fbpx

Esboço de sermão – A conversão de Saulo 

Esboço de sermão – A conversão de Saulo 

Neste esboço de sermão sobre a conversão de Saulo, vamos ver como podemos nos inspirar em sua transformação de vida para que O Espírito Santo também encontre lugar em nós, para que possamos promover a mudança necessária para agirmos conforme as palavras de Jesus. Essa é uma boa mensagem para um culto da família, ou uma reflexão familiar, para revermos nossas atitudes como família.  

Você está sentindo que precisa aquecer sua fé? Deseja ter novas experiências espirituais, ou voltar a ter a mesma motivação de anos atrás? Então, este esboço de sermão sobre a conversão de Paulo pode te ajudar e obter uma renovação de fé, através de atitudes práticas. 

Para ler o modelo de aula para crianças sobre a conversão de Paulo Clique aqui.

A conversão de Saulo, narrada em Atos 9, é muito rica em informações e pode nos render estudos sobre diversos temas referentes à vida cristão. Neste texto vou abordar questões práticas sobre nossa vida após a conversão. O exemplo de Saulo nos serve para ver como suas ações mudaram após a conversão. Para elaborar o esboço de sermão, você deve ler atentamente Atos 9:1 até 30. 

Neste trecho podemos analisar como Saulo mudou sua postura após a conversão. Não importa se somos novos convertidos, ou se já estamos alguns anos na igreja, todos nós precisamos sondar nosso coração, de tempos em tempos, para rever nossa fé, fortalecer nossa comunhão e corrigir nossos caminhos errados. Quando lemos sobre a conversão de Saulo, lemos sobre uma pessoa que tinha o desejo de mudança e de agradar ao Senhor.  

A conversão de Saulo começou com jejum e oração 

Assim que lemos sobre a conversão de Saulo, lemos que ele não comeu e não bebeu por três dias. Isso está relatado em Atos 9:9. Neste momento, podemos imaginar Saulo confuso, chocado e temeroso. Ele teve um encontro sobrenatural como não esperava. O Senhor poderia ter acabado com ele naquele momento, afinal ele era um perseguidor, um mau exemplo. Até então, não lemos sobre ele fazendo jejum para realizar o trabalho de perseguição. Não sabemos se ele já havia jejuado ou não, mas neste momento de conflito, ele decidiu jejuar. Em momentos de conflito, de indecisão e de transformação, precisamos levar a nossa fé a sério. No versículo 11, lemos que Saulo também estava orando. Você não pode se acomodar com os cultos uma vez por semana e ler um devocional, ou um versículo por dia. A verdadeira transformação, a verdadeira conversão exige dedicação “full time”. Oração, jejum, leitura de trechos completos, mesmo livros que não “gostamos”, como Ageu, Apocalipse ou Daniel. 

O jejum realizado por Saulo em sua conversão nos mostra que precisamos praticar a fé com seriedade e comprometimento. Nossa família precisa de um compromisso com o Senhor Jesus muito além de um culto por semana. 

Saulo mudou de companheiros 

Mais adiante, no versículo 19, lemos que ele ficou alguns dias com os discípulos em Damasco. Ele fez o mesmo quando voltou a Jerusalém: procurou os discípulos. A conversão de Saulo levou-o a procurar novas companhias. Muitas vezes, nos convertemos, mas queremos manter as velhas companhias. Uma genuína conversão nos faz desejar mudar de amizades. Não é algo forçado, mas começamos a perceber que a companhia de algumas pessoas não nos faz bem. Piadas, assuntos e costumes que não seguem o padrão bíblico começam a nos incomodar.  

A mudança de companhias é vital para o fortalecimento de nossa fé. Os hábitos, o ponto de vista em questões polêmicas e as atitudes que tomamos passam a seguir o padrão de nossa fé. A vivência com pessoas de nossa fé, nos leva a conhecer testemunhos e histórias de pessoas que já possuem uma vivência com Jesus e pode nos ensinar muito. Foi isso que Saulo fez, foi buscar ajuda com quem já tinha mais tempo de caminhada com Jesus.  

Nossos filhos precisam de companheiros da mesma fé, assim como nós, pais e mães, precisamos de amizades que fortaleçam nossa fé. 

Saulo enfrentou resistências 

Essa mudança, no entanto, vai causar algum desconforto. Após a conversão de Saulo, muitas pessoas duvidaram se a sua conversão era real, devido ao seu passado. Entre os versículos 26 e 28 de Atos 9, lemos que os discípulos resistiram ema aceitar Saulo, mas quando Barnabé testemunhou a real conversão de Saulo, os discípulos o aceitaram. Aqui podemos ressaltar a importância das novas companhias. Graças a Barnabé, uma amizade nova de Saulo, Saulo foi aceito entre os discípulos. 

Quando desejamos seguir Jesus de coração. Algumas resistências acontecem. Algumas pessoas podem tirar sarro de nossa conversão, outros podem duvidar que mudamos de vida, outros podem até achar que estamos sendo hipócritas. Saulo não desanimou com a resistência que enfrentou e contou com ajuda de Barnabé para continuar na companhia dos discípulos. Para enfrentar algumas resistências, vamos precisar de testemunhas de nossa real conversão. Por isso, andar com novas companhias é fundamental para nosso renascimento na fé. 

A conversão de Saulo resultou em serviço

Outra postura que lemos em Atos 9:20, sobre a conversão de Saulo, é que começou a pregar a Jesus como filho de Deus. A real conversão nos leva a servir. Nossa família precisa entender a necessidade de servir na igreja. Participar do evangelismo, grupos de estudo, participar do louvor e de ministérios e grupos de estudos. 

Essa participação ativa nos leva a ter cada mais intimidade com Deus e com testemunhos de conversão e experiências de outras pessoas. No versículo 25, lemos que Saulo conseguiu fugir de Damasco, pois os judeus daquela cidade queriam matá-lo, em um cesto, com ajuda dos discípulos. Mais uma vez, as novas companhias o salvaram. Veja a importância de companhias de pessoas com a mesma fé, a mesma visão. 

A busca de Saulo

Agora voltemos, portanto, ao início da conversão de Saulo. Ele acreditava que prender os cristãos e acabar com essa nova crença era uma maneira de agradar a Deus. Por quê? Porque ele agia com zelo, mas sem conhecimento. Ele conhecia as letras, mas como os líderes judeus da época, seguia também a tradição dos anciãos. Essa tradição confrontava as Escrituras em muitos aspectos. Não é nosso propósito discutir isso agora, mas é importante destacar que Saulo tinha o desejo de fazer a coisa certa, mas não fazia porque não tinha uma verdadeira experiência com o Senhor, até encontrar-se pessoalmente com Jesus. 

A conversão de Saulo, então, acontece porque ele tem esse encontro com Jesus e, inevitavelmente, obedece. Nosso primeiro passo de conversão é desejar um encontro pessoal com Jesus.  

Portanto, Saulo vivia o que muitas pessoas vivem hoje, buscam um deus, buscam uma religião, algo que lhes dê sentido, mas essa sede só é saciada quando ocorre um encontro com Jesus.  

Este ponto da pregação pode ser usado, então, para chamar as pessoas a aceitarem Jesus como salvador. 

Em seguida, você pode orar pelos que já se converteram, mas desejam um relacionamento mais íntimo com o Senhor, buscando mais comunhão com os irmãos, com mais empenho em servir a Deus e por quem deseja de mais coragem para enfrentar situações que lhe confrontem a fé. 

Alimente sua fé 

Para manter minha fé viva, gosto muito de ler livros cristãos e fazer alguns estudos bíblicos. Se você quer deseja ler algo sobre a genuína conversão, sugiro a leitura do livro O chamado ao Evangelho e a verdadeira conversão, de Paul Walsher, que fala de reanimar a fé e combater os ensinos contrários à Bíblia. 

Para aprofundar seus estudos, a Bíblia de Estudo Despertar é um material bem interessante a um preço acessível. 

Para complementar seu esboço sobre a conversão de Saulo, você pode ler também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *