Estudo de 1 Coríntios 11  

Estudo de 1 Coríntios 11  

Neste trecho de 1 Coríntios 11 traz um dos assuntos mais controversos da bíblia: o uso do véu nas igrejas. Há igrejas que interpretam a passagem como uma defesa de Paulo sobre o uso do véu nas igrejas e há quem defina como uma orientação para que o uso do véu não seja imposto aos fiéis.

Neste estudo bíblico não vou defender este ou aquele ponto de vista, mas apenas orientar o estudo através de informações e curiosidades bíblicas, pois não é o objetivo deste estudo defender esta ou aquela postura. Estamos vendo neste estudo bíblico sobre 1 Coríntios, capítulo por capítulo, que Paulo aborda questões essenciais para a vida cristã. Depois, ele defende seu apostolado, colocando-se como exemplo a ser seguido e faz algumas exortações sobre a conduta cristã.  

1 Coríntios 11:1 a 6

Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei. 1 Coríntios 11:1,2 

No primeiro versículo, um dos mais conhecidos do Antigo Testamento, Paulo conclui, o seu raciocínio. Apesar de estar no capítulo 11, ele conclui o raciocínio de 1 Coríntios 10. Em seguida, ao falar dos “tradições”, ou “preceitos”, ele se refere ao que foi passado oralmente. 

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 1 Coríntios 11:3 e 4 

O assunto começa a tomar forma no versículo três, quando Paulo menciona um trecho de Gênesis 3:16, sobre a criação do homem e da mulher. No versículo quinze, Paulo enfatiza o que quer dizer com uma referência a Deuteronômio 21:12. Ele usa este trecho para defender o uso do véu. 

Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu. 1 Coríntios 11:5,6 

Neste trecho, assim como e, 1 Coríntios 14:34 a 35, Paulo não concorda que as mulheres executem essas atividades em público. Ele defende que a mulher orar e profetizar em público é como a cabeça sem o véu. As mulheres deveriam usar o véu na cabeça e os homens participar do culto sem nada cobrindo a cabeça. 

Seguindo o estudo de 1 Coríntios 11, em 1 Coríntios 11:6, Paulo faz uma referência aos costumes da época da igreja primitiva. Na Grécia antiga, raspar a cabeça era vergonhoso para a mulher porque desta forma ficava igual aos homens. Paulo quer dizer que se a mulher não cobrir sua cabeça na adoração pública, o efeito seria o mesmo. Ele usa argumentos baseados na criação e na presença de anjos na igreja.  

1 Coríntios 7 a 16

O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 1 Coríntios 11:7-9 

Nos versículos sete, oito e nove, Paulo faz referências a diversas passagens de Gênesis. Ele menciona ideias levantadas em Gênesis 1:26 e 27, Gênesis 5:1, Gênesis 9:6, Gênesis 2:21-23 e Gênesis 2:18. Paulo argumenta que a mulher veio do corpo do homem e feita para o homem. 

Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade. No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus. 1 Coríntios 11:10-12 

Ao mencionar “sinal de autoridade”, ele faz uma referência como sendo o véu sendo o sinal de autoridade do homem sobre a mulher, “por causa dos anjos”. Ao se recusar ao usar o véu, a mulher estaria sendo insubmissa aos anjos. Depois, ele deixa claro que seu ponto de vista não implica em classificar o homem “melhor” ou superior às mulheres. Homem e mulher são independentes e iguais perante Deus. 

E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha. Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 1 Coríntios 11:15,16 

Algo interessante, para mencionar neste estudo de 1 Coríntios 11, é que a mantilha, mencionada aqui não é o véu, mencionado em outros trechos. O véu seria a cobertura natural e a mantilha a espiritual. Depois, ele diz que não havia, na igreja, o costume de mulheres adorarem sem algo na cabeça. 

1 Coríntios 11:19 a 26

Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. 1 Coríntios 11:19-22 

Aqui, cabe uma explicação curiosa, em nosso estudo de 1 Coríntios 11. No versículo 19, ao mencionar que é importante haver partidos, ele diz isso no sentido de separar os verdadeiros fiéis. Existe uma curiosidade bíblica que pode ser explicada ao ler os versículos 20, 21 e 22. No tempo da igreja primitiva, era comum os cristãos se reunirem para confraternizarem e realizarem juntos as refeições, refeições estas chamadas de ceias, que deram origem à Ceia do Senhor como conhecemos hoje. Naquela época a ceia tinha quase um caráter de festa, pois cada um trazia um prato e repartiam o que levavam entre si, no entanto, em Corinto, os mais ricos não estavam dividindo o que levavam com os mais pobres, atitude reprovada por Paulo. De acordo com alguns estudos de 1 Coríntios 11, a igreja realizava um banquete no dia da ceia. Neste dia, também eram emitidos comunicados e informações de outras igrejas, era feito uma arrecadação para as viúvas e órfãos também. Por isso, Paulo diz algo no sentido se não querem compartilhar, é melhor comer em casa. 

Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 1 Coríntios 11:23 a 26 

Seguindo nosso estudo de 1 Coríntios 11, lemos no versículo 23, o apóstolo dizendo que recebeu do Senhor. Isso não significa uma ordem direta. Pode ter sido através de orientações de outros cristãos ou dos discípulos, por exemplo. De qualquer forma, isso não diminui sua autoridade. 

Outra curiosidade bíblica deve ser explicada ao lermos os versículos 24 e 25. De acordo com historiadores, a carta de 1 Coríntios foi escrita antes mesmo dos Evangelhos, por isso, a fala registrada de Jesus neste trecho é a primeira referência histórica de Jesus. Suas palavras significam que o pão foi dividido, na última ceia de Jesus, para representar seu corpo dilacerado na cruz, e o vinho representava a participação da Nova Aliança entre Deus e os homens, exatamente como profetizado por Jeremias, em Jeremias 31:31-34. O termo “em memória” significa que quando participarmos desta cerimônia, podemos experimentar o que a salvação realmente significa para nós.  No versículo 25 também é possível traçar um paralelo com o texto de Êxodo 24:6 a 8.  

No versículo 26, lemos que a ceia é como se fosse uma ação prática de toda a pregação de Jesus. Uma espécie de sermão sobre sua morte, ressurreição e retorno. 

1 Coríntios parte final

Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.1 Coríntios 11:27 

Depois, lemos que não devemos participar da ceia se temos pecados deliberados, ou confessado. Além da condenação, isso pode nos trazer consequências físicas e até a morte. 

Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 1 Coríntios 11:29 

No versículo 29, quando Paulo escreve juízo, ele não está se referindo a uma condenação como entendemos hoje, mas sim à disciplina de Deus, Já a expressão “sem discernir” se refere ao fato de entendermos que todo cristão faz parte do corpo de Cristo, através da fé. 

Quer estudar mais a Bíblia?

Se você gostou deste estudo de 1 Coríntios 11, recomendo que adquira, a Bíblia de Estudo Anotada e Expandida, uma das referências que usei neste estudo.

Outro material muito bom, para quem está começando a fazer estudos bíblicos é a Bíblia de Estudo Integrada, com linguagem da Nova Versão Internacional, ela é fácil de entender e possui ótimas notas.

Agora, se você quer ler um livro, eu indico o Custo do Discipulado, que nos ensina a ajudar pessoas a serem imitadoras de Cristo, como Paulo ensina em 1 Coríntios 11. Se você é assinante do plano Kindle Ilimitado, você pode ser este livro de graça, pois está incluído no plano.

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 11 EM PDF

Para complementar seu estudo de 1 Coríntios 11, leia também 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *