fbpx

A volta de Cristo – Mantenha seu olhar em Jesus 

A volta de Cristo – Mantenha seu olhar em Jesus 

Neste esboço de pregação sobre a volta de Cristo, vamos aprender como devemos nos manter preparados para seu retorno, assim como lidar com o fato de não sabermos quando será seu retorno. Este estudo pode ser usado, portanto, como uma devocional pessoal, ou como um esboço de pregação sobre a volta de Cristo.  

Sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados entre os cristãos em tempos de crise, principalmente como o da pandemia, é a volta de Cristo. Aqui, porém, não quero analisar os sinais dos finais do tempo, mas fazer você refletir sobre o impacto que terá este acontecimento em nossa história, e como devemos nos comportar sabendo que, a cada dia que passa, o retorno de Jesus está mais próximo. 

Em nosso calendário de festividades cristãs celebrarmos o nascimento de Jesus, no Natal, e sua ressurreição, na Páscoa. Basicamente, quando falamos de Jesus, nos lembramos de seu nascimento, seus ensinamentos, milagres e sua ressurreição.  

Dessa forma, nos lembramos na história incompleta de Jesus, pois, muitas vezes, nos esquecemos de sua promessa de que ele voltará. Falar da volta de Cristo nos faz pensar em alguns aspectos de nossa vida. Vamos tomar como base o texto de Atos 1:1 a 12. Neste trecho lemos sobre o retorno de Jesus aos Céus. Nesta despedida, podemos observar alguns acontecimentos que nos ensinam a estarmos preparados para a volta de Jesus. 

Quando ele vem? 

Jesus nunca nos deu uma data de sua volta. Isso pode parecer um pouco frustrante, pois cria uma margem infinita para este acontecimento, tanto que, os próprios discípulos achavam que ele voltaria enquanto eles (discípulos) ainda estavam vivos. Nos dias atuais, saber que alguém volta, mas não saber exatamente quando, nos traz uma sensação de frustração, pois queremos ter o controle de tudo. Não saber quando será a volta de Cristo me faz pensar em duas coisas importantes para a nossa vida prática. 

Primeiro, devemos ter em mente que essa promessa nos traz esperança. Não fomos largados neste mundo. Apesar de suas dores, incertezas e lutas tenha a certeza de que o seu salvador está voltando. Quando estiver em noites de choro e angústia, entregue seu coração ao Senhor, clame pelo seu retorno, mantenha em você a chama da esperança e da fé, aguardando o dia da volta de Jesus.  

Espere o socorro 

Nos Estados Unidos, quando a emergência atende um chamado, pelo 911, a equipe usa uma técnica simples, mas eficiente para realizar o atendimento: eles mantêm a pessoa na linha conversando até o socorro chegar. Trata-se uma estratégia, pois eles sabem que manter a pessoa a ser socorrida no telefone aumenta a probabilidade de um socorro bem-sucedido, e ainda mantém a vítima calma. 

Saber que o nosso socorro, Jesus, está voltando deve servir de ânimo para manter nossa postura em busca de santidade e justiça, mesmo em dias de choro e solidão. 

A segunda coisa que me vem à mente, quando penso na volta de Cristo, é que devo me manter em santidade.  

Você não sabe quando ele vem. Talvez, você gostaria que Jesus voltasse em um domingo, quando está na igreja, com sal roupa de crente e Bíblia de baixo do braço. E se Jesus voltar em uma quarta-feira, às 2h da manhã? O que você vai estar fazendo? E se ele resolver voltar em uma sexta-feira, enquanto seus colegas de trabalho fazem um happy hour? 

Pensar sobre a volta de Cristo me faz pensar que minha esperança de socorro está voltando e que preciso manter minha santidade. Para caminhar neste caminho de santidade, precisamos olhar para Jesus. 

Olhe para Jesus 

Ao ler Atos 1, lemos sobre a ida de Jesus aos Céus. Neste trecho, vale a pena destacar o versículo dez. 

E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles Atos 1:10 

Enquanto Jesus subia, os discípulos mantinham os olhos nele. Até a volta de Cristo, olhe para Jesus constantemente, mantenha seus olhos em suas ações, seus ensinos e suas promessas. Muitas vezes não sabemos lidar com as dificuldades da vida porque não estamos olhando para Jesus, estamos olhando para as circunstâncias, para os problemas, para as pessoas ou para nós mesmos. Devemos olhar mais para Jesus e menos para o Tik Tok, Instagram e veículos de comunicação. 

Quanto mais olhamos para algo, mais parecido com isso ficamos. Se olhamos muito para cantores e artistas, passamos a nos comportar, falar e até se vestir como eles. Se olhamos muito para políticos, jogadores ou amigos das redes sociais, passamos a nos comportar como eles. Tiramos as mesmas fotos, comemos as mesmas coisas e até fazemos as mesmas brincadeiras. Por isso, devemos olhar mais para Jesus, para sermos mais parecidos com ele. Olhamos para Jesus quando oramos, vamos à igreja e lemos suas Palavras.  

Ore até a volta de Jesus, e pela volta de Cristo 

Pouco mais para frente, em Atos 1, lemos sobre os discípulos permanecendo em oração. 

Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:14 

Outra atitude que devemos manter até a volta de Cristo, portanto, é orar sem cessar. A oração é uma demonstração clara de fé. Através da oração demonstramos nossa confiança em Deus. Até a volta de Cristo, devemos orar. Muitas vezes, no entanto, desanimamos na oração porque achamos que pouco importa, que não temos tempo ou que Deus já sonda nosso coração. 

Porém, lembre-se que o próprio Jesus orava. Aliás, orava tanto que nem seus discípulos conseguiam acompanhar o ritmo de orações do mestre. Jesus nos mandou orar sem cessar. Devemos orar, pedindo perdão por sermos pecadores, clamando por forças para aguentar mais um dia neste mundo entregue ao inimigo de nossas almas. 

Devemos orar, inclusive, clamando pela volta de Cristo.

  • Aquele que foi julgado e condenado injustamente, irá voltar para julgar com justiça e condenar com a verdade.
  • Aquele que nasceu em uma manjedoura virá novamente e todo olho verá sua glória.
  • Aquele que veio como cordeiro voltará como leão. 

Então, não pense na volta de Cristo como um evento do qual você não fará parte. Todos os dias, esteja pronto para a volta de Jesus. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE A VOLTA DE CRISTO EM PDF

Estudo mais sobre a volta de Jesus 

Se você quer estudar mais sobre a volta de Cristo, então, minha dica é adquirir bons livros e uma ou duas bíblias de estudo. 

Um livro interessante é “Preparando-se para a volta de Jesus”, de A.W. Tozer, que nos traz um estudo sobre a esperança de manter o foco em Jesus. O estudo aborda o livro de Apocalipse e o capítulo 24 de Mateus. 

Uma boa bíblia de estudo, para quem está começando a se aprofundar nas Escrituras, é a Bíblia de Estudo Integrada, que apresenta a Nova Versão Internacional, que é mais próxima do português moderno, e com ótimas informações e referências cruzadas. 

Outro material muito interessante é a Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem, que tem uma abordagem voltado ao público masculino. Excelente para pregadores, estudantes de teologia, ou para dar de presente. 

Para complementar seu esboço de pregação sobre a volta de Cristo, você pode ler também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *