fbpx

Estudo Bíblico para família – Como a Educação influencia seu lar 

Estudo Bíblico para família – Como a Educação influencia seu lar 

Você já parou para analisar quanta coisa antibíblica se aprende na escola, seja pública ou particular? Isso quer dizer que seus filhos não devam ir à escola? De forma alguma! Neste estudo bíblico para família quero que você valorize a Educação que seu filho recebe e perceba as sutilezas de aprendizados antibíblicos que ele recebe. Talvez, se seu filho estuda em uma escola cristã, essa influência posse ser menor, mas ainda assim, é bom que você entenda o que ele aprende na escola. Não quero trazer aqui uma série de informações profundas e complexas, ou fazer algum tipo de alarmismo contra a educação. Prefiro dizer que este estudo tem o objetivo de despertar o interesse de você na Educação que seu filho recebe, tornando-te um pai, ou mãe, responsável, conforme a sua fé. 

Aposto que quando você ouve a palavra “humanismo”, você já pensa “que coisa chata, vou ler outra coisa”. Isso só mostra como nossa educação é frágil e tendenciosa. Humanismo nada mais é que o ponto de vista do ateu sobre o mundo. O ser humano é o centro de tudo. A educação, a política, a cultura e tudo mais deve ser voltado para os esforços humanos, daí o “nome” humanismo. Portanto, toda vez que você ouvir a palavra humanismo, você já deve pensar que trata-se de uma visão que tira Deus da equação. E é assim que as escolas trabalham. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE FAMÍLIA E EDUCAÇÃO EM PDF

A partir do momento que não se pode falar de nenhuma religião nas escolas, porque é “antiético”, só se pode abordar o ensino de forma humanista, ou seja, de um ponto de vista do ateu. Aprendemos, por exemplo, que a revolução francesa foi uma maravilha democrática. Nenhum professor fala sobre cristãos, judeus, mulçumanos e estrangeiros que foram assassinados pelos revolucionários. O lema “igualdade, fraternidade e liberdade”  valia para quem pensava como eles. Os que pensavam diferentes eram, por exemplo, guilhotinados, ou enviados a navios que eram naufragados em alto mar. Este é apenas uma amostra de como a Educação atual mostra apenas um lado humanista da história. Mas não é sobre isso que vamos falar neste estudo bíblico para família. O que queremos ressaltar é que os pais precisam ter mais interesse na educação dos filhos e no que eles aprendem na escola. Não para discutir com professores e diretores, mas para orientarem seus filhos desde cedo sobre a existência de pontos de vista diferentes. Assim, ao chegarem na faculdade, também saberão lidar com outros ensinamentos antibíblicos. 

A responsabilidade dos pais 

Um ponto que quero frisar neste estudo bíblico para família, é que a Bíblia nos ensina que os pais tem a responsabilidade de educar seus filhos. Lemos sobre isso em Deuteronômio 6 e Provérbios, por exemplo. 

Ensina seu filho no caminho que deve andar. Provérbios 22:6 

Não podemos empurrar a responsabilidade de educar nosso filho a andar no caminho de Deus para a escola, para o governo ou para os avós, por exemplo. Tampouco, o pai deve “abandonar” essa missão com a mãe, ou vice-versa. É muito comum pais dizerem algo do tipo “eu não queria, mas a mãe deixou”, ou “eu não vejo nada de mais, mas o pai reclama de tudo”. Isso acontece quando cada um tem uma visão sobre o que fazer com o filho em determinada situação. Se algum problema ocorre, o pai empurra a culpa pra mãe ou o contrário, assim como fizeram Adão e Eva. 

O casal precisa estar em acordo sobre os limites e as diretrizes da criação do filho. Essa responsabilidade não é da escola ou do governo. Fomos ensinado, por décadas, que o governo, o Estado, tem que dar tudo para nós, escola, saúde, comida, vale gás, vale luz etc. E, com isso, nos acomodamos a não ir atrás de conquistar essas coisas, entre outras, com nossas mãos, com nosso esforço. Se o cristão prefere que o filho estude em uma escola sem princípios cristãos, seja particular ou pública, ele precisa entender terá que suprir essa necessidade. 

Humanismo na escola 

Ao estudar em uma escola na qual a Bíblia não é seu fundamento, o seu filho vai crescer aprendendo apenas um lado da história, uma narrativa. Ele vai aprender que a evolução existiu, a revolução francesa foi uma maravilha, que a luta de classes sociais é raiz de todos os males, que as pessoas podem se identificar com qualquer gênero e até inventar um se quiser e assim por diante, uma vez que a escola não pode defender uma linha de religião, na verdade, todo conceito religioso é combatido. Como mencionei no início deste estudo bíblico para família. Seu filho vai crescer aprendendo que o homem é fruto de um processo aleatório sem propósito. 

O que fazer? 

Não sonhe, achando que um dia as escolas públicas e particulares vão retomar a Bíblia como base de ensino. O melhor caminho seria colocar seu filho em uma escola particular que seja declaradamente cristã, abertamente. Para alguns, o homeschooling (educação em casa) tem sido outra solução viável. Se isso não é possível, você vai precisar acompanhar tudo o que ele aprende na escola para acompanhar o ensino. Assim, você poderá complementar a informação que ele aprende na escola com princípios bíblicos. Não quero apontar uma solução fácil e prática neste estudo bíblico para família, mas fazer que você entenda que você não pode acreditar que a escola não terá nenhuma influência negativa na vida espiritual de seu filho. Ao ensiná-lo o outro lado das coisas, o lado bíblico, você também estará preparando-o melhor para a adolescência e juventude, seja numa faculdade, seja em um ambiente de trabalho. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE FAMÍLIA E EDUCAÇÃO EM PDF

Complemente este estudo bíblico para família lendo também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *