fbpx

Estudo bíblico de 2 Coríntios 4 

Estudo bíblico de 2 Coríntios 4 

Este estudo bíblico de 2 Coríntios 4 nos faz refletir se somos verdadeiros seguidores de Jesus. Aqui, temos uma importante lição de Paulo sobre o contraste entre o mundo físico e o espiritual. Se você quer viver experiências marcantes com Deus, leia este estudo com atenção, e você aprenderá muito sobre como ser um cristão autêntico. 

Mesmo sendo alvo de perseguições, injustiça e dúvidas, Paulo nos dá uma importante lição sobre permanecer firme na obra. Quando você ler 2 Coríntios 4, repare como ele coloca muito bem as palavras de contraste entre o que parece ser ruim e derrota, com a verdadeira fé em Cristo e o comportamento de quem crê no Senhor Jesus de todo coração. 

Estudo bíblico de 2 Coríntios 4 – versículos a 9 

Vamos, então, começar nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 4 

Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 2 Coríntios 4:1 e 2 

Aqui Paulo começa a ressaltar o sobrenatural como força de seu ministério. Ele usa o termo desfalecer, como sinônimo de desânimo e atribui os resultados de seu ministério à graça de Deus. Em seguida, ele faz um contraste entre sobre a sua sinceridade e a atitude ofensiva de falsos mestres. 

Quero destacar, em nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 4, que Paulo pregou com ousadia. O termo “desfalecer” tem uma conotação de covardia. Paulo pregou seu evangelho humildemente. Ele sabia que seu glorioso chamado ao ministério não era devido às suas próprias obras, mas à misericórdia. A misericórdia, por sua própria natureza, é imerecida. Alguns homens atacaram Paulo com palavras e outros o atacaram com ações. No entanto, Paulo sabia que tanto seu ministério quanto sua mensagem encontravam aprovação na consciência de todo homem, mesmo que ele não o admitisse. 

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4 

Paulo usa o termo “deus deste século” como referência a satanás. Se as pessoas não respondem a esse evangelho glorioso, não é culpa de Paulo ou de seu evangelho. Só quem está perecendo perde a mensagem. Isso não significa que eles sejam vítimas inocentes da obra cega de Satanás. A obra de Satanás sobre eles não é a única razão pela qual eles estão cegos. João 3:19 diz: Esta é a condenação, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram as trevas em vez da luz, porque suas obras eram más. Embora os homens amem as trevas e escolham as trevas, Satanás ainda trabalha duro para mantê-los cegos para o glorioso evangelho da luz e da salvação em Jesus. 

Versículos 6 a 9 

Agora, vamos analisar um trecho importante de nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 4. 

Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 2 Coríntios 4:6-9 

Da mesma maneira que a luz física resplandeceu na criação, agora, a luz espiritual resplandece no coração de quem se torna nova criatura em Cristo. No versículo sete, Paulo fala da palavra de Deus como um tesouro. 

Ao escrever “Deus que ordenou que a luz brilhasse das trevas”, Paulo está querendo dizer dizendo: “O Senhor Deus que criou a luz no mundo físico pode encher seu coração de luz espiritual, mesmo que você esteja cego pelo deus desta era”. A obra de Satanás de cegar é grande, mas a obra de Deus de trazer luz é maior. 

Quando Paulo nos considera vasos de barro, no versículo sete, ele não está menosprezando o corpo ou considerando-o apenas um receptáculo para a alma. Em vez disso, Paulo simplesmente compara o “valor” da luz e glória de Deus e o “valor” do que Ele escolheu para colocar Sua luz e glória. Quando você compara os dois, não é difícil se surpreender que Deus tenha colocado um tesouro tão grande em vasos de barro. 

Neste trecho, lemos sobre o poder sobrenatural de Deus ao nos fortalecer em momento tão adverso. Paulo enfatiza a nossa natureza fraca ao comparar-nos a um vaso de barro. Isso ressaltar ainda mais a excelência do poder de Deus, revelada no tesouro, que a Palavra de Deus. Embora possamos sofrer, não devemos nos abater. As provações do mundo natural podem trazer graça do mundo sobrenatural. 

2 Coríntios 4:10 a 12 

Vamos para a segunda parte do nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 4. 

trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos. E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal. 2 Coríntios 4:10 e 11 

Aqui, o apóstolo Paulo compara suas perseguições com o sofrimento do próprio Jesus. Além disso, novamente, ele ressalta que faz parte da ressurreição de Cristo. 

Em Filipenses 3:10, Paulo fala sobre a glória de conhecer Jesus: “para que eu O conheça e o poder de Sua ressurreição, e a comunhão de Seus sofrimentos, sendo conformado com Sua morte”. Muitos anseiam por conhecer o poder de Sua ressurreição, mas não querem nada a ver com a comunhão de Seus sofrimentos ou ser conformado com Sua morte. No entanto, existem certas fragrâncias que Deus só pode liberar através de um frasco quebrado, então Paulo se alegrou em conhecer tanto o sofrimento quanto a glória. Ele sabia que os dois estavam conectados. 

De maneira que em nós opera a morte, mas em vós, a vida. 2 Coríntios 4:12 

No versículo 12, Paulo explica que seu sofrimento físico é a forma que ele entrega alimento espiritual aos coríntios. 

 Paulo sabia que as riquezas espirituais que ele trouxe aos cristãos de Corinto vieram em parte através do sofrimento semelhante à morte que ele suportou no ministério. Deus tornou Paulo mais eficaz no ministério através de seu sofrimento. 

Versículos 13 a 18 

Agora, vamos analisar o trecho final de nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 4. 

E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos, sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus e nos apresentará convosco. Porque tudo isso é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, torne abundante a ação de graças, para glória de Deus. Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:13 a 16 

Paulo explica que, apesar de oprimido, ele não perde a esperança. Por isso, ele não desanima. Mesmo que ele esteja se “corrompendo” exteriormente, seu interior preserva a esperança. 

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. 2 Coríntios 4:17 e 18 

Ele tudo suporta porque entende que as tribulações dessa vida são momentâneas. E os frutos da perseverança são eternos.  

Por que nossa aflição é leve e não pesada? Porque mesmo o pior, pela medida da eternidade, é apenas por um momento. Isso é parcialmente verdade no sentido de que a maioria dos nossos problemas vem e vai, e “isso também passará”. Também é verdade no sentido de que mesmo uma vida longa para o padrão deste mundo não é nada na escala da eternidade. Mesmo que alguém vivesse cem anos e sofresse todos os dias, pela medida da eternidade é apenas por um momento. 

Vamos concluir nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 4, refletindo sobre o trecho final do capítulo. Não olhamos para as coisas que são vistas, mas para as coisas que não são vistas: Paulo quis dizer isso especialmente sobre sua própria vida e ministério. Aos olhos do mundo, a vida de Paulo foi um fracasso incrível. No auge de uma carreira que chegaria muito mais longe, deixou tudo para uma vida de dificuldades, sofrimento e perseguição, com eventual martírio. Paulo reconheceu que o mundo só vê o exterior, não as coisas eternas invisíveis. 

Continue estudando 

Para se aprofundar no estudo de 2 Coríntios, recomendo o estudo de 2 Coríntios do pastor Hernandes Dias Lopes.  

Você também pode adquirir a Bíblia comentada e expandida, que eu usei neste estudo. 

Um livro muito interessante, que nos motiva a seguir amando a Deus, mesmo em meio às lutas é Caminhando com Deus, em meio à dor e ao sofrimento

Para complementar seu estudo de 2 Coríntios 4, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *