fbpx

Esboço de pregação sobre sabedoria 

Esboço de pregação sobre sabedoria 

Neste esboço de pregação sobre sabedoria, vamos ver como você pode tomar algumas atitudes simples para se tornar uma pessoa sábia. Vamos tomar o exemplo de Salomão, analisar alguns aspectos de sua vida e entender que podemos nos tornar pessoas mais sábias se seguirmos alguns conselhos bíblicos simples, mas importantes.  

Se você está em busca de um estudo sobre sabedoria, este texto vai te ajudar a compreender melhor este assunto. No entanto, se você quer elaborar um estudo, ou sermão, sobre o assunto, você pode utilizar estes tópicos como guia e complementar a sua palavra com exemplos pessoais e outros exemplos bíblicos que achar importante. 

Para este esboço de pregação sobre sabedoria, vamos usar como texto base, 1 Reis 4:21 até 34. Portanto, se você for realizar um sermão em sua igreja, você pode ler este trecho. 

Neste esboço de pregação sobre sabedoria vamos ver três medidas importantes, que precisamos ter: 

  • Seguir bons conselhos 
  • Fazer boas escolhas 
  • Usar bem o nosso tempo 

Introdução da pregação sobre sabedoria 

Interagindo nas principais redes sociais, podemos perceber como uma grande parte dos cristãos modernos defendem ideologias e princípios que não são bíblicos. Publicam suas opiniões baseadas apenas em seus próprios pensamentos, ou em declarações de pessoas não cristãs. 

Portanto, acredito que muitos cristãos estão andando por caminhos hereges, acreditando que estão fazendo a coisa certa, pois se baseiam na popularidade de suas publicações, na opinião pública e em falas de autoridades, deixando a Bíblia em segundo plano. 

Precisamos enfrentar e confrontar biblicamente questões como aborto ou homossexualismo, para defender a igreja e também para levar à salvação às vidas que estão se perdendo. 

Estamos incentivando vidas a caminharem para o inferno, somente porque não queremos confrontá-las. Aceitamos o pecado como normal e, com isso, estamos permitindo que pessoas morram sem arrependimento, ou seja, sem salvação. 

Por isso, precisamos de sabedoria para que possamos confrontar o pecado, primeiramente em nós mesmo, e, depois, na vida de outras pessoas. Não porque queremos condená-las, mas porque queremos que sejam salvas. 

Seguir bons conselhos 

O primeiro tópico que podemos destacar na leitura mencionada anteriormente, é que Salomão tinha uma multidão de conselheiros. Na verdade, o capítulo começa com uma lista de príncipes de Israel e Judá. Você não precisa ler a lista toda, caso esteja montando uma pregação sobre sabedoria, durante a pregação, mas pode ler para estudar o assunto. 

Então, vamos analisar o seguinte trecho. 

Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão, comendo, e bebendo, e alegrando-se. 1 Reis 4:20 

Após a longa lista de funcionários de Salomão, podemos ver esta conclusão, que eram muitos. 

Para dar opinião sobre questões bíblicas, você precisa ouvir conselhos de bons pregadores e líderes cristãos. Hoje em dia, com as redes sociais queremos opinar sobre tudo, mesmo de assuntos que não dominamos. Por quê? Porque nos sentimos bem “desabafando” nossa opinião.  

O primeiro passo para se tornar uma pessoa sábia, como Salomão, é saber ouvir bons conselheiros, como: 

  • Pastores e líderes da sua igreja 
  • Pastores e pregadores reconhecidos por seu domínio bíblico 
  • Autoridades e especialistas cristãos, como médico, advogado, historiador ou cientista, por exemplo 

Ao ouvir uma opinião, se pergunte se a pessoa a qual está falando se encaixa em algum perfil acima. Isso vai te ajudar a se basear em opiniões de cristãos relevantes. 

Você pode complementar sua pregação sobre sabedoria ressaltando como a Bíblia nos orienta a seguir bons conselhos, desde a infância. 

Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Provérbios 1:8 

Se você está elaborando uma pregação sobre sabedoria, pode dar algum exemplo de como já foi ajudado por ouvir conselhos de cristãos exemplares. 

Boas escolhas 

Em seguida, lemos um pouco mais adiante, como Salomão  

E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. 1 Reis 4:29 

O segundo ponto importante deste esboço de pregação sobre sabedoria é que Salomão soube fazer boas escolhas. Aliás, desde que Deus lhe deu a opção de escolher o que quisesse, ao pedir sabedoria, Salomão já demonstrou maturidade, bem como, sabedoria também. 

Ao ler o trecho de 1 Reis 4, podemos ver que Deus cumpriu sua promessa, conferindo grande sabedoria ao rei Salomão. Isso ocorreu porque desde o princípio o rei fez boas escolhas. 

A Bíblia nos orienta que as boas escolhas nos livram do caminho do homem mau, ou seja, do homem que não tem compromisso com Deus. 

O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; que se alegram de fazer o mal, folgam com as perversidades dos maus, seguem veredas tortuosas e se desviam nos seus caminhos; Provérbios 2:11-15 

Neste provérbio, está claro que a sabedoria de Deus nos livra de caminhar no mesmo caminho dos homens que se alegram em fazer o mal. O termo “fazer o mal” não é uma referência apenas a matar ou roubar, mas fazer o que não é agradável a Deus. 

Existem pequenos pecados que não agradam a Deus, mas que nos acostumamos com eles, achando que não tem nada demais. Nos acostumamos a seguir a opinião pública e não o que a Palavra nos orienta. 

Em sua pregação sobre sabedoria, você pode citar alguma situação que precisou tomar uma decisão que até mesmo você não queria muito, mas que era agradável a Deus. Ou então quando você ia tomar uma atitude, mas depois Deus te orientou a fazer outra coisa. Reforce que o Espírito Santo é nosso conselheiro, justamente para não tomarmos decisão baseada apenas nos argumentos dos outros ou em nossos próprios argumentos, mas que possamos seguir o que é agradável a Deus. 

Conclusão da Pregação sobre sabedoria 

Podemos concluir esta pregação sobre sabedoria, ressaltando que precisamos usar bem o nosso tempo. Para dominar tantos assuntos, Salomão precisou estudar. 

Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. 1 Reis 4:32,33 

Para fazer tudo isso, Salomão precisou ocupar bem o seu tempo. Apesar de toda a sua sabedoria, ele se empenhou em estudar, escrever e ler. 

No entanto, muitas vezes, usamos o tempo para ver filmes, seriados e fazer tantas coisas que pouco nos são de proveito. Nosso cérebro prefere atividades que não exijam esforço, como o entretenimento. Por isso, precisamos lutar contra essa tendência, para usar melhor nosso tempo. 

Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso. Provérbios 6:10 

Podemos usar o nosso tempo para estudar sobre finanças, ler livros, fazer cursos, nos aperfeiçoar profissionalmente e para nos dedicarmos a ações que nos fazem melhorar como esposa, marido, filhos ou pais. 

Ao falar sobre este último tópico desta pregação sobre sabedoria, você pode dar exemplos de como você mesmo já percebeu que usava mal o seu tempo. Fale de como fazer coisas úteis de ajudaram a crescer como pessoa e como cristão. 

BAIXAR ESTE ESBOÇO DE PREGAÇÃO SOBRE SABEDORIA EM PDF

Informações complementares desta pregação sobre sabedoria 

Se você quer se aprofundar no assunto e elaborar uma pregação sobre sabedoria mais profunda, recomendo o livro específico sobre Provérbios, de Hernandes Dias Lopes. O livro faz uma abordagem detalhada e expandida sobre o assunto. 

Agora, se você quer uma Bíblia de Estudo para se aprofundar no estudo bíblico, em geral, recomendo que leia esta análise sobre qual a melhor bíblia de estudo para iniciantes

Você também pode gostar desta análise sobre as melhores opções de bíblia feminina letra grande

Para complementar este esboço de pregação sobre sabedoria, leia também: 

Homossexualismo na Bíblia – Prática condenável ou aceitável? 

Esboço de pregação sobre gratidão. Ageu 1 

Como criar seu estudo bíblico para família 

Palavra para jovens evangélicos sobre vulgaridade na mídia 

Ensinando sobre dízimos e ofertas para famílias  

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *