fbpx

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia 

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia 

O comportamento das mulheres influencia muito sua sociedade. Por isso, ao ler a história de Jael na Bíblia, aprendemos bastante sobre como a mulher cristã deve agir para que seja uma forte influência na sociedade na qual está inserida. 

Atualmente, nossa cultura está degradada. Qualquer cristão empenhado em seguir o padrão bíblico percebe isso. E quando olhamos como as mulheres estão agindo, podemos perceber que esse comportamento tem forte influência. As mulheres, em especial as mais jovens, optam por uma rotina com: 

  • Ganhar dinheiro fácil em sites que exploram a sensualidade 
  • Dancinhas em aplicativos como TikTok e Instagram 
  • Músicas sensuais e apelativas 
  • Desapego à família 
  • Rejeição à ideia de ter filhos 

O que vamos ver nessa reflexão sobre Jael é que o comportamento da mulher pode levar a nação à ruína ou ao auge, pois a mulher tem um poder de influência muito forte na vida do homem. O inverso nem sempre ocorre, pois é mais comum homens sendo influenciados pelas mulheres do que mulheres agindo por influência de homens, para o que é errado. 

Olhando para algumas passagens da Bíblia, encontramos Eva agindo contra a ordem de Deus e influenciando Adão, lemos também sobre Dalila influenciando Sansão. Por outro lado, Abigail poupou a vida de seu marido ao agir bem; e Débora acompanhou Baraque em uma batalha. 

Dessa forma, quando as mulheres agem, o destino de uma nação pode ser influenciado para o bem ou para o mal. Nessa reflexão sobre Jael na Bíblia, vamos ver que Deus pode usar qualquer mulher para ser influente em sua sociedade. 

Quem era Jael na Bíblia? 

A Bíblia nos traz o seguinte relato inicial sobre Jael: 

Porém Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, queneu, porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu. Juízes 4:17 

Portanto, Jael na Bíblia nem era israelita. Era uma mulher fora do “mapa de Israel”. Era uma mulher que não tinha relação direta com Israel, mas dentro de si sabia que seria melhor atuar em favor do povo de Israel. 

Quando Débora disse a Baraque que Sísera seria morto por uma mulher, naturalmente, poderíamos pensar que essa mulher seria a própria Débora, líder de Israel, pois era juíza e profetiza e estava em combate. Porém, Deus resolveu usar uma mulher “fora do mapa”, fora dos holofotes. 

Quando uma mulher age, como Jael na Bíblia, pouco importa se ela tem influência social ou se é “apenas” uma dona de casa. Deus faz grandes coisas mesmo com mulheres que estão longe dos holofotes, dos aplausos e da mídia. 

Portanto, não se menospreze achando que não pode ser usada por Deus por ser uma mulher sem reconhecimento profissional ou sem status social. 

Aja conforme a vontade de Deus e Ele te usará conforme a vontade dele, ainda que você se considere uma mulher “fora do mapa”, ou seja, fora do reconhecimento social. 

Trace um plano e saiba esperar 

Ao contrário do que podemos imaginar, não foi Sísera que foi procurar Jael, mas foi a mulher que lhe foi ao encontro. Vamos conferir: 

E Jael saiu ao encontro de Sísera e disse-lhe: Retira-te, senhor meu, retira-te para mim, não temas. Retirou-se para a sua tenda, e ela cobriu-o com uma coberta. Juízes 4:18  

Quando Jael na Bíblia saiu ao encontro do chefe do exército, ela já tinha um plano. Ela já tinha tudo em mente e soube agir e esperar conforme esse plano. 

Atualmente, o que vemos em abundância na sociedade são mulheres agindo sem pensar, iniciando relacionamentos antes do tempo, com pessoas que mal conhecem, sem plano de carreira, sem planejamento familiar ou sem planos que demandam domínio próprio. 

Ao lermos sobre Jael na Bíblia, podemos observar que ela tinha um plano e soube esperar por ele. Uma mulher que deseja ser útil na sociedade precisa saber se planejar. 

  • Priorizar uma carreira profissional ou a família? 
  • Se for trabalhar e ter filhos: como equilibrar seu tempo para ambos? 
  • Como ajudar o marido a manter uma vida financeira estável? 
  • Como agir em situação de conflito em casa? 

Atualmente, muitas mulheres vivem sem se planejar bem e, além de arcar com suas escolhas, causam problemas para filhos, marido e outras pessoas. Pois suas escolhas, quase sempre, influenciam outras pessoas também. 

Uma mulher que sabe se planejar é uma forte influência na sociedade. Assim como Jael na Bíblia, você pode ser apenas uma dona de casa, mas agindo com planejamento, será influência positiva na vida de muitas pessoas. 

Derrote seu inimigo 

Outra lição importante sobre Jael na Bíblia é que você precisa estar determinada a derrotar seu inimigo. 

Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, e a pregou na terra, estando ele, porém, carregado de um profundo sono e já cansado; e assim morreu. Juízes 4:21  

Quando a mulher age determinada a derrotar seu maior inimigo, o pecado, a sociedade pode ser transformada. 

Entendendo um pouco sobre os costumes da época, ao ler sobre Jael na Bíblia, podemos compreender que ela poderia ser considerada uma traidora, pois seu povo era aliado do povo de Sísera. Porém, ela foi corajosa o suficiente para tomar uma decisão. Ela não se importou com os rótulos que poderia ganhar, apenas fez o que sabia que era o certo. 

É preciso ter muita coragem para fazer o que é certo, sem se importar com os rótulos que pode ganhar, como: 

  • Fundamentalista 
  • Ridícula 
  • Antiquada 
  • Ultrapassada 

Quando uma mulher age fazendo o que é correto, contra o pecado, ela pode ganhar muitos rótulos, mas precisa ser corajosa para derrotar seu inimigo. Vencendo o pecado, ela influencia muitas outras vidas a fazerem o mesmo. 

Seja como Jael 

Quando uma mulher decide agir como Jael na Bíblia, ela pode ser uma grande influência na história de um povo. Não importa se ela é “apenas uma dona de casa”. Agindo com planejamento e coragem, sua influência pode gerar frutos positivos para uma família, uma sociedade ou uma nação. 

Para complementar seus estudos, recomendo que leia Forte: Devocionais para uma vida poderosa e apaixonada, com 90 devocionais para o público feminino. 

Outra indicação que faço é Devocional Café com Espírito Santo, Isabella Barros. 

Se você trabalha com casais ou famílias em seu ministério, recomendo que adquira o meu livro Manual do Líder de Casais, com dicas sobre programação, como montar estudos e líder com casos delicados, por exemplo. 

Para complementar seu estudo sobre Jael na Bíblia, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *