fbpx

Estudo bíblico 1 Coríntios 7 

Estudo bíblico 1 Coríntios 7 

Fazer o estudo bíblico de 1 Coríntios 7 é importante para os casais, ou quem trabalha com este grupo. Este é um dos melhores trechos da bíblia para se ensinar sobre o casamento. Pois Paulo ensina sobre o matrimônio, a estabilidade familiar e sobre pontos chaves. Por exemplo, como lidar com marido que não é crente, ou o que fazer quando uma moça se torna viúva ainda jovem. Este é um importante capítulo para realizarmos um estudo bíblico aprofundado.  

Uma curiosidade bíblica já pode ser identificada logo no primeiro versículo de 1 Coríntios 7, quando Paulo escreve “quanto ao que me escrevestes”, o que indica que aquela igreja havia enviado ao missionário uma carta cheia de questionamentos”.  A resposta de Paulo demonstra sua preferência ao celibato, embora seja favorável ao casamento. Dessa forma, em Corinto, alguns homens já tivessem adotando essa postura de manter-se solteiros. No entanto, deixa claro que, para alguns, é melhor se casarem, para não adotarem as práticas imorais da sociedade. 

1 Coríntios 7 e o casamento

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 7 EM PDF

Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher. 1 Coríntios 7:1 

Podemos começar o estudo bíblico de 1 Coríntios 7 analisando que Paulo começa listando uma série de deveres e obrigações de cada um no casamento.  

O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 1 Coríntios 7:3 

Nos primeiros versículos do capítulo sete de 1 Coríntios, Paulo dá conselhos sobre a importância do casamento e como é importante que marido e mulher vivam em favor um do outro. Portanto, o versículo três deste capítulo parece ser baseado na passagem de Êxodo 21:10.  

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. 1 Coríntios 7:5,6  

Os versículos cinco e seis são chaves para quem procura ensinamentos sobre sexo na bíblia, pois em 1 Coríntios 7:5 Paulo ensina que não é bom o casal ficar muito tempo sem ter relações. Isso pode, portanto, servir de brecha à infidelidade, traição. Na sequência, Paulo até sugere que vivamos solteiros para nos dedicarmos melhor à obra do Senhor, mas sabendo que poucos conseguiriam viver assim, Paulo ensina que é melhor casar do que tentar ser solteiro e viver tendo relacionamentos sexuais sem compromisso.  

Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. 1 Coríntios 7:7,8 

Seguindo o estudo de 1 Coríntios 7, percebemos que Paulo deixa claro, no versículo 7, que em ambos os casos, a pessoa deve estar certo de sua decisão.  

Muitas pessoas fazem o estudo bíblico de 1 Coríntios 7:8 para entender se Paulo era solteiro ou não. A Bíblia não deixa isso claro. Ele poderia ser solteiro, ou viúvo. Como existe uma possibilidade de ele ter sido membro do Sinédrio (Atos 26:10), alguns defendem que ele se casou, ainda que tenha se tornado viúvo, pois alguns estudiosos que seguem a tradição rabínica entendem que para ser membro do Sinédrio o homem deveria ser casado. Mas tudo não passa de possibilidades, nada é certo. 

A opinião de Paulo

Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. 1 Coríntios 7:10-12 

Do versículo dez ao doze, Paulo chega a mencionar o ensinamento de Jesus sobre o casamento, Marcos 10:2 a 12, mas Paulo enfatiza “digo eu, não o Senhor”, dessa forma, deixa claro que está dando uma opinião pessoal e não uma ordenança a ser seguida por todos os cristãos. Ele deu sua opinião, acreditando estar sendo guiado pelo Espírito Santo, como lemos no versículo quarenta.  Viver abrasado significa pela paixão.

Ao fazer o estudo de 1 Coríntios 7, podemos perceber que Paulo defende que os cristãos não se divorciem, ou, caso façam isso, que seja permanente, e não como vemos hoje em dia, como uma prática comum dentro da igreja. Dessa forma, os índices de divórcio entre evangélicos é praticamente o mesmo dos que não são. E logo voltam a casar. Para que a decisão seja séria, ele defende que o divórcio não seja motivo para casar-se novamente.  

Paulo também passa orientações para pessoas que vivem com cônjuge incrédulo, ou seja, crentes casados com incrédulos. Este é um importante trecho para nosso estudo bíblico. Paulo ensina a viver em paz e servir de exemplo par ao outro. Embora não tenha uma orientação direta do Senhor, Paulo deixa sua opinião, e seu ensinamento tem valor e autoridade. Portanto, ninguém pode negar isso. A presença de, pelo menos, uma pessoa cristã em um lar já é o suficiente para iniciar uma mudança positiva, com novos padrões e novas práticas.  

Marido descrente

Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. 1 Coríntios 7:14,15 

Em 1 Coríntios 7:14 Paulo está tentando dizer que os filhos e o cônjuge incrédulo acabam sendo beneficiados das bênçãos que Deus dá ao servo fiel, servindo isto de testemunho do amor de Deus que pode levar à conversão dos incrédulos. A expressão usada neste trecho parece ser uma referência a Malaquias 2:15.  

Seguindo o estudo bíblico de 1 Coríntios 7, lemos no versículo 15, o reforço que Paulo faz para manter o casamento, mesmo quando o cônjuge não é cristão. Ele não menciona nada sobre casar-se novamente.  

E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas. 1 Coríntios 7:17 

Paulo argumenta, a partir do versículo 17, que o cristão deve permanecer casado como uma vocação, assim como em tudo o que o cristão faz, ele deve se empenhar e fazer tudo corretamente e perseverar até o fim.  

A misericórdia de Deus

É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide. A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. Cada um fique na vocação em que foi chamado. 1 Coríntios 7:18-20 

Uma curiosidade bíblica pode ser observada nos versículos 18 a 20 Paulo volta a usar como referência a circuncisão para mostrar a misericórdia e amor de Deus para com todos.  

Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel. Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. 1 Coríntios 7:25,26 

A partir do versículo 25 Paulo expressa sua vontade de que todos os cristãos se mantivessem solteiros para se dedicarem exclusivamente à pregação do evangelho. Alguns estudiosos defendem que isso era importante naquela época que o evangelho estava em expansão e precisava de pessoas para viajarem aos quatro cantos da Terra. Atualmente, com diversos recursos tecnológicos e até culturais, não é “tão necessário” que se viva solteiro para pregar a Palavra, evitando que a tentação sexual destrua a reputação de bons missionários.  Paulo apresenta o celibato como algo bom, mas não necessário. 

Muitos estudos bíblicos sobre 1 Coríntios 7 tentam explicar o versículo 26, onde o apóstolo menciona uma situação angustiante, mas ninguém sabe o certo do que se trata. E, novamente, Paulo volta a dizer que devemos permanecer em nosso ministério, independente de ser casado ou não.  

Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se. 1 Coríntios 7:36 

No versículo 36, Paulo explica que um pai pode deixar que sua filha case com alguém, se a idade certa de casar-se chegar, se as circunstâncias assim exigirem. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 7 EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico de 1 Coríntios 7, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *