fbpx

Estudo bíblico 1 Coríntios 9 

Estudo bíblico 1 Coríntios 9 

Ao fazer um estudo bíblico de 1 Coríntios 9 podemos perceber que Paulo defende seu apostolado, seu ministério. Acredito, portanto, que este trecho seja essencial para compreendermos o trabalho de Paulo. O texto de 1 Coríntios 9 traz um trecho curioso da bíblia, onde Paulo fala de sua liberdade no apostolado e de seus direitos como apóstolo de Cristo. Ele menciona, dessa forma, alguns trechos do Antigo Testamento para mostrar que ele também tinha direito de repousar e de provar os frutos de seu trabalho, a evangelização dos povos. 

<

Muitos estudiosos entendem, então, que um estudo de 1 Coríntios 9, versículo por versículo, nos faz compreender que Paulo até defende que um ministro da Palavra seja sustentado pelos fiéis, no entanto isso não lhe dá o direito de enriquecer.  

Não é aceitável, para muitos teólogos e líderes religiosos, uma pessoa se enriquecer graças a doações dos fiéis. Um pastor por exemplo, tem o direito de cuidar de sua família com as ofertas da igreja, mas não deve se enriquecer com isso, a não ser que ele tenha uma renda como venda de livros, cursos ou algum trabalho secular. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 9 EM PDF

Início

Em 1 Coríntios 9 lemos uma espécie de exemplo sobre o que o apóstolo diz no final do capítulo 8. Para compreendermos o início deste capítulo, acho que é interessante ler o último versículo do capítulo 8. Paulo começa, então, a defender que não se apropriou de seus direitos de apóstolo para benefício próprio, como outros faziam. 

 Alguns estudiosos entendem que em 1 Coríntios 9 podemos compreender, portanto, que um apóstolo é definido como alguém que viu Jesus, como ele diz no versículo um.  

Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor? 1 Coríntios 9:1  

Por isso, o título de “apóstolo” que muitos líderes religiosos carregam hoje em dia não passaria de vaidade.  

Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? 1 Coríntios 9:5,6 

Em 1 Coríntios 9:5 a maioria das traduções trazem o termo ‘mulher irmã’, que significa esposa. Uma curiosidade bíblica deste trecho é que Paulo menciona ‘irmãos do Senhor’ para se referir aos filhos de Maria e José, irmãos de Jesus. Mais uma vez Paulo menciona o fato de Pedro ser casado, como também podemos ler em Marcos 1:30.  

Em 1 Coríntios 9:6 Paulo questiona se somente ele e Barnabé deveria trabalhar para se sustentarem. Embora tivesse o direito de ser sustentado pelo povo a quem ministrava, Paulo não usou este direito. 

1 Coríntios 9:7 a 17 

Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? 1 Coríntios 9:7,8 

Nos versículos sete e nove, Paulo menciona trechos de Deuteronômio 20:36 3 Deuteronômio 25:4, respectivamente. 

Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? 1 Coríntios 9:11  

Em 1 Coríntios 9:11, Paulo menciona os bens materiais como sinônimo de sustento material. Se a igreja de Corinto sustentava outros, Paulo deveria ser merecedor ainda maior deste sustento, no entanto, preferiu não usar esta garantia.  

Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? 1 Coríntios 9:13 

No versículo treze Paulo faz referências às passagens de Levíticos 6:16 e 26, Levíticos 7:6 e 31, Deuteronômio 18:1 e Números 18:8-31. Lemos que tanto os sacerdotes judeus como os pagãos eram sustentados pelas ofertas. Assim, os ministros cristãos também podem, e devem, se sustentados pelas ofertas da igreja.  

E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. 1 Coríntios 9:17 

No versículo 17, Paulo menciona seu dever de pregar. Ele não podia fugir desta responsabilidade. Ele faria isso com total dedicação, ainda que não fosse pago por isso. 

Parte final 

E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:20,21 

O versículo vinte de 1 Coríntios 9 é um dos trechos mais conhecidos da bíblia. Aqui Paulo deixa claro que Paulo seguiu as exigências e costumes das leis judaicas para persuadir os judeus da verdade do Evangelho. Por isso, ele mesmo se colocou sob as leis judaicas, como a circuncisão, as purificações e o voto do nazireu, como podemos comprovar ao ler Atos 16:3, Atos 18:18 e Atos 21:24, 26. Quando Paulo diz “aos sem leis”, no versículo 21, ele se refere aos gentios, que não seguiam as tradições judaicas. Para converter os gentios, Paulo se portou como um deles e defendia seu comportamento e sua cultura.  

É um trecho importante que pode servir de base bíblica para os missionários ainda hoje que, para converter vidas, muitas vezes precisam adotar costumes de outros povos e conhecer e seguir a cultura de povos desconhecidos. O limite era não desobedecer a Deus, Paulo sempre se manteve fiel aos ensinamentos de Cristo.  

Estudiosos judeus entendem que Paulo se dirige a dois grupos de judeus, os que viviam sob a lei e os que seguia as tradições orais. No versículo 20, o termo original indica que ele se direciona aos “Judeas”, ou seja, grupo de judeus que preferiam seguir tradições orais. Em seguida, ele menciona os que seguiam as leis. 

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 1 Coríntios 9:24 

Outra curiosidade bíblica podemos observar em 1 Coríntios 9:24, quando o apóstolo Paulo menciona as corridas. Esta referência se deve ao fato de que Corinto ser sede de grandes eventos esportivos na época. Os jogos ístmicos eram realizados a cada dois anos em Corinto. Ao falar dos atletas, Paulo aponta para a dedicação e sacrifícios que os atletas fazem para um prêmio que perece. Os vencedores dos jogos ístmicos, por exemplo, ganhavam uma coroa de filhas de pinheiro. 

O apóstolo termina essa parte do discurso colocando a si mesmo como alguém que precisa vencer a si mesmo, que precisa golpear a si mesmo. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 9 EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico de 1 Coríntios 9, leia também. 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *