fbpx

Estudo de 1 Coríntios 10 

Estudo de 1 Coríntios 10 

O capítulo dez de 1 Coríntios traz muitas referências de Cristo no Antigo Testamento, especialmente no Pentateuco. Depois de mostrar como Deus agiu com os judeus no Antigo Testamento, Paulo escreve sobre a importância de o cristão fugir da idolatria e ainda aborda a liberdade cristã a liberdade da consciência cristã.  Vou utilizar a versão Almeida Revista e Atualizada para este estudo bíblico de 1 Coríntios 10. 

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. 1 Coríntios 10:1,2 

Repare que, no versículo um, Paulo faz referências ao livro de Êxodos ao dizer que “nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar”. Ele se refere a Êxodo 13:21 e 22, Êxodo 14:21, 22 e 29.  Vamos destacar neste estudo bíblico de 1 Coríntios 10, que a nação de Israel é usada como uma ilustração de alguns que foram reprovados, seguindo o raciocínio do final de 1 Coríntios 9. No versículo dois, Paulo usa Moisés como figura de líder. O povo de Israel estaria unido a Moisés. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 10 EM PDF

O manjar espiritual

Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.1 Coríntios 10:3,4 

Paulo ainda cita Êxodo 16:4, 15 e 35 no versículo três. O manjar espiritual, citado no versículo três é uma referência ao maná. No versículo quatro, Paulo faz referências a Êxodo 17:5-7 e Números 20:11. Ele fala de uma pedra que provia água para Israel. Uma curiosidade que vale a pena mencionar neste estudo bíblico de 1 Coríntios 10, é que alguns rabinos daquela época acreditavam que a pedra que proveu água seguia os Israelitas, pois ela é mencionada duas vezes, em locais e contextos diferentes. Paulo ressalta que, durante a peregrinação no deserto, foi Jesus quem os seguiu. 

Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. 1 Coríntios 10:5-7 

No versículo cinco, Paulo se refere a Êxodo 14:29, 30 e 35. Paulo também menciona o livro de Números no versículo seis. Ao orientar-nos a não cobiçar coisas más, ele está se referindo a Números 11:4,34, quando israelitas desejavam as comidas do Egito. A passagem mencionada no versículo sete é a de Êxodo 32:6.  

E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. 1 Coríntios 10:8-10 

No versículo oito, Paulo faz referências a Números 25:1-18 e Salmos 106:29. A história mencionada no versículo nove pode ser lida em Números 21:5 e 6. Ele menciona 23 mil mortos, que se foram em um único dia. Evidente que, após este dia, houve mais mortes. A seguir, em 1 Coríntios 10:10, Paulo faz referências ao trecho de Números 16:41 a 49 para lembrar que não devemos murmurar como os israelitas fizeram em Corá. 

Podemos perceber, ao ler o trecho 1 Coríntios 10:7-10, é que o autor faz um levantamento básico dos judeus que seguiram a idolatria. Uma curiosidade bíblica do versículo sete é que o trecho “assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir” mostra que os cristãos de Corinto participavam de festas pagãs, por isso Paulo faz referências aos antigos que passaram pelo mesmo problema. Outra curiosidade bíblica interessante, que desejo compartilhar neste estudo bíblico de 1 Coríntios 10, é que a idolatria estava levando os cristãos à imoralidade sexual. Ao dizer “não ponha Cristo à prova” significa que as pessoas estavam pecando deliberadamente como que testando o quanto podiam pecar antes de serem julgados.  

O coração de 1 Coríntios 10

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. Considerai o Israel segundo a carne; não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar? Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. 1 Coríntios 10:13-20 

No versículo 13, Paulo fala que Deus proverá livramento aos que o amam, mas isso não significa alívio dos problemas, mas forças para superá-los. 

A partir do versículo 14, o que vemos, neste estudo bíblico de 1 Coríntios 10, é que Paulo deixa claro que, quando uma pessoa participa de uma festa, ela está concordando com os demais. Ele usa, inclusive, o exemplo da ceia. No versículo 20, Paulo é enfático ao dizer que participar de festas pagãs é manter comunhão com demônios. 

Ao falar da idolatria, Paulo menciona Levíticos 7:6 e 14, no versículo dezoito. No versículo vinte, Paulo mostra que o que não é sacrificado a Deus é sacrificado a demônios ainda que sejam a deuses inexistentes. Esta análise pode ser reforçada com as passagens de Levíticos 17:7 e Deuteronômio 32:17.  

Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele? Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. 1 Coríntios 10:22,23 

Em 1 Coríntios 10:22 Paulo menciona Deuteronômio 32:21. Em seguida, ao dizer que todas as coisas são lícitas, Paulo estava na verdade reproduzindo uma fala comum entre os cristãos de Corinto. Paulo prefere não contestá-los, mas mostra uma verdade superior, um contexto para a frase. A conduta do cristão deve servir de edificação aos demais fieis.  

Parte final de 1 Coríntios 10

Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência; porque do Senhor é a terra e a sua plenitude. Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência. Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; 1 Coríntios 10:25-28 

Entre os versículos 25 e 28, o escritor muda um pouco o discurso. Ao invés de falar de carne sacrificada a ídolos e servida em eventos pagãos, ele fala de carne comprada em mercados, para uso doméstico. Neste caso, o cristão tem a liberdade de comer este tipo de carne, a não ser que seja questionado e sua atitude possa escandalizar outros irmãos. 

No versículo 26, Paulo menciona Salmo 24:1.   

Nos versículos 27 e 28 o que o apóstolo está explicando é que o cristão pode comer qualquer coisa que lhe for oferecido, mas se houver a possibilidade de pensarem que ele, o cristão, está envolvido com idolatria, então é melhor não comer para não dar uma impressão errada. 

Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças? Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:30,31 

Um trecho que eu acho importante falar neste estudo bíblico de 1 Coríntios 10 é que o apóstolo, no versículo 30, nos orienta que nossa liberdade pode ser “restringida” por nós mesmos, para não gerar dúvidas. Logo em seguida, ele diz “fazei tudo para a glória de Deus. Esta frase, praticamente, conclui o assunto que ele começa lá no capítulo oito. Devemos nos examinar para vermos se estamos refletindo a glória de Deus. Aqui vemos quatro princípios para guiar as atitudes do cristão: 

1- Será benéfico? 

2- Vai escravizar-me? 

3- Prejudica o crescimento espiritual de alguém? 

4- Vai edificar? 

Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. 1 Coríntios 10:32 

Finalizamos este estudo bíblico de 1 Coríntios analisando o versículo 32. Aqui podemos perceber que a igreja cristã não substitui Israel, pois ele menciona os dois povos separadamente. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 10 EM PDF

Estude mais 

Conhecer o contexto bíblico dessas palavras é importante para a compreensão do texto. Se você gosta deste tipo de estudo, sugiro que adquira nosso e-book com 40 esboços de pregações para jovens e adolescentes. 

Se você prefere estudos voltados às famílias e aos casais, indico o livro Manual do Líder da Equipe de Casais, que tem estudos prontos, dicas para elaborar eventos e muito mais. Fantástico para quem trabalha na liderança de um ministério da igreja, mesmo que não seja o de casais, pois seus ensinamentos servem para todos os ministérios. 

Para se aprofundar no estudo teológico, indico a Bíblia KJ 1611, que é, para muitos, a Bíblia de estudo mais completa, a Bíblia de estudo Pentecostal, com mapas, referências e dezenas de comentários e estudos temáticos. Essas Bíblias não são baratas, mas vale o investimento.

Para ampliar seu estudo bíblico de 1 Coríntios 10, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *