fbpx

Estudo de Atos 26 

Estudo de Atos 26 

Estamos chegando ao fim de nosso estudo sobre o livro de Atos. Em Atos 26 lemos um importante discurso de Paulo sobre sua fé. O discurso de Paulo em Atos 26 é um dos mais conhecidos, e importantes, da Bíblia, pois relata um judeu defendendo sua fé em Jesus como o messias aguardado. Este é um texto muito lido e estudado por judeus que aceitam Jesus como sendo o messias, chamados judeus messiânicos ou nazarenos. 

Este estudo completo sobre o livro de Atos dos apóstolos mostra como se formou a igreja cristã e como surgiu o cristianismo. Os primeiros acontecimentos do cristianismo são relatados neste importante livro, creditado ao evangelista Lucas. Nos capítulos finais lemos sobre a perseguição ao apóstolo Paulo. No capítulo 25, do livro de Atos, lemos sobre como Paulo foi levado ao governador Festo. Paulo apela para que fosse levado a Cesar, por ser cidadão romano. 

Uma curiosidade bíblica em Atos 26, versículo um, é que Paulo estende as mãos ao discursar. Estudos sobre a época de Jesus revelam que este era um costume comum ao saudar reis, imperadores e autoridades políticas do alto escalão. Leiam no versículo 3 como Paulo reforça que Agripa era um rei que tinha conhecimento dos costumes judeus da época de Jesus. 

Nos versículos 4 e 5 podemos ver que Paulo também reforça o fato de ser fariseu, pois foi aprendiz de Gamaliel. Para relembrar as boas credenciais de Paulo como fariseu releia Atos 22:3. 

No versículo 6, Paulo diz que está sendo julgado por pregar a esperança dos judeus, a vinda do messias. Paulo ressalta que a promessa feita por Deus “aos nossos pais” se cumpre em Jesus e em sua ressurreição. Era exatamente esta crença que estava causando toda a controvérsia a respeito dele. As autoridades judias negavam Jesus como a promessa do salvador. 

Para relembrar algumas promessas sobre o messias judeus leia Gênesis 3:15, Gênesis 23:18, Gênesis 26:4, Gênesis 49:10, Deuteronômio 18:15. 2 Samuel 7:12, Salmos 132:11, Isaías 4:2, Isaías 7:14, Isaías, 9:6, Isaías 40:10, Jeremias 23:5, Jeremias 33:14 a 16, Ezequiel, 34:23, Ezequiel 37:24 e Daniel 9:24. 

Em Atos 26:9 e 10, Paulo reforça o fato de que ele mesmo, Paulo, era um perseguidor de cristãos e tinha autorização até mesmo para encarcerá-los e matá-los, ou seja, Paulo era um assassino de cristãos. Ao mencionar que ele mesmo, Paulo, dava seu voto no sinédrio, revela que o apóstolo concordava com as decisões tomadas, mas não é possível afirmar que Paulo era membro do sinédrio. 

Atos 26:11 menciona que Paulo obrigava os cristãos a blasfemar contra o Cristo, no entanto, do ponto de vista judeu, negar Jesus como o Cristo não era uma blasfêmia. 

No versículo 14, Paulo usa uma metáfora falando dos agulhões utilizados pelos bois, uma peça que o boi dá patadas no aguilhão de seu dono. Ele quis dizer que também lutava com sua consciência e contra o chamado de Deus para sua vida. Esta analogia era um provérbio grego da época que significava uma resistência inútil. A perseguição de Paulo à igreja cristã fazia mal somente a ele mesmo. 

No versículo 17 Paulo reforça sua condição de apóstolo dos gentios. O principal ministério de Paulo era a evangelização de gentios. Possivelmente, o principal fator que motivou Paulo a pregar para os gentios era o fato de ter nascido em Tarso, cidade gentia. 

Uma curiosidade bíblica pode ser percebida aqui. Entre os versículos 24 e 29 podemos ver que o governador Festo não compreendia a mensagem do evangelho pregada por Paulo. Por outro lado, o rei Agripa até entendia, mas julgou muito poderosa (a mensagem) e dá uma resposta superficial, mas que mostra como Paulo era convicto em seus ensinamentos – no versículo 28, Agripa diz “por pouco não me persuadistes a ser cristão”. 

Ao perguntar se Agripa acreditava nas profecias (Atos 26:27) Paulo coloca o governador em maus lençóis, pois se dissesse que sim, então Agripa estaria concordando que Jesus era o messias, mas se negasse, Agripa estaria se colocando contra todo o povo judeu presente. 

Uma curiosidade bíblica sobre a resposta de Agripa, é que a expressão pode ser lida como se Agripa estivesse fazendo uma pergunta “em tão pouco tempo e já está me persuadindo a ser cristão?”; mas também pode ser lida como uma afirmação “em tão pouco tempo e já está me persuadindo a tornar-me um cristão”.  A resposta de Paulo, no versículo 29, mostra que Paulo não se preocupa em convertê-lo em poucas ou muitas palavras, mas o importante era que todos se tornassem cristãos.  

Dentre os versículos 30 e 32, do livro de Atos 26, podemos ver que uma curiosidade bíblica neste trecho é que todos consideravam Paulo inocente, inclusive Agripa. Todos concordavam que ser cristão não era suficiente para Paulo ser condenado por governadores romanos. Paulo deveria ser solto. 

Com este detalhado estudo bíblico sobre Atos podemos entender melhor alguns costumes da época de Jesus e como surgiu o cristianismo. No próximo estudo, sobre Atos 27 realizaremos um estudo sobre a épica viagem de Paulo à Itália. 

Para complementar seu estudo de Atos 26, leia também: 

 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo de Atos 26 

  1. SHALOM ADONAI QUE DEUS CONTINUE CONCEDENDO REVELAÇOES ACERCA DA PALAVRA DE DEUS O ALIMENTO ESPIRITUAL DE TODO CRISTAO VERDADEIRO ESTES ESTUDOS BIBLICOS ENRIQUECEM MUITO AS NOSSAS ALMAS PARA TAMBEM REPASSARMOS A PALAVRA DE DEUS QUANDO ESTIVERMOS PROPAGANDO-QUE DEUS VOS ABENÇOE COM RICAS BENÇAOS ESPIRITUAIS- ATENCIOSAMENTE-PASTOR EMERSON FRANÇA -MOSSORO-RN- BRASIL-ASSEMBLEIA DE DEUS-M.MADUREIRA-

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *