fbpx

Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Como aplicar isso no casamento? 

Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Como aplicar isso no casamento? 

Em Salmos 33:12 lemos “feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. Normalmente, entendemos isso apenas como um princípio geral; um país que coloca Deus acima de todos será uma nação abençoada. No entanto, lendo todo o Salmo 33, com cuidado, podemos observar que seus ensinamentos podem ser aplicados de forma individual. 

Portanto, neste estudo para casais, vamos ver como podemos aplicar o mesmo princípio deste versículo que diz “feliz a nação cujo Deus é o Senhor” em nosso casamento. Se você está fazendo um estudo para casais, para uma pregação ou palestra, por exemplo, recomendo que você faça a leitura de todo o Salmo 33, para depois destacar as passagens do estudo. 

Por que é feliz a nação cujo Deus é o Senhor? 

Quando lemos o salmo 33, podemos ver que o salmista traz uma série de observações sobre o poder de Deus e como devemos louvá-lo, por isso, quando lemos o versículo 12, que diz “feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, não estamos lendo uma frase isolada, sobre uma nação. É uma referência maior, à nossa conduta em relação a Deus e sobre o poder de Deus para governar. 

O seu casamento 

Como você avalia o seu relacionamento matrimonial neste momento? Agora, pense em como você e sua esposa ou marido se relacionam com Deus. Repare que existe uma relação direta neste comportamento. 

Quando o casal tem maior intimidade com Deus, o relacionamento tende a ser mais forte. Por outro lado, se um dos dois, ou ambos, possui um comportamento que contradiz as Escrituras, então, o relacionamento tende a ser mais tenso, com mais discussões e mais atitudes egoístas. 

Portanto, manter um vínculo com Deus de proximidade é uma forma de fortalecer o nosso casamento também. 

Ao ler o salmo 33, mais conhecido pelo versículo 12, que diz, feliz a nação cujo Deus é o Senhor, podemos ver algumas orientações práticas que podem ser aplicadas individualmente e, se aplicadas em nosso casamento, podemos criar um ambiente harmônico em nosso matrimônio. 

Afinal, podemos comparar nossa casa com uma nação. Existem hierarquia, conflitos, orçamento (infelizmente, muitas vezes apertado), relações exteriores e decisões individuais afetam a todos. Por isso, vamos dar uma lida com calma no Salmo 33. 

Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança. Salmos 33:12 

Agora, troque a palavra “nação” por casamento, ou lar, por exemplo. Então teremos a frase “feliz o casamento cujo Deus é o Senhor”, certo? Portanto, se você quer um matrimônio feliz, você precisa colocar Deus como autoridade. E como fazer isso? 

Justiça e juízo 

Ao ler o salmo 33, logo no começo, lemos que Deus é justo e ama o juízo, ou direito, dependendo da sua versão. A versão Almeida Corrigida e Atualizada diz: 

Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do Senhor. Salmos 33:5 

Portanto, aqui é claro que Deus ama a justiça. Não lemos apenas que o Senhor é justo, mas ele ama a justiça. Por isso, para atrair o coração de Deus em seu casamento, você precisa ser justo. 

Como você pode ser justo em seu casamento? Algumas atitudes são  

  • Reconheça seus erros 
  • Elogie seu cônjuge e suas atitudes 
  • Reconheça as virtudes de sua esposa ou marido 
  • Não esconda seus gastos financeiros 
  • Não tenha segredos sobre sua vida profissional ou pessoal 

Imagine que todo final de noite você e seu cônjuge vão ter que prestar conta, um pro outro, de tudo o que fizeram, falaram e pensaram. Isso é uma boa maneira de pensar como suas atitudes são importantes para o bom convívio.  

Não é possível um casamento ser duradouro com segredos, orçamento “secreto” e coisas deste tipo. 

Voltando ao versículo 12 – “feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, podemos comparar essas atitudes com o governo de uma nação, que também não deve ter segredos, orçamentos escondidos e decisões em benefício próprio. 

Por isso, o primeiro passo para manter seu casamento sob a graça de Deus é buscar a justiça. 

Desfaz o conselho dos ímpios 

A essa altura, talvez você se pergunte. Mas, e quando somente uma parte, no caso “eu”, faz a sua parte e a outra não. Talvez você se sinta frustrado por achar que se dedica muito ao casamento e seu cônjuge não. Então, leia com atenção Salmos 33:10, que diz: 

O Senhor frustra os desígnios das nações e anula os intentos dos povos. Salmos 33:10 

Este versículo diz que Deus tem poder para frustrar os planos de todos os que se opõem a Ele. Ou seja, você deve confiar em Deus para que Ele mude o coração de seu cônjuge, naquilo que precisa ser mudado. 

Suas atitudes devem ser guiadas por Deus. Peça sabedoria a Deus para lidar com seu cônjuge e tomar atitudes que o ajudem a melhorar como pessoa. Não seja seu rival, seja um(a) aliado(a) para que sua esposa ou marido seja alguém melhor. 

Demostre que você está ao seu lado e que se importa com seu crescimento espiritual, pessoal e espiritual. A nação que confia em Deus precisa confiar também que Ele a protegerá de ataques dos inimigos. Por isso, conclui-se: 

Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança. Salmos 33:12 

Quando fazemos de Deus o Senhor em nosso casamento devemos confiar que Ele anulará as intenções do inimigo de desestabilizar nosso matrimônio. 

Ele é o nosso escudo 

O salmo 33 termina com um lembrete à nossa fé: 

Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo. Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome. Salmos 33:20,21 

Quando você confia seu casamento a Deus, o seu coração se alegra. Confie no Santo nome do Senhor, pois ele será seu auxílio e seu escudo. Ainda que você tenha noites de choro, você poderá se alegrar ao ver o fruto de seu penoso trabalho. 

Alegre-se em seu casamento, sabendo que é Deus quem sustenta o seu relacionamento. Quando tudo vai bem, não é porque você tomou as decisões certas, mas é porque Deus agiu com braço forte. 

Conclusão – Feliz a nação cujo Deus é o Senhor 

Portanto, para deixar seu casamento em um ambiente de harmonia, lembre-se de trocar a palavra nação por casamento no versículo “feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. Dessa forma, deixe que o Senhor seja a autoridade maior de seu matrimônio. 

  • Seja justo 
  • Confie que Deus desfaz os planos dos inimigos 
  • Tenha Deus como seu escudo 

Se você quer aprofundar mais seu estudo sobre casamento, recomendo o livro “As quatro estações do casamento”, que fala muito bem sobre as diversas fases que um casamento passa. 

Para quem é líder do ministério de casais, meu e-book “Manual do Líder de Casais”, que tem dicas de como montar estudos, programações, organização pessoal e técnicas de liderança e resolução de conflitos. 

Já o livro “Casados e Felizes” oferece uma leitura mais dinâmica, já que é um livro que não se aprofunda muito no assunto, mas traz boas referências para quem é casado. 

Se você gostou do nosso estudo sobre “feliz a nação cujo Deus é o Senhor” para o seu casamento, leia também, os estudos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *