fbpx

Introdução ao estudo de 2 Coríntios 

Introdução ao estudo de 2 Coríntios 

Antes de iniciar nosso estudo de 2 Coríntios, vamos ver um panorama do contexto na qual ela foi escrita, para que possamos, a cada capítulo, mergulhar com intensidade nas palavras do apóstolo Paulo. 

Depois que escreveu a primeira carta aos coríntios, Paulo fez uma visita à igreja. Nesta rápida passagem pelo lugar, ele resolveu escrever esta segunda epístola, mais triste e angustiado. Em um tom mais severo, Paulo chega a mencionar que tal igreja “se perdeu”. A carta foi levada por Tito. Ao voltar para Trôade, Paulo não teve tempo para se reencontrar com Tito e partiu com pressa para a Macedônia, onde Tito lhe deu a boa notícia de que a igreja de Coríntio havia se arrependido. 

A carta de 2 Coríntios foi escrita enquanto o apóstolo estava na Macedônia. Mais tarde, fez uma última visita à esta igreja (Atos 20:1 a 4), cerca de um ano depois de escrever 1 Coríntios. 

Como veremos no estudo de 2 Coríntios, após escrever a primeira carta, Paulo precisou voltar a Corinto para uma visita mais rápida. Como os problemas não haviam sido solucionados, a segunda carta tem um tem mais severo. A carta foi levada por Tito. Enquanto voltada para Trôade, Paulo precisou apressar-se para ir à Macedônia, onde escreveu sua segunda carta aos coríntios. Na Macedônia, Tito lhe deu as boas notícias de que os coríntios haviam se arrependido. Da Macedônia, Paulo partiu para sua última visita à igreja (Atos 20:1 a 4). 

Observe isso em seu estudo de 2 Coríntios 

Defender-se de acusações não é uma situação agradável, não é mesmo? Principalmente, quando recebemos acusações levianas. É exatamente isso o que Paulo faz na segunda carta que escreve aos coríntios. Como aprenderemos nas próximas semanas, em nosso estudo de 2 Coríntios capítulo por capítulo. Paulo precisa provar aos coríntios que ele havia sido escolhido por Deus, assim como os doze discípulos.  

Na primeira carta aos coríntios, Paulo fala da fé cristã, agora, na segunda carta, ele fala de seu ministério. Lemos uma carta mais pessoal, com Paulo falando de e seus sentimentos em relação aos falsos mestres, que estavam desvalorizando sua mensagem e sua pregação sobre Jesus. Paulo chama atenção destas pessoas ao falar da maneira como Deus o escolheu e ao falar de tudo o que sofreu por amor a Cristo e por levar o evangelho até eles. Os cristãos desta cidade precisavam amadurecer muito. Paulo estava estimulando-os a crerem na verdade e não darem ouvidos aos falsos mestres. Ele não queria voltar uma próxima vez e encontrar esta igreja afundada em pecados. Seu desejo era vê-los em comunhão com o Senhor Jesus. 

Espinho no corpo 

Em nosso estudo de 2 Coríntios vamos analisar o que Paulo fala sobre o seu espinho no corpo, mencionado no capítulo 12 versículo 7. Não há muito o que sabemos sobre isso. Muitos estudiosos, ao longo do tempo criaram suas teorias, mas o que sabemos é que trata-se de algo errado com ele. Uma situação a qual ele orou a Deus, mas não foi atendido. Muitos relacionam este problema a um possível problema na vista, relacionando esta passagem com outras, o que poderia lhe gerar sofrimento. 

Apesar deste espinho na carne, seu ânimo não foi abalado. Paulo continuou amando e servindo a todos. Muitas pessoas acabam usando a expressão “este é o meu espinho” como uma desculpa para pecar ou abandonar a obra, mas o que vamos aprender em nosso estudo de 2 Coríntios é que o espinho de Paulo não o impediu de fazer a obra. 

Fique atento 

Ao acompanhar nosso estudo de 2 Coríntios capítulo por capítulo, você pode ficar atento aos seguintes aspectos. 

  • A segunda carta aos coríntios traz muitos aspectos pessoais da vida do apóstolo Paulo. Este livro é muito utilizado para estudiosos que pesquisam sobre a vida de Paulo 
  • Aqui lemos muitas dificuldades enfrentadas por Paulo e como Deus estava ajudando-o a se livrar de tantas adversidades 

Paulo enfrentou açoites, trabalho forçado, fome, prisão, revolta popular e passou noites em claro. Ele também precisou descer escondido em um cesto para sair de uma cidade, onde a população queria matá-lo. Além disso, os falsos mestres ensinavam doutrinas contrárias à verdade. Falavam de um Jesus e um Espírito Santo inventados por eles mesmo, para ensinar que havia outro caminho para a salvação. Os falsos mestres também acusavam Paulo de não ser bom para pregar e que tinha uma presença fraca, embora fosse audacioso em suas cartas. Ao acusar Paulo de fraco, estes falsos mestres tentaram intimidar o apóstolo e seus ouvintes. 

Vamos ler em nosso estudo de 2 Coríntios, no capítulo 13 diversas advertências que Paulo deu à igreja. 

Esboço 

Em nosso estudo de 2 Coríntios, vamos perceber que a carta pode ser analisada em três partes. 

  1. Paulo agradece a Deus por ter sido consolado em meio a tantas tribulações e informa os coríntios sobre suas decisões. 2 Coríntios 1 a 7 
  1. Dons espirituais. Neste trecho, o apóstolo fala dos benefícios de contribuir com generosidade e faz um apelo aos coríntios para que mantenham o compromisso que haviam firmado. 2 Coríntios 8 e 9 
  1. Defesa contra os falsos apóstolos. Paulo reforça sua autoridade apostólica e critica os falsos mestres, que espalhavam mentiras. 2 Coríntios 10 a 12 

O último capítulo, 13, é uma conclusão com um conselho final de encerramento. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 2 CORÍNTIOS EM PDF

Complemente seu estudo de 2 Coríntios  

Se você quer aprofundar seus estudos bíblicos, indico uma boa Bíblia de estudo, como a Bíblia de Estudo Anotada e Comentada Expandida, que eu uso como auxílio para este site. 

Outra Bíblia incrível é a Bíblia de Estudo King James. Provavelmente esta é a Bíblia de estudo mais completa do mercado. 

Outra dica, é o Manual da Bíblia, que vai lhe fornecer explicações específicos de cada livro, além de centenas de outros materiais de auxílio. 

Para complementar seu estudo de 2 Coríntios, você pode ler também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Introdução ao estudo de 2 Coríntios 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *