fbpx

1 Coríntios 12 – Estudo bíblico sobre os dons do Espírito Parte 1 

1 Coríntios 12 – Estudo bíblico sobre os dons do Espírito Parte 1 

Nosso estudo bíblico sobre os dons do Espírito começa em 1 Coríntios 12. AquiPaulo fala dos dons do espírito, a variedade de dons e o corpo de Cristo, ensinando que Deus dá aos homens muitos dons, mas todos compõem um só corpo de Cristo. Vamos continuar o estudo bíblico de 1 Coríntios capítulo por capítulo, aprendendo lições básicas de vida cristã.  

Nosso estudo bíblico sobre os dons do Espírito começa em 1 Coríntios 12 e segue até o capítulo 14, pois o apóstolo Paulo fala sobre os dons espirituais, mas em um contexto negativo, de divisões e heresias. Ele vai terminar o assunto, no capítulo 14, passando um “regramento” sobre o assunto. Para este estudo bíblico de 1 Coríntio 12 vou usar a versão Almeida Revista e Atualizada, portanto se sua versão for um pouco diferente, não se preocupe, pois isso não impacta o estudo. 

Clique aqui para ler a segunda parte do estudo bíblico sobre os dons do Espírito

1 Coríntios 12:1 a 7 

Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:2,3 

A primeira referência que vale destacar neste estudo bíblico é a do versículo dois, quando Paulo se refere aos ídolos, deuses, mudos, como em Salmos 115:4 e 5. Paulo dá a entender que quando aquelas pessoas estavam no paganismo, eram conduzidos por demônios. O cristão jamais falaria algo contra a divindade de Jesus. 

E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.1 Coríntios 12:5 e 6 

O termo serviços utilizado no versículo 5 tem o mesmo significado de ministério. O termo realizações, no versículo 6 é uma referência à energização dos dons. 

Estudo sobre os dons do Espírito 

Nosso estudo sobre os dons do Espírito se aprofunda em 1 Coríntios 12:8. 

Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. 1 Coríntios 12:8-10 

Seguindo o estudo bíblico sobre os dons do Espírito, lemos o termo sabedoria, no versículo oito, que significa a sabedoria espiritual, e palavra do conhecimento é a explicação dada através da vida prática. O termo fé pode ser analisado como uma capacidade sobrenatural de crer em Deus. O dom de curar, segundo alguns estudos bíblicos de 1 Coríntios 12 que consultei, também é visto como a capacidade de restaurar vidas. O dom da profecia seria a capacidade de anunciar uma nova verdade espiritual por parte de Deus. O discernimento de espíritos é a habilidade de distinguir as profecias de Deus e as falsas profecias ou profecias satânicas. A variedade de línguas seria a capacidade de falar idiomas desconhecidos por quem fala, assim como a habilidade de interpretá-las. Todos estes dons foram necessários para que a Palavra de Deus fosse escrita. 

Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 1 Coríntios 12:13 

Continuando o estudo sobre os dons do Espírito, vemos que Paulo explica que todos nós fomos batizados e que isso une, através do Espírito, todos os cristãos. O tempo passado indica que todo cristão já experimentou isso. Além disso, o Espírito habita permanentemente em nós. 

1 Coríntios 12 14-25 

Vamos analisar, neste estudo bíblico sobre os dons do Espírito, a comparação que Paulo faz com o corpo humano. 

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra. Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 1 Coríntios 12:14-25 

De acordo com alguns estudos bíblicos de 1 Coríntios 12, o trecho de 1 Coríntios 12:14 a 26 é uma evidência de que alguns cristãos da igreja de Corinto se sentiam superiores aos outros, ao ponto de reclamarem de alguns terem dons espirituais “melhores” que os outros. O dom de falar em línguas é um exemplo citado no trecho. Aqueles que possuíam dons não tão visíveis se sentiam “menos abençoados”. Mais uma vez utilizando sua forma didática, Paulo explica que os cristãos possuem dons variados assim como um corpo possui diversos membros. Paulo usa o corpo humano como paralelo para falar dos dons do Espírito. Os dons unem o corpo de Cristo, por isso, o funcionamento de todos é importante, mesmo daqueles que consideramos menos importantes. Devemos respeitar, e compreender a dependência mútua. No versículo 23, o apóstolo fala de dar honra ao corpo fazendo uma referência ao uso de roupas. 

Nos versículos 24 e 25, Paulo menciona que algumas partes do corpo parecem ser insignificantes, mas são tão importantes quanto qualquer outra parte. Assim, o cristão deve considerar-se igual aos demais cristãos na obra de Cristo, independente dos dons espirituais.  O termo usado no versículo 25 também é usado em 1 Pedro 5:7. 

Finalizando 1 Coríntios 12 

A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. 1 Coríntios 12:28-31 

Concluindo este estudo bíblico de 1 Coríntios 12, podemos reparar que Paulo, no versículo 28, ordena os dons em importância. Em seguida, ele responde diversas dúvidas com a mesma reposta: não.  

Paulo termina o assunto usando sua metodologia clássica de perguntas “são todos apóstolos?”, por exemplo, no versículo 29.  

A conclusão deste raciocínio, no versículo 31 é que o nosso modo de viver deve ser sempre guiado pelo amor e não pela necessidade de demonstrar publicamente nossos dons. 

Se você gostou deste estudo, BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE OS DONS DO ESPÍRITO EM PDF AQUI.

Continue seu estudo sobre os dons do Espírito 

Se você gostou deste estudo sobre os Dons do Espírito, com base em 1 Coríntios 12, recomendo o livro Os dons e o poder do Espírito Santo, de Reinhard Bonke.  

Outra leitura interessante é O poder do Espírito Santo, de Billy Graham. 

Para estudar melhor a Bíblia, como um todo, indico a Bíblia de Estudo Anotada e Expandida, que é um dos materiais que usei neste estudo. 

Para complementar seu estudo de 1 Coríntios 12, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *