fbpx

Esboço de pregação sobre gratidão 

Esboço de pregação sobre gratidão 

Em Ageu 1 lemos um texto para reflexão. Neste esboço de pregação sobre gratidão vamos ver quatro pontos cruciais sobre esta passagem, que nos ensinam a pensar sobre o assunto. Como levamos nosso relacionamento com Deus no dia a dia? O quanto estamos empenhados em levar uma vida santa? É muito comum vermos pessoas que falam de Deus, compartilham versículos bíblicos e até são membros de alguma igreja, mas que, ainda assim, levam uma vida bem longe dos propósitos do Criador. Muitas vezes, nos preocupamos demais com nossa profissão, casamento ou vida social e deixamos de lado nosso compromisso com Deus. 

Para compreender melhor este estudo e complementar seu esboço de pregação sobre gratidão, recomendo que leia o primeiro capítulo de Ageu.  

Vamos contextualizar o que está acontecendo. O povo de Israel já tinha retornado da Babilônia. Acredita-se que a narrativa seja de setembro de 520 antes de Cristo. Os judeus haviam recebido a orientação de reconstruir o templo. Após dois anos de reconstrução, eles pararam a obra. Já haviam passado 14 anos e a obra continuou negligenciada. Então, ocorrem os acontecimentos narrados em Ageu 1. 

Não disfarce suas escolhas como espirituais 

O primeiro trecho que vamos analisar é o versículo dois. 

O Senhor Todo-Poderoso disse o seguinte: — O povo está dizendo que ainda não chegou o tempo de reconstruir o Templo. Ageu 1:2 

Aqui lemos uma desculpa que o povo estava dando para justificar a paralização. Ao falarem “não chegou o tempo”, eles queriam dizer que o tempo determinado nas profecias de Jeremias 25:11 a 13 e 29:10 ainda não havia se cumprido. Ou seja, queriam dar uma justificativa espiritual para o problema. 

Aqui temos o primeiro tipo de justificativa humana para o nosso esboço de pregação sobre gratidão: desculpas espirituais. 

Muitas vezes, quando queremos justificar um comportamento nosso, usamos um “tom espiritual”. Deixamos de congregar ou de participar da comunhão com os irmãos, por exemplo, com alegações que parecem espirituais. Isso tira a responsabilidade de nossas ações. 

Precisamos demonstrar nossa gratidão a Deus servindo-o, trabalhando para “seu templo”, ou seja, sua igreja. Não deixe de servir à igreja usando motivos que parecem espirituais. 

Cuide da sua vida (e da vida dos outros também) 

Mais adiante, lemos que o povo administrou suas preocupações, mas não se importou com a reforma do templo. 

— Povo de Judá, será que fica bem vocês viverem em casas luxuosas enquanto o meu Templo continua destruído? Ageu 1:4  

Muitas vezes, nos preocupamos com mossa casa, nosso trabalho ou nossos filhos a tal ponto de deixar a obra de Deus de lado. Repare que não tem problema algum cuidar e se dedicar a essas coisas, mas quando a prioridade deixa de ser o Senhor, temos que rever nossas atitudes. 

Quanto tempo você dedica ao trabalho, à sua casa e ao seu lazer? E quanto tempo você dedica à oração, leitura bíblica e serviço à igreja? 

Satisfação 

Quando deixamos de lado o que Deus projetou para gente, as consequências são claras. Nunca estaremos satisfeitos. 

Vocês semearam muitas sementes, mas colheram pouco; têm comida, mas não é suficiente para matar a fome; têm vinho, mas não dá para ficarem bêbados; têm roupas, porém elas não chegam para os proteger do frio; e o salário que o trabalhador recebe não dá para viver. Ageu 1:6  

Apesar de toda a preocupação de Judá em edificar sua própria casa, eles não acabavam. Não apenas porque o Senhor não permitia, mas porque estavam sempre insatisfeitos. 

Hoje, vivemos em uma sociedade condicionada a ser insatisfeita, mas esconde isso afirmando que suas queixas são críticas, questionamentos e protestos. Basta reparar quantas críticas infundadas as pessoas fazem. Quantos questionamentos e lutas por coisas banais ou claramente desprezíveis. Quantos protestos são liderados por pessoas quem mal sabem o fundamento do que defende. 

Cuidado com suas “críticas e protestos”. Eles podem estar apenas mascarando sua eterna insatisfação. 

Coragem 

A gratidão é um combustível para nossas vidas. O último tópico deste esboço de pregação sobre gratidão é um incentivo para levar as pessoas a refletirem sobre ter um coração grato. 

O Senhor deu coragem e ânimo ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, ao Grande Sacerdote Josué, filho de Jozadaque, e a todos os que haviam voltado do cativeiro na Babilônia. Eles foram e começaram a trabalhar no Templo do seu Deus, o Senhor Todo-Poderoso, Ageu 1:14 

Após o alerta de Ageu, o povo criou ânimo. Logo refletiram sobre como estavam sendo ingratos e como, apesar das preocupações terrenas, nunca estavam satisfeitos. 

Quando nos sentimos gratos, estamos sempre motivados a fazer mais e melhor. Quando somos gratos a Deus, criamos ânimo para fazer sua obra sem ficar levantando barreiras. Passamos a olhar para a bondade do Senhor e não para nossas necessidades e nem para problemas com os outros. 

Cultive um coração grato. Não disfarce suas escolhas como espirituais, ajude a cuidar da vida dos outros e da igreja e tome cuidado com sua insatisfação. Lembre-se que a gratidão te impulsiona a fazer mais e melhor. 

Conclusão do esboço de pregação sobre gratidão 

Quero terminar esse esboço de pregação sobre gratidão te pedindo para refletir em quais áreas da sua vida você se sente insatisfeito. Em quais áreas você acha que precisa tomar cuidado para não se tornar um murmurador? Ore e peça a Deus para te revelar como lutar para vencer a insatisfação e para que Ele te dê animo e força para agir com fé e com gratidão no coração. 

BAIXAR ESSE ESBOÇO DE PREGAÇÃO SOBRE GRATIDÃO EM PDF

Estude mais sobre o assunto 

Se você gostou desse esboço de pregação sobre gratidão, recomendo que leia o livro Gratidão: um estudo para mulheres de todas as idades. A autora traz diversas passagens bíblicas que nos incentivam a redescobrir a alegria através de um coração grato. 

Outro livro sobre o tema é Hábitos espirituais: prazer em Jesus pela graça diária, que destaca três pontos cruciais em nossa caminhada com Cristo: 

  • Ouvir a voz de Deus 
  • Pertencer ao Corpo de Cristo 
  • Ser ouvido por Deus 

Porém, se você quer um material mais completo, a minha recomendação seria a Bíblia de Estudo de Spurgeon, com diversas notas do teólogo, sendo uma das melhores bíblias de estudo do mercado. 

Para complementar seu esboço de pregação sobre gratidão recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *