fbpx

Esboço de pregação para círculo de oração – Atos 9:11, Paulo orando 

Esboço de pregação para círculo de oração – Atos 9:11, Paulo orando 

Até que ponto você crê no poder da oração? Neste esboço de pregação para círculo de oração vamos analisar Atos 9:11, quando a Bíblia menciona a primeira oração de Paulo após sua conversão. Este texto mostra bem as características de uma verdadeira oração, uma demonstração de fé, que o cristão não pode menosprezar. 

Muitas vezes, recorremos às nossas ações, nossa forma de cumprir rituais religiosos, de cumprir uma agenda na igreja e até de estudos bíblicos, mas não recorremos ao poder da oração. Acima, de tudo, a oração nos traz a revelação da palavra de Deus. Neste esboço de pregação para círculo de oração vamos destacar quatro pontos que são importantes no exercício de nossa oração. 

Para este estudo, vamos analisar a passagem bíblica que narra a conversão de Paulo. Vamos ler e estudar Atos 9:10 e 11. 

Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando. Atos 9:10,11 

Para muitos estudiosos, uma curiosidade que chama a atenção neste trecho é a menção de Ananias. Um homem o qual não sabemos muito a seu respeito. Um homem simples, que não era sacerdote, levita, fariseu ou que detinha qualquer tipo de autoridade ou notoriedade. A maior parte da igreja é formada por pessoas assim também, como Ananias, sem títulos de pastor, presbítero ou cantor gospel. Somos pessoas comuns que, assim como Ananias, decidimos fazer a obra de Deus. E é, exatamente, este tipo de pessoa que Deus capacita para sua obra, um discípulo. Em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer oração, precisamos nos comportar como discípulo de Jesus. Antes de falarmos de oração em si, precisamos refletir se nos comportamos como discípulos de Jesus. 

Oração sincera 

Sobre a oração de Paulo, em Atos 9:11, podemos ver que o autor destaca que Paulo seria encontrado orando. “pois ele está orando”. A oração é maior atitude que podemos ter de fé. A oração é a forma que podemos conversar com o nosso Criador e isso requer apenas nossa fé. Como fariseu, é bem provável que Paulo já tivesse orado antes. No entanto, é evidente que havia algo errado em suas orações. Lembrando da parábola da oração do fariseu e do publicano (Lucas 18), podemos imaginar que a oração de Paulo fosse bem parecida com a do fariseu, algo mecânico, sem sinceridade, sem olhar para si mesmo e seus pecados. 

Desta vez, ele estava orando com sinceridade. Pelo contexto, podemos imaginar Paulo confuso e arrependido de tudo o que tinha feito até então. Uma pessoa que, antes, perseguia os “nazarenos” agora era um deles. Paulo foi movido, pela experiência que teve com o próprio Jesus, a uma oração diferente sincera.  

Mais uma vez, fazendo referência à oração do publicano (Lucas 18), podemos ver que a base de toda oração é a sinceridade e humildade em reconhecer que somos pecadores, que não merecemos nada e não somos melhores que os outros em nada. 

A primeira etapa deste esboço de pregação para círculo de oração que devemos lembrar é que a nossa oração precisa ser sincera e isso acontece quando olhamos para nós mesmos como pecadores. 

Jesus, o mediador 

Embora não esteja explícito na narrativa, é evidente que Paulo jamais tinha orado com Jesus sendo o intermediador de suas orações. O segundo ponto importante deste esboço de pregação para círculo de oração é sobre a santidade deste nome. Talvez, como cristão, você pense: “oro em nome de Jesus desde que me converti”. Porém, quero que você reflita sobre o que você fala “em nome de Jesus” e em quais situações você evita falar este nome. 

Pois é! Muitas vezes falamos “no nome de Jesus” para refletirmos nosso desejo. O supermercado vai sortear um prêmio? “Este prêmio vai ser meu EM NOME DE JESUS”. Tem um sonho? “Um dia vou para tal cidade EM NOME DE JESUS”. Problemas com o celular? “Por favor, volte a funcionar EM NOME DE JESUS”.  

Percebe quantas vezes falamos no nome de Jesus em situações impróprias?  

Pedimos de tudo e “ele que se vire”. O nome de Jesus é santo. O terceiro mandamento (Êxodo 20:7) ordena não falarmos o nome de Deus em vão, mas, sem percebermos, usamos muito o nome de Jesus em vão. 

Por outro lado, evitamos falar o nome de Jesus quando deveríamos. Em conversa com amigos do trabalho ou da faculdade, por exemplo, usamos muito a palavra “Deus” e evitamos falar de Jesus. Quando aconselhamos alguém, quando damos nossa opinião ou até quando expressamos nossa fé ficamos constrangidos em falar a palavra “Jesus” e falamos a palavra “Deus”, quase que de uma forma genérica, para evitar o nome de Jesus. Precisamos expor nossa fé neste nome também. Se temos fé, coragem e respeito para falar “em nome de Jesus” em nossa oração, precisamos usá-lo com reverência. 

Ritual 

Como fariseu, Paulo cumpria uma série de rituais. Rituais aprendidos com seus familiares e líderes religiosos. Sua oração seguia este ritmo ritualístico. Nossa oração precisa ser verdadeira e espontânea, assim como nosso relacionamento com Deus. Paulo, até conhecer Jesus, tinha uma vida religiosa cheia de rituais, porém vazia de intimidade com Deus. Somente após seu encontro com Jesus, sua oração passou a “ter vida”. O terceiro ponto que devemos destacar neste esboço de pregação para círculo de oração, é que nossas orações não podem fazer parte de um ritual diário. 

Precisamos deixar nossa mente e nosso coração preparados para uma oração sincera e humilde. Antes de cada oração, não diga apenas palavras repetidas. Tenha um momento de reflexão, abra seu coração para que o Espírito Santo te ajuda em sua oração, em seu relacionamento com Deus. 

Conclusão da pregação para círculo de oração – Sofrer por Jesus 

Pulando para Atos 9:16 lemos: 

pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. Atos 9:16 

Aqui, o Senhor estava confirmando a Ananias que Paulo era uma pessoa escolhida por Deus para sobre por amor ao seu nome. Evidente que, em nossas orações, pedimos por cura, libertação, realização de sonhos e conversão de familiares, por exemplo, mas Paulo foi exemplo de que tudo podemos naquele que nos fortalece. E este “tudo podemos” não é uma referência ao que podemos conquistar, mas ao que podemos sofrer.  

A sua oração precisa ser acompanhada de sinceridade a amar a Cristo em qualquer circunstância. Não devemos desanimar na oração por causa de situações que nos entristecem. Pelo contrário, devemos nos apegar ainda mais à nossa fé. 

Quando Paulo orou neste dia, não sabia que ia passar por tanto sofrimento, mas ele não desistiu. Não deixe que as tribulações de seu dia a dia, te impeçam de orar. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE ORAÇÃO EM PDF

Mais materiais para sua pregação para círculo de oração 

Se você quer elaborar mais estudos e pregações para o círculo de oração, recomendo que você compre uma boa Bíblia de estudo. Uma delas, que eu recomendo, é a Bíblia de estudo Thomas Nelson, que tem estudos, notas, explicações e introdução de cada livro, entre muitos outros recursos. Para ler a análise completa deste livro, com fotos, leia a análise profunda deste site

Outra leitura clássica é o livro “Como orar”, de CS Lewis. Este livro vai te encorajar a tomar uma rotina de oração. 

Para complementar este esboço de pregação para círculo de oração, você também pode ler os estudos sobre: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *