fbpx

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6 

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6 

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a não receberem em vão a graça de Deus, mas a aproveitarem o tempo presente como uma oportunidade para a salvação. Ele também mostra como ele e seus cooperadores se comportaram diante das adversidades e dos desafios do ministério, dando um exemplo de fidelidade e perseverança.  

Por fim, ele faz um alerta aos coríntios a não se associarem com os incrédulos e os ídolos, mas a se separarem deles como povo de Deus. Esse capítulo nos ensina sobre a importância de vivermos de acordo com o evangelho que recebemos e de buscarmos a santidade em todas as áreas da nossa vida. 

Estudo Bíblico de 2 Coríntios 6 – 1 a 8 

Vamos começar esse estudo bíblico de 2 Coríntios 6 analisando os dois primeiros versículos. 

E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação); 2 Coríntios 6:1,2 

No versículo dois, Paulo cita Isaías 49:8, de acordo com a versão grega. Paulo reforça que agora é o dia da graça e isso não deve ser rejeitado em troca de ensinamentos dos falsos mestres 

não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado. Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns; 2 Coríntios 6:3-5 

A partir do versículo três, Paulo faz uma espécie de recapitulação do mencionado em 2 Coríntios 2:14.  

Sobre as dificuldades mencionadas no versículo cinco, recomendo que você leia o capítulo 11, versículos 23 e 24.  

Entre os versículos quatro e dez, Paulo faz um relato de seus trabalhos apostólicos, para demonstrar que era fiel a Deus e buscava servir os demais. Os versículos quatro e cinco listam seus sofrimentos. Ele também menciona sua postura, ao falar de jejum, trabalho e vigílias, dedicando mais tempo ao seu trabalho.  

Versículos 6 e 8 

Vamos ler os próximos versículos. 

na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; 2 Coríntios 6:6-8 

Em 2 Coríntios 6:6 e 7 falam de seu caráter como resultado da graça de Deus. Depois, ele faz um contraste entre a visão do mundo sobre seu trabalho e a visão de Deus.  

Seguindo o estudo bíblico de 2 Coríntios 6, o apóstolo mostra que as qualidades de caráter produzidas por Deus comprovam a seriedade e integridade de Paulo. No versículo oito, ele usa o termo “como enganadores”, para confirmar que ele não se encaixa nesse perfil, embora seus inimigos o rotulassem assim (confira Mateus 27:63). Ele reforça que mesmo contra essas calúnias, ele continuava servindo a Jesus Cristo. 

Segunda parte – 2 Coríntios 9 a 18 

Vamos para a segunda parte desse estudo bíblico de 2 Coríntios 6. 

como desconhecidos e, entretanto, bem-conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo. 2 Coríntios 6:9,10 

Paulo usa o termo “como desconhecidos” para falar que seus oponentes afirmavam que ele era insignificante, não era relevante para o cristianismo. Mesmo passando por tantos problemas, pobres e sem bens materiais, Paulo e seus ajudantes mantinham-se alegres, pois estavam enriquecendo outros ministérios. 

Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração. Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós. 2 Coríntios 6:11-13 

O apóstolo deixa claro que estava mantendo uma conversa aberta, franca e de coração aberto. Diante de os coríntios não corresponderem, Paulo estava se tornando infeliz e pede uma retribuição de comportamento. 

Parte Final

Vamos analisar os últimos versículos de 2 Coríntios 6.

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 2 Coríntios 6:14,15 

Ao escrever “não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos”, Paulo está fazendo uma comparação com os falsos mestres, que estavam causando problemas na igreja e expande essa questão ao casamento e negócios. 

Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, 2 Coríntios 6:17 

Nesse trecho, Paulo fala que a separação pessoal envolve não estar em julgo desigual, não amar o mundo, apesar de usá-lo, não ter comunhão com irmãos que vivem no pecado. O aspecto positivo é viver de modo semelhante a Cristo. 

Usando uma analogia encontrada em Deuteronômio 22:10, onde diz que não se coloca um boi e um jumento com a mesma carga, para não ser gerar um jugo desigual, Paulo fala que o cristão não deve ter laços permanentes com não crentes, pois essa comunhão pode levar ao pecado.  

Evidente que Deus não nos pede para sair do mundo, mas para manter um relacionamento saudável que não interfira na integridade de nossa fé. 

Algumas traduções trazem o termo “Belial” no versículo 15, onde está Maligno.  

A comunidade cristã que se abre para Deus recebe a habitação e manifestação de Deus. 

Mais estudo de 2 Coríntios 6 

Se você quer aprofundar seu estudo bíblico, recomendo que adquira a Bíblia de Estudo de Genebra, baseada na tradução considerada mais fidedigna dos originais. 

Irmãos que frequentam uma igreja reformada, a Bíblia de Estudo da Fé Reformada é um dos melhores materiais que você encontra na internet. 

Já o livro da coleção Paulo para Todos – 2 Coríntios é uma opção para um estudo específico desta carta. 

Para complementar seu estudo de 2 Coríntios 6, leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *