fbpx

Estudo sobre Juízes 4 para famílias cristãs 

Estudo sobre Juízes 4 para famílias cristãs 

Neste estudo sobre Juízes 4 e 5, vamos ver como a história de Débora e Baraque pode ser aplicada em nossas famílias. Ao ler esses dois capítulos com atenção, percebemos que a batalha de Israel contra os cananeus foi vencida pelas mãos de duas mulheres, Débora e Jael. Além disso, temos uma figura importante neste contexto, que é o de Baraque. Analisando estes três personagens, podemos aprender muito sobre nosso convívio familiar.

A narrativa nos traz alguns elementos importantes que nos levam a entender que Deus está disposto a te usar, não importa se você já é uma pessoa frequentemente usada por Ele, como Débora, se você é alguém que tem alguns vacilos, como Baraque, ou se você é alguém como Jael, uma dona de casa, que não é notada na igreja ou sociedade, mas que foi usada por Deus para abençoar uma nação inteira. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE JUÍZES 4 EM PDF

Portanto, se você quiser complementar seu estudo sobre Juízes 4, você ler o capítulo inteiro em sua Bíblia quando terminar de ler este texto. No entanto, o ideal é que você leia o capítulo 5 também, pois no capítulo cinco estão alguns detalhes que não estão no capítulo anterior. Apenas lendo o capítulo 5 é que entendemos algumas coisas narradas em Juízes 4. 

Vamos começar, então, entendendo o ambiente em que a história se passa. Israel estava há alguns anos na terra prometida. No entanto, eles não expulsaram todos os povos que haviam ali. Com isso, de tempos em tempos, eles se misturavam aos gentios, adoravam seus deuses e absorviam outros costumes contrários ao que Moisés e Josué tinham ordenado. Então, Deus usava os juízes para levar sua mensagem de arrependimento e justiça. Israel ainda não tinha reis, apenas estes juízes governavam a nação. 

A figura central de Juízes 4, Débora 

A juíza Débora, que também era profetisa, surgiu em um período em que os hebreus estavam andando em maus caminhos. A consequência disso foi que Deus permitiu que um rei cananeu, chamado Jabim, oprimisse os israelitas. Essa opressão já durava vinte anos, quando o povo se arrependeu e Débora, então, foi levantada para ajudar o povo a sair daquela opressão.  

Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: “O Senhor, o Deus de Israel, lhe ordena que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor. Juízes 4:6  

Figura central em Juízes 4, Débora era uma mulher que tinha destaque na sociedade. Nos tempos atuais, poderíamos comprar, portanto, Débora com uma mulher que tem certa reputação na sociedade, em seu emprego, e também na igreja, pois era profetisa. Acho que eu posso colocá-la como uma pregadora, por exemplo. Apesar deste destaque, ela é relacionada como “mulher de Lapidote”. Sua “fama”, digamos assim, não a desvinculou de seu marido. 

Aqui, quero destacar que uma mulher que faz um trabalho reconhecido na igreja ou na sociedade não ofusca o brilho do marido. A mulher não é mais importante que o homem, em uma família, por ganhar mais, ou ter outro tipo de relevância. A esposa precisa continuar honrando seu marido, assim como o marido não precisa “sentir ciúmes” da evidência de sua esposa. 

Muitos casais entram em conflito, no entanto, quando a esposa ganha essa visibilidade, gerando orgulho na mulher e ciúmes, e até mesmo inveja, nos maridos. Tenho certeza que você conhece muitas mulheres, pregadoras e líderes, por exemplos, que são mais conhecidas que seus maridos. Isso não significa que elas não honrem seus maridos, ou que não sejam submissos a eles. Trata-se, no entanto, de um relacionamento de cooperação.  

Baraque

Embora tenha sido repreendido por Débora, pela sua falta de fé ou coragem, Baraque é mencionado pelo profeta Samuel, 1 Samuel 12:11, e na carta aos hebreus, Hebreus 11:32, como exemplo a ser seguido. Entendo que, apesar de alguns vacilos, sempre podemos nos reconciliar com Deus, desde que tenhamos força de vontade para isso. 

Em nossa família, podemos cometer alguns erros, podemos fazer algo de desagrade aos outros, mas sempre existe a possibilidade do arrependimento e perdão. Em Juízes 4, lemos que Baraque sentiu medo antes do combate, no entanto, no campo de batalhas, ele demonstrou coragem e valentia. De acordo com estudiosos do Antigo Testamento, o local do conflito era propício para que Baraque e o exército israelense lutasse do alto da colina onde estavam. No entanto, o que lemos é que ele tomou a iniciativa de seguir para a luta. 

Diante do avanço de Baraque, o Senhor pela espada derrotou Sísera e todos os seus carros de guerra e o seu exército, e Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé. Baraque perseguiu os carros de guerra e o exército até Harosete-Hagoim. Todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; não sobrou um só homem. Juízes 4:15,16

Portanto, quando você cometer um erro busque renovo no Senhor, não deixe que seus vacilos te impeçam de avançar. Em sua família, não deixe que pequenos desentendimentos tirem a possibilidade de manter um ambiente saudável e agradável a todos. 

Jael 

Uma dona de casa, Jael era a última pessoa a qual poderíamos imaginar que mataria um comandante inimigo. Principalmente, levando em consideração que ela nem saiu de casa. Não importa se você é uma pessoa relevante para os homens, ou uma pessoa que não é notada. Pois, para o Criador você tem um valor incalculável. Jesus morreu por todos e a vontade de Deus é que todos possam experimentar sua glória e seu amor, ainda que você seja uma dona de casa, ou que não tenha reconhecimento social ou dentro de sua igreja. 

Em Juízes 4, lemos que Jael sacramentou a vitória de Israel. Matar o comandante inimigo, normalmente era um privilégio guardado ao rei, ou ao comandante adversário. O sonho de todo guerreiro era derrotar o comandante rival. Isso lhe dava glória e, muitas vezes, privilégios e recompensas financeiras. No entanto, naquele dia, a pessoa responsável por derrotar Sísera, o comandante dos cananeus, foi Jael, uma mulher em seu lar. 

Deus pode usar uma mulher em seu lar para fazer grandes transformações na sociedade, seja através da criação de seus filhos, ou por dar suporte ao seu marido, ou fazendo pequenas ações para servir sua igreja. 

Aprofunde seu conhecimento bíblico

Se você gostou deste estudo, e deseja se aprofundar na Palavra de Deus, recomendo que você adquira alguma Bíblia de Estudo e leia livros cristãos.

Uma dica, é a Bíblia da Mulher de Fé, que tem ótimas reflexões e 366 devocionais voltadas ao público feminino. Outra dica, particular, é assinar o plano Kindle Ilimitado, para ler centenas de livros cristãos. Desde que assinei, leio, em média 20 livros por ano. Inclusive, você pode ler o meu livro Manual do Líder da Equipe de Casais, que está incluído neste plano.

BAIXAR ESTE ESTUDO DE JUÍZES 4 EM PDF

Para complementar seu estudo de Juízes 4, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *