos povos que não falavam grego. Os romanos consideravam bárbaros os que não eram romanos. 

Na sequência, lemos que Paulo foi mordido por uma cobra. Provavelmente, Paulo sequer conhecia aquela espécie de serpente, mas o povo local sim. O fato de Paulo ter sobrevivido e, ainda por cima, não ter ficado com a mão inchada, chamou a atenção dos nativos. 

No versículo 4, lemos que os nativos da ilha referem-se à Justiça, com letra maiúscula mesmo, porque era o nome de uma deusa maltesa da época. Os moradores da ilha de Malta acreditavam que o universo estava sujeito à moral. 

No versículo 6, uma curiosidade bíblica é que Paulo passou a ser considerado um deus por aquele povo, por ser mordido por uma cobra e não morrer, conforme havia falado Jesus, em Marcos 16:16 e Lucas 10:19. 

Podemos ler em Atos 28:10 que Paulo recebeu presentes pelas curas. Um sinal de gratidão dos moradores daquela ilha. Paulo não pediu qualquer tipo de recompensa pelas curas. 

Vale ressaltar a atitude de impor as mãos, como em diversas outras passagens, como Tiago 5:14 – Mateus 9:18 – Marcos 5-23 e Lucas 4:40. 

Neste estudo bíblico, vale ressaltar que a imagem de Dióscuros, mencionado no versículo 11 era uma referência aos irmãos gêmeos Castor e Poliux, filhos de Zeus, como acreditavam os gregos. 

No versículo12 lemos sobre Siracusa. Cidade fundada em 734 a.C. pelos gregos, que era a principal cidade da ilha de Sicília. O antigo templo de Atena, no local, é atualmente uma igreja cristã. 

A região de Putéoli era uma parte do subúrbio de Nápoles, onde havia um porto. Paulo fora recebido por cristãos neste local. O trecho “ao cabo de três meses” indica que era final de fevereiro ou início de março. 

A cidade de Régio, mencionada no versículo 13, fica na atual Calábria, bem ao sul da Itália. Putéoli é um porto próximo da baía de Nápoles. O porto de Óstia, em Roma, não tinha profundidade para receber os navios de Alexandria com cereais. 

Para conhecer melhor a região, vale ressaltar que a Praça de Ápio, mencionada no versículo 15, ficava a quase 70 km de Roma. Já a região de Três Vendas, ficava a 53 km de Roma. Estas cidades foram mencionadas porque eram lugares de repouso bem conhecidos da época, pra quem viajava para Roma a partir das estradas do Sul da Itália. 

Seguindo Atos 28, no versículo 15, o termo “irmãos” indica os convertidos ao cristianismo no dia de Pentecostes. A carta aos romanos já havia sido levada, anos antes, ao povo de Roma. 

Uma curiosidade bíblica pode ser encontrada em Atos 28:16, quando é mencionado que foi permitido que Paulo pudesse morar “por conta”. Segundo estudos bíblicos mais profundos, isso era correspondido como uma espécie de prisão domiciliar. 

Outro fato bíblico importante de Atos 28, que vale a pena ressaltar, é que no versículo 17 Paulo solicita a presença dos principais dos judeus. Ele teria feito isso porque os próprios judeus eram quem acusavam Paulo e ele queria se explicar aos judeus antes de seu julgamento. Paulo evitou depreciar seus inimigos judeus em Jerusalém. 

Uma importante passagem bíblica é Atos 28:20, quando Paulo refere-se ao cristianismo como esperança de Israel. Paulo acreditava piamente que Jesus era o messias que cumpria as profecias do Antigo Testamento. Paulo explicava o cumprimento das profecias e a ressurreição de Jesus para convencer os judeus que Jesus era o messias, Atos 28:23. 

Nos versículos 26 e 27, Paulo menciona o texto de Isaías 6:9 e 10 para explicar a rejeição do evangelho. Uma curiosidade bíblica é que este texto é mencionado cinco vezes no Novo Testamento. Esta passagem também é relatada em Mateus 13:14 – Marcos 4:12 – Lucas 8:10 – João 12:40 e Romanos 11:8. Ao mencionar o texto de Isaías, Paulo está concluindo sua pregação aos judeus. A partir dali,Paulo se concentra na pregação aos gentios. 

No versículo 28, Paulo lembra da profecia de Isaías 42:1 a 6 e Isaías 49:6.  

Uma curiosidade bíblica que vale ressaltar neste estudo bíblico é que o versículo 29 é omitido em vários textos antigos.  

No período de dois anos que ficou encarcerado em Roma, Paulo escreveu as cartas aos Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon 

Os acusadores de Paulo sabiam que não conseguiram condená-lo, por isso, é bem provável que nunca tenha comparecido para tentarem condenar Paulo perante César. Após dois anos, o caso foi à revelia e, provavelmente, Paulo foi  liberto. No entanto, após algum tempo Paulo foi preso novamente e martirizado. Uma das pessoas que ouviu Paulo neste período e tornou-se cristão foi Onésimo, como podemos ver na carta a Filemon. 

Com este estudo sobre Atos 28 concluímos nosso estudo bíblico completo sobre o livro de Atos dos apóstolos. Pudemos entender como surgiu o cristianismo, como era a igreja primitiva e como viviam os primeiros cristãos. Atos possui referências importantes para o cristianismo e é uma leitura indispensável para líderes das igrejas evangélicas. 

Em nosso próximo texto daremos início ao estudo da carta aos Romanos 

Para complementar seu estudo de Atos 28, leia também: 

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Estudo de Atos 28 

  1. Boa noite, paz. Tenho dúvida há tempos sobre essa passagem de Atos 28.3, pois apenas em uma edição católica tem expressa a palavra “mordeu” e nenhuma das edições protestantes (ARA, ARC,..), encontrei essa palavra…
    Assim, pelo que percebo e vendo todo o contexto e a cena, entendo que esta víbora nunca picou o braço, mas apenas que ela se enrolou ao braço (e não morder, seria para mim, o verdadeiro milagre). Consegue me ajudar a elucidar sobre isso? Agradeço imensamente!

     
    1. Olá, Koichi. Entendemos sua dúvida. Eu entendo que o termo usado era uma forma de descrever a mordida. Por isso, mais tarde, no versículo 6, é relatado que as pessoas esperavam que o braço inchasse. Caso a serpente tivesse apenas se enrolado no braço dele, não era de se esperar o inchaço, ou até mesmo sua morte, como lemos no versículo seis. Essa é a minha interpretação. Espero ter ajudado.

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *