Estudo sobre Romanos 3:23 – Gratidão pelo perdão dos nossos pecados

Estudo sobre Romanos 3:23 – Gratidão pelo perdão dos nossos pecados

Neste estudo sobre Romanos 3:23 vamos refletir sobre como combater o pecado e receber a misericórdia de Deus. Você já parou para pensar como é impossível viver sem pecar? Mas, ainda assim, você segue lutando, não é verdade? Nesta reflexão vamos ver como devemos lidar com esse grande desafio de viver em busca de agradar o coração de Deus, mesmo sabendo que não vamos nunca alcançar a perfeição. Por outro lado, não devemos pecar deliberadamente, pois este tipo de atitude só traz mais condenação. Precisamos entender como o pecado age em nossa vida, para combatê-lo. Além disso, saber que estamos condenados nos faz compreender o tamanho da glória e misericórdia do Senhor em nossas vidas.

Para este estudo de Romanos 3:23, vos analisar o trecho que começa no versículo 19. Vou usar a versão da Nova Tradução da Linguagem de Hoje.

Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus. Romanos 3:19

Estudo sobre Romanos 3:23

Vamos iniciar este estudo de Romanos 3:23 imaginando a seguinte situação: um marido que ama muito sua esposa, ou vice-versa. Então, apesar de amá-la muito, certo dia, ele comete um erro grave. Por exemplo: ele gastou todas as economias de cinco anos em um negócio que deu errado e perdeu tudo. Ou então, adulterou. Imagine um erro muito grave.

Após o erro, este marido (ou esposa) pede perdão. Ele está arrependido, pois o erro não foi cometido porque ele deixou de amá-la. Agora os dois estão em duas posições bem diferentes. Ele quer fazer de tudo para demonstrar o arrependimento, mas não sabe o que fazer. Ela apenas espera o arrependimento em ações. Após uma conversa séria, o marido se sente perdoado. Tudo volta ao normal, mas por pouco tempo. Na semana seguinte, ele comete outro erro gravíssimo.

A situação se repete. O marido, no caso, não sabe o que fazer para demonstrar seu arrependimento. Não existe algo que nos diga regras como:

  • Se você cometeu tal erro, deve levar sua esposa para jantar em um lugar especial e comprar uma joia para ela, assim estará perdoado.
  • Se você cometeu tal erro, você deve levá-la para viajar e o perdão está garantido.

Não existe este tipo de “regra” nos relacionamentos e nos erros que cometemos, por isso, o marido do nosso exemplo fica desesperado, pois sabe que errou, sabe que continua amando sua esposa, mas não sabe o que fazer para demonstrar seu arrependimento e, principalmente, não tem a certeza de que não cometerá outras falhas tão graves.

A Lei e Romanos 3:23

Começamos nosso estudo de Romanos 3:23 com este exemplo para demonstrar nosso relacionamento com o Senhor. Neste trecho lemos que a lei veio para mostrar que todos nós estamos “no mesmo barco”, estamos todos condenados ao pecado. Não conseguimos nos manter sem pecados. Isso não significa que não amamos a Deus, mas a nossa realidade é que, por mais que tentemos, não conseguimos nos manter imaculados, sem pecados.

Assim como no exemplo do marido, estamos em constante falta com o Senhor. E não há nada que possamos fazer para apagar o passado, o erro. Apenas o arrependimento sincero.

Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. Romanos 3:20

A lei não servia para mostrar um caminho capaz de nos manter puro, mas demonstrava que nenhum de nós consegue cumprir totalmente as leis e quem inflige uma regra, inflige toda a lei. Todos nós estamos debaixo da condenação do pecado e isso nos leva a duas conclusões simples:

  • Não somos mais santos do que ninguém
  • Não somos “piores” que os outros.

Por isso, Paulo escreveu que devemos parar “de nos justificar”. Não devemos justificar nossos pecados. Devemos nos arrepender e entender o caminho que nos levou ao pecado, para não andar mais por ele.

Estudo sobre Romanos 3:23 – Parte 2

Infelizmente, sabemos que iremos pecar de novo, de novo e de novo. Não porque não amamos a Deus, mas porque não somos capazes de sermos santos por nosso próprio esforço. Isso não significa que devemos pecar deliberadamente, como diz Hebreus 10:26, mas que devemos refletir que por nossos próprios meios não podemos nos considerar melhor do que ninguém. Talvez, você não comete o erro do adultério, mas tem inveja, seja orgulho ou vaidoso. A consciência de que pecamos diariamente nos faz amar ainda mais o sacrifício de Jesus, e desejosos de sua glória.

Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Romanos 3:23

Este é o ponto central deste estudo sobre Romanos 3:23. Manter nossa humildade perante o Senhor. Muitas pregações e canções cristãs de hoje exaltam pontos isolados da Bíblia para nos colocar como “superiores” aos nãos cristãos e até, perigosamente, vaidosos, altivos ou vingativos, desejando o fracasso dos “pecadores”, visando a “exaltação perante os olhos de todos” ou “o peso da mão do Senhor” na vida de nossos patrões, clientes ou vizinhos que nos aborrecem.

Restauração sem exigir nada

Não há nada que possamos fazer para demonstrar nosso arrependimento. Como no exemplo do marido, cometemos o erro do pecado e quando percebemos a besteira que fizemos, queremos demonstrar nosso arrependimento, mas não tem nada que possamos fazer, a não ser recorrer ao sacrifício de Jesus.

Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Romanos 3:24

Nosso estudo sobre Romanos 3:23 se conclui no versículo seguinte, que complementa nossa dependência de Jesus, que sonda os nossos corações para reconhecer nosso real arrependimento.

Sim, você é pecador e vai tentar fazer de tudo para não errar novamente, mas infelizmente, não vai conseguir; e não é porque você está sendo hipócrita, mas porque é fraco, como todo ser humano, e depende da ação do Espírito Santo.

Estudo sobre Romanos 3:23 – Conclusão

Ao terminar este estudo sobre Romanos 3:23 pense em como Deus é generoso e te dá a oportunidade do perdão mesmo sem merecer. No nosso exemplo, falamos de um marido, ou esposa, que comete um erro grave após outro. Imagine esta pessoa cometendo erros graves diariamente. Erros dignos de divórcio, assim como o pecado nos separa de Deus.  Mas ainda assim, seu cônjuge concede perdão. Esse marido que cometeu tantos erros não faria de tudo para demonstrar seu amor, arrependimento, alegria e gratidão? Pois então, demonstre isso todos os dias a Deus, pois diariamente Ele te perdoa doa pecados, que deveriam separar você dele para sempre.

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE ROMANOS 3:23 EM PDF

Auxílios para seu estudo sobre Romanos 3:23

Se você quer estudar mais especificamente o livro de Romanos, recomendo que compre o livro Romanos 1-7 de Thimoty Keller. O autor tem diversos livros com estudos bíblicos detalhados. Este aborda os capítulos um a sete de Romanos.

Para se aprofundar no assunto que falamos aqui neste post, sobre arrependimento e pecado, um bom livro é O Verdadeiro Evangelho, de Paul Washer.

Agora, se você quer começar a fazer estudos bíblicos mais detalhados, então, você precisa comprar uma Bíblia de Estudo. Uma boa recomendação é a a Bíblia da Mulher de Fé, que inclui 366 devocionais. É um material indispensável para quem quer ler a bíblia com mais profundidade.

Para complementar seu estudo sobre Romanos 3:23, leia também

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo sobre Romanos 3:23 – Gratidão pelo perdão dos nossos pecados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *