fbpx

Estudo sobre perdão para a família 

Estudo sobre perdão para a família 

Neste estudo sobre perdão trazemos diversos versículos que nos ensinam como é importante praticar o perdão em nossa família. As consequências de pequenas rixas e amarguras podem ser desastrosas para as famílias, por isso, pequenos gestos de arrependimento nos ajudam a manter a unidade no lar. É necessário reconhecer nossos erros e entender que também precisamos saber perdoar e lidar com os pequenos desacordos que ocorrem periodicamente nas famílias, para que esses pequenos probleminhas não se transformem em motivos de brigas, traumas e quebra da unidade no lar. Esperamos que sua família seja abençoada com este estudo sobre perdão. Se você é líder de uma rede de casais, ou de grupo de jovens de sua igreja, aproveite também para montar seu esboço de ministração sobre o assunto. 

Em primeiro lugar vamos falar um pouco das sequências nas inimizades.  

É mais difícil ganhar de volta a amizade de uma pessoa ofendida do que conquistar uma cidade fortificada. As brigas são como portas trancadas de uma cidadela. Provérbios 18:19 

A Bíblia nos explica que devemos evitar as contendas, as divergências. Dentro de uma família é natural que cada um tenha uma opinião, uma forma de pensar de agir. Precisamos pensar em como não manter as pequenas divergências em grandes problemas de relacionamento. Para isso, a comunicação é fundamental. Uma dica importantíssima para a família cristã é manter o diálogo, manter a conversa para que tudo seja colocado às claras. 

Praticando o perdão 

As famílias precisam se reunir periodicamente para que todos coloquem suas preocupações, suas divergências e até mesmo para que um peça desculpa para o outro. 

Quem tem filhos, por exemplo, precisa praticar esse momento de conversa para saberem se comunicar, comunicar suas frustrações, suas preocupações, para que criem o hábito de dizer o que gostaram ou não gostaram em determinada situação.  

Outro passo importantíssimo do estudo sobre perdão para família é que precisamos ter em mente as características do nosso próprio Senhor, para termos em mente que precisamos perdoar, assim como o Senhor nos perdoa, constantemente. 

Jesus nos ensinou que quando tempos divergências com alguém, precisamos nos acertar, para manter nossas atividades no corpo de Cristo. 

Portanto, se você estiver diante do altar no templo, oferecendo um sacrifício a Deus, e de repente se lembrar de que seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe seu sacrifício ali, ao lado do altar, vá e faça as pazes com ele, depois volte e ofereça o seu sacrifício a Deus. Mateus 5:23-24 

Como família cristã, precisamos manter nossa comunhão com a família, com nosso irmão, com nosso pai para mantermos nossa comunhão com Cristo. Se não temos comunhão com nossa família, não mantemos comunhão com Deus.  

Esse versículo, em nosso estudo sobre perdão, nos faz lembrar que o Senhor sonda nosso coração para nos conhecer o quanto estamos dispostos a nos entender com nossos irmãos. Muitos cristãos vão para igreja pregar, ou tocar no louvor, enquanto estão em desentendimento com seus familiares.  

Nossa motivação 

Precisamos manter em mente o perdão que Deus nos oferece para perdoarmos uns aos outros. 

O Senhor terá compaixão de nós mais uma vez. O Senhor pisará e esmagará as nossas maldades e jogará todos os nossos pecados no fundo do mar! Miqueias 7:19 

Saber perdoar 

Jesus nos lembra o tempo todo que devemos perdoar como somos perdoados. Em uma de suas parábolas, ele compara um servo que pediu perdão de suas dívidas ao rei, mas depois não perdoou um de seus empregados.  

Seu Pai celeste perdoará a vocês se vocês perdoarem àqueles que pecaram contra vocês; mas se vocês se recusarem a perdoá-los, o Pai celestial também não perdoará a vocês. Mateus 6:14-15 

É preciso ressaltar, neste estudo sobre perdão, que nosso foco maior, como em tudo, é o nosso Criador. Ele nos amou mesmo quando estávamos errados. Muitas vezes, ao invés de perdoar e esquecer as ofensas queremos nos colocar como vítimas, ficar enumerando os motivos que nos deixam triste etc. 

Ao invés de focarmos a solução dos conflitos, queremos nos colocar como vítimas e nos martirizando. Assim como precisamos saber pedir perdão, precisamos saber perdoar, esquecer. Saber que não adianta ficar remoendo probleminhas do passado. 

Então Pedro se aproximou de Jesus e perguntou-lhe: “Senhor, quantas vezes eu devo perdoar um irmão que peca contra mim? Sete vezes?” “Não sete vezes!”, respondeu Jesus. “Mas até setenta vezes sete! Mateus 18:21-22 

Vamos finalizar este estudo sobre perdão lembrando que o cristão precisa manter, em sua família, um ambiente de harmonia, ignorando os pequenos problemas do dia, para focar o bem maior, a progressão da família. 

Ao invés de ficarmos falando daquele dia que “aconteceu isso, daquele dia que você fez aquilo, você não fez o que pedi”, o cristão precisa se esforçar para ter certeza que está sendo útil em seu lar, em sua casa. 

Então ele levantou-se e voltou para casa, para junto de seu pai. “E quando ainda estava longe, seu pai o viu, e seu coração se encheu de compaixão, e ele correu em direção ao seu filho, o abraçou e beijou. Lucas 15:20 

Assim como o pai se alegrou com o filho pródigo, precisamos nos alegrar ao nos reconciliarmos com nossos parentes. Precisamos ter como meta diária buscar a paz em nosso lar, com quem convivemos diariamente. 

Se você deseja acrescentar experiências pessoais de como mantém o clima de fraternidade e amor em seu lar compartilhe conosco, para multiplicar dicas a este estudo sobre perdão. 

Em nosso site, temos dezenas de outros textos sobre perdão e outros assuntos interessantes para a família. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo sobre perdão para a família 

  1. Olá, junto com meu marido fomos nomeados para o ministério lar e família da minha igreja, somos inexperiente mas temos muita vontade de fazer a coisa acontecer, estamos querendo montar um projeto de um encontro ou retiro para casais e queria ditas de como montar e temas interessantes para abordar o encontro.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *